sábado, 1 de março de 2008

PARABÉNS!

DIOGO, PARABÉNS!
GOSTEI DE VER!
AGRADEÇO SEUS ELOGIOS!

OVOS E VIDROS

VOCE ESTÁ VENDO ESSES OVOS?
SERÁ QUE SÃO DIFERENTES?

Há ovos brancos de galinhas com plumagem branca, e ovos marrons de galinhas de plumagem marrom...
Isso não quer dizer que os ovos escuros são melhores ou mais nutritivos que os ovos brancos. Isso é BOBAGEM, LENDA, COMERCIAL!
São exatamente iguais quanto ao valor nutricional. Se forem grandes serão mais calóricos, e essa é a única diferença.
Os estudos mais recentes tiraram os ovos da escuridão ( antes eles eram proibidos às pessoas com alta taxa de colesterol)
Agora percebeu-se que são importantes fontes de proteínas e claro, com moderação - 3 ovos por semana são suficientes.

Agora os vidros: líquido azul está no balão volumétrico.
líquido verde no bequer.
entre os dois uma proveta
liquido vermelho no erlenmeyer
e vários tubos de ensaio na estante.

QUÍMICA IS THE BEST!

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

VIDRARIA DE LABORATÓRIO

ENTÃO ,
aqui estão alguns vidros muito usados em laboratórios, principalmente químicos.Tem provetas, tubos de ensaio, estante, erlenmeyer, béquer, balão volumétrico
Vamos ver se voces associam , corretamente, as cores aos vidrinhos?????
Tentem, respondo depois!
NOSSA ESSA BATATAS FORAM FEITAS NO MICROONDAS!!!!!


A receita é da Letricia, do blog " no calor do fogão"
quem se interessar, dê um pulinho até lá e confere essa e outras receitas muito legais!

Fiquem com água na boca!!!!

MICROONDAS

Respondendo a questão: Que embalagens usar no microondas?

Não é toda embalagem que pode, porque as microondas esquentam o alimento através do aumento da energia das moléculas de água existentes no alimento.
Essa energia gera calor, o calor se transfere para todo alimento e para o recipiente também!!!!!
Se for plástico mole, corre o perigo de derreter, se for alumínio provoca arco voltáico!
As principais embalagens para uso em microondas são : recipientes de vidro, cerâmica; bandejas de plástico (poliester cristalizado ou CPET); Bandejas compostas (cartão revestidas com poliester); bandejas plásticas multicamadas [usando policloreto de vinila (PVdC) e/ou alcool vinílico (EVOH) como material para constituir uma barreira no corpo das embalagens, entre duas ou mais camadas de polipropileno]. Com essa embalagens sua comida fica quentinha e o recipiente não estraga!
Agora para cozinhar ovo no microondas, voce tem duas opções: ou retira da casca, fura a gema e põe em um recipiente com tampa; ou embrulha ele inteiro em papel alumínio, e coloca dentro de um copo de água e põe no microondas durante 3 minutos!
Voce sabe que uma lâmpadapode ser acesa dentro do microondas????
Bom fim semanal !!!!!!

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

OLHA O MICTÓRIO!

É claro que voces não vão encontrar nenhum mictório cheio de morangos como esse aí, mas valeu a intenção!!!!! Imaginem gelo e naftalina aí dentro!!!

GELO E NAFTALINA NO BANHEIRO MASCULINO

NÃO VEM DIZER QUE NUNCA VIRAM ( OU OUVIRAM ) QUE SE COLOCA GELO OU NAFTALINA ( OU OS DOIS QUANDO A SITUAÇÃO É NERVOSA!) NOS MICTÓRIOS MASCULINOS ( PALAVRINHA MAIS FEIA!)

POR QUE?

Pensem!!!! A urina ( principalmente masculina ) tem odor muito , digamos, forte...
Para suavizar a situação, coloca-se gelo, que diminui a temperatura da urina, tornando-a menos volátil ( papo químico: baixa a temperatura de evaporação da urina ) . Menos vapor, menos cheiro!
Com a naftalina o processo é outro: ela sublima ( Papo químico : passa direto do sólido para o gasoso) então seu cheiro fica mais forte que o da urina.
O erro?
Naftalina tem vapores classificados como cancerígenos, e por isso, não é uma boa solução para o mictório dos homens !!!

ARMAZÉM GELADO

LEIAM ,ESTAVA NO YAHOO, É SOBRE AS SEMENTES GUARDADAS NA NORUEGA!

