quarta-feira, 13 de outubro de 2010

BIODIVERSIDADE EM BAIXA

OLÁ PESSOAL!!!!!!!!
Como foi o feriado prolongado?
Animados?
Então, simbora para a Química!
O texto abaixo se refere a sustentabilidade e a velocidade com que os recursos estão sendo esgotados.
Saiu hoje, no Estadão virtual:

Em menos de 40 anos, o mundo perdeu 30% de sua biodiversidade. Nos países tropicais, contudo, a queda foi muito maior: atingiu 60% da fauna e flora original. Os dados são do Relatório Planeta Vivo 2010, publicado a cada dois anos pela organização não governamental WWF. O relatório, cujas conclusões são consideradas alarmantes pelos ambientalistas, é produzido em parceria com a Sociedade Zoológica de Londres (ZSL, na sigla em inglês) e Global Footprint Network (GFN).
"Os países pobres, frequentemente tropicais, estão perdendo biodiversidade a uma velocidade muito alta", afirmou Jim Leape, diretor-geral da WWF Global. "Enquanto isso, o mundo desenvolvido vive em um falso paraíso, movido a consumo excessivo e altas emissões de carbono." A biodiversidade é medida pelo Índice Planeta Vivo (IPV), que estuda a saúde de quase 8 mil populações de mais de 2,5 mil espécies desde 1970.
Até 2005, o IPV das áreas temperadas havia subido 6% - melhora atribuída à maior conservação da natureza, menor emissão de poluentes e melhor controle dos resíduos. Nas áreas tropicais, porém, o IPV caiu 60%. A maior queda foi nas populações de água doce: 70% das espécies desapareceram. Consumo desenfreado. A demanda por recursos naturais também aumentou. Nas últimas cinco décadas, as emissões de carbono cresceram 11 vezes. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Mais uma vez é necessário lembrar que a Terra é um organismo vivo, que devolve na mesma moeda, o que lhe é tirado.Com a velocidade das informações, tudo fica muito virtual e, de repente, ninguém se lembra mais do vazamento no Golfo, das enchentes, da recente lama tóxica no afluente do Rio Danúbio.
E, desta forma, nessa descartavel vida nova, os elementos vivos vão perdendo espaço e nós, a vida da maneira como conhecemos.
XQUÍMICA ADVERTE : CUIDADO COM O SEU CANTINHO!


segunda-feira, 11 de outubro de 2010

OURO AINDA É MAIS IMPORTANTE

ALÔ PESSOAL!!!!!
pena de quem resolveu pegar uma praia nesse feriado...
Sudeste faz um frio sentido! E um chuvisqueiro desanimador....
Mas para isso existe XQUIMICA!
Não vai mudar o tempo, mas ajudá-lo a passar mais rapidinho.
Voce deve ter visto que o dólar está despencando, não só no Brasil como em todo o mundo.
E, nessas horas, o ouro fala mais alto como garantia de lastro.
Para se ter uma idéia da sua importância, na mina Cuiabá, localizada na serra da Piedade, entre os municípios de Sabará e Caeté ( MG), 1 tonelada de detritos resulta em 7,8 gramas de ouro puro ( pessoal do cálculo estequiométrico , isso corresponde a 0,00078% do total processado)
Ela é a mais profunda e maior jazida subterrânea do Brasil, operada pela multinacional sul-africana AngloGold Ashanti.
A maior produção aurífera nacional , a céu aberto, possui o menor teor do mundo: a cada tonelada de rocha lavrada, encontra-se 0,4 g de ouro, segundo a canadense Kinross, operadora da reserva.Qual a razão de tanto esforço para tão pouco ouro?
Em todo o mundo as companhias buscam novas jazidas, impulsionadas pela retomada do interesse pelo ouro como aplicação financeira.
Segundo a revista Veja, edição 2186, já foram extraídas 163.000 toneladas de ouro, no mundo. Se voce acha muito, essa quantidade não encheria 4 piscinas olímpicas.
Estima-se que ainda há reservas na faixa de 47000 toneladas, debaixo da terra, ainda não exploradas.
Ouro é usado:
-12% na indústria eletronica e odontologica
-17% em investimentos de empresas, bancos e pessoais
-18% reservas dos bancos centrais
- 51% joalheria
- 2% outros
O ouro alcançou a sua maior cotação em termos nominais: 1344 dólares/onça troy.( onça troy é uma medida equivalente a 31,1 gramas)
O negócio agora é guardar seus "ourinhos"debaixo da cama, uma vez que tem muitos investidores comprando as reluzentes barrinhas como precaução!
XQUÍMICA DOURADO TOTAL!!

imagem:economiaclara.files.wordpress.com

Arquivo do blog