quinta-feira, 10 de março de 2016

OS ELEMENTOS QUÍMICOS DAS MOEDAS BRASILEIRAS

ALÔ PESSOAL!!!
Hoje estive em uma exposição chamada " Música, Matemática & Dinheiro" na BM&FBOVESPA,
Coleção Spinola- Nomus Brasiliana, que possui raridades como as moedas da época de Cristo.
Aí ficou a pergunta: hoje usamos moedas, guardamos, escondemos, colocamos em qualquer lugar, mas a verdade é que é dinheiro e na sua composição leva metais nobres.



                 COMPONENTES QUÍMICOS DAS MOEDAS BRASILEIRAS


As moedas são usadas no cotidiano de todos os brasileiros. Mas, você já se perguntou do que elas são feitas???

Veja agora a composição de cada moeda em particular:

Moeda de 1 centavo: composta por Aço e revestida com Cobre (Cu). Aço é uma liga de Ferro e carbono. (Hoje, a moeda está fora de circulação).


Moeda de 5 centavos: Em circulação desde 1998, as atuais moedas de 5 centavos são feitas  de aço revestido com cobre..


– Moeda de 10 centavos: As prateadas são feita de aço inoxidável (C + Fe + Ni). As amareladas é feita de aço revestido de Bronze (Cu +Sn). A moeda amarelada é similar a de 25 centavos.

 

– Moeda de 25 centavos: As prateadas são feita de aço inoxidável (C + Fe + Ni). As amareladas é feita de aço revestido de Bronze (Cu +Sn)

 

 

– Moeda de 50 centavos: Inicialmente, a moeda era feita de cuproníquel. Mas, devido o aumento significativo no preço dos materiais utilizados na fabricação, o cuproníquel (liga de cobre e níquel) foi substituído por aço inoxidável, material utilizado nas moedas cunhadas a partir de 2002. Hoje a moeda é feita de aço inoxidável (C + Fe+Ni)

  

– Moeda de 1 real: a composição desta moeda é única, ela possui um disco interno formado por uma liga de Cobre e Níquel e um disco externo composto por alpaca.  Alpaca é uma liga metálica de Cobre, Níquel, Estanho e Prata: Cu + Ni + Sn + Ag.


imagens: https://esquadraodoconhecimento.wordpress.com


Só por estas composições já se explica porque as moedas são mais resistentes do que as cédulas. As notas são feitas com papel especial e as moedas, como se viu, são compostas por metais e ligas metálicas, ou seja, as notas ficam velhas e se rasgam com facilidade e as moedas passam apenas por um escurecimento (oxidação).

Fonte: Banco Central do Brasil

Arquivo do blog