Ter, 26 Fev, 10h02
Por John Acher
LONGYEARBYEN, Noruega (Reuters) - A Noruega inaugurou na terça-feira, sob uma montanha na região ártica, uma instalação destinada a proteger sementes de alimentos, um dos recursos mais preciosos da humanidade, contra possíveis desastres naturais.
Escavada em uma montanha gelada a mil quilômetros do Pólo Norte, essa "arca de Noé" tem câmaras que permaneceriam congeladas por 200 anos mesmo caso o aquecimento global atinja o pior cenário previsto e se houver defeito no sistema artificial de refrigeração, segundo os responsáveis.
O primeiro-ministro Jens Stoltenberg disse que a instalação preserva "os tijolos fundamentais da civilização humana", ameaçados por fatores como o aquecimento global, que põe em risco "a diversidade da vida que sustenta nosso planeta".
A caverna, numa ilha do arquipélago de Svalbard, no extremo norte norueguês, serve de "backup" para sementes armazenadas em bancos genéticos de todo o mundo.
Inicialmente, 100 milhões de sementes de mais de cem países foram enviadas para serem mantidas no local, que custou 10 milhões de dólares e armazena 268 mil amostras diferentes, cada uma de um campo ou fazenda.
Há desde amostras de alimentos importantes da África e Ásia, como arroz, milho, trigo e sorgo, até variedades européias e sul-americanas de berinjela, alface, cevada e batata.
"Teremos uma grande coleção [de sementes] aqui, uma das maiores do mundo, desde o dia da inauguração", disse à Reuters Cary Fowler, diretor do Fundo Global da Diversidade Agrícola, que financia as operações.
Stoltenberg e a ambientalista queniana Wangari Maathai, Prêmio Nobel da Paz de 2004, colocaram a primeira caixa com sementes de arroz na câmara, durante cerimônia de inauguração da qual participou o presidente da Comissão Européia (Poder Executivo da União Européia), José Manuel Durão Barroso.
"As condições aqui embaixo na gruta são perfeitas", disse Fowler dentro do túnel ligeiramente inclinado que leva até as três câmaras, onde podem ser armazenadas até 4,5 milhões de amostras, com um total aproximado de 2 bilhões de sementes.
As sementes ali depositadas continuam sendo propriedade dos depositários, entre os quais há grandes bancos genéticos de países em desenvolvimento.
Durante uma visita ao local na segunda-feira, o ruidoso equipamento de refrigeração tornava ainda mais gelada a primeira câmara a ser aberta. As sementes serão mantidas numa faixa de -18C a -20C.
Nessas condições, segundo os realizadores, a cevada consegue sobreviver durante 2.000 anos, o trigo sobrevive por 1.700, e o sorgo poderia atravessar quase 20 milênios.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

ESTÁ SALGADO!!!!!!!

Voce já deve ter ouvido alguém dizer que para tirar o sal de uma comida salgada ( como feijão, sopa, ensopado) é só colocar umas rodelas de batata que elas absorvem o sal. Certo?

ERRADO!!!!!!!

Não é porque voce colocou as rodelas de batata dentro do feijão salgado e elas sairam salgadas, que o sal saiu do feijão!
Isso tem a ver com CONCENTRAÇÃO, ou seja a quantidade de soluto ( sal ) em relação à quantidade de solvente ( caldo ou água )
Se voce colocar uma esponja dentro do feijão ( eca!) ela também vai ficar salgada, porque absorveu água + sal e não somente o sal!!!!!!!!
O mesmo ocorre com a batata, ela quando cozinha, absorve água e sal, o que não diminui a quantidade total de sal... a concentração fica a mesma...( sairam as duas substâncias do total )
Ou seja o seu feijãozinho vai continuar salgadão!!!!!!
O único jeito é acrescentar mais água, para diluir e baixar a concentração...
Bom feijão para voce!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

COMO É FEITO O BLOCO DE MIOJO?

QUEM PERGUNTOU VAI SABER A RESPOSTA!

Para início de conversa o Miojo não nasceu quadrado e nem usou baby liss para ficar cheio de cachinhos...
A massa do macarrão é expelida por uma série de bicos para formar uma fita de fios , lado a lado.A fita é cortada em pedaços e dobrada sobre si mesma, depois é posta em um molde, e FRITA POR IMERSÃO.
Essa fritura seca o macarrão de modo que vai manter o molde .
Algumas marcas de lamen são secadas por ar, em vez da fritura, mas se isso não estiver especificado na embalagem, é porque foi frito!
Uma pacote de miojo pronto, tem cerca de 17% a 24% de gordura...
Então se voce pensava que miojo é inofensivo, gordurosamente falando, erro!!!!

Leia a embalagem antes de se entupir de miojo, cozido ou cru, como se fosse salgadinho!!!

OS ESTADOS DA MATÉRIA

Assisti um video do Youtube sobre os "estados da matéria". Está em espanhol, mas é muito interessante e bem feito:
http://www.youtube.com/watch?v=Qb75G--wTNc

Dê uma espiadinha !

domingo, 24 de fevereiro de 2008

ARROTAR AUMENTA O EFEITO ESTUFA?

NÃO RIA!!!!!!

Sabe que são consumidos cerca de 20 bilhões de litros refrigerantes carbonatados e 7 bilhões de litros de cerveja , em um único ano, em um único país?
Transformando isso para massa de CO2 liberada , dá cerca de 900 mil toneladas de gás carbônico.
E esse gás não fica dentro das pessoas que tomaram o refrigerante ou a cerveja: são liberados para a atmosfera pela respiração , pelo "arroto" ou também o famoso "pum".
Mas esse valor corresponde a 0,04% da quantidade de gás carbônico liberado por veículos movidos a gasolina ou diesel.
Então não vai ser sua coca-colinha, fantinha ou pepsinha que vai fazer muita diferença!
Mas que o efeito estufa está elevando a temperatura do planeta, é indiscutível!!!!

LIMPE SUA LAVA LOUÇAS COM TANG!

ENTÃO O QUE ACHA?
O Tang e o Gatorade tem ácido cítrico que dissolve os sais de cálcio da sujeira da máquina de lavar pratos. Não vai fazer mal para a máquina e nem para o seu estômago, uma vez que dentro dele já tem HCl ou ácido clorídrico.( dentro do seu estômago, é claro!)
Voce poder limpar a máquina com limonada se quiser... o efeito é o mesmo!
Agora para pequenas manchas de ferrugem, use coca- cola !O ácido fósforico ( H3PO4 ) dissolve óxido de ferro!
Mas não vá querer tirar a ferrugem do carro do papai com coca-cola que não vai funcionar!
Para dar certo, a camada de ferrugem deve ser leve, pequena ou então aumente a concentração de ácido fósforico!!!!
Vamos, admita:

Química tem mil e uma utilidades!

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Fazendo a vida ser interessante