sábado, 20 de fevereiro de 2010

DO QUE É FEITO UM JEANS?????????




OLÁ PESSOAL!!!!!!!

Hoje é sábado, dia de ir com muita calma!!!!!!!!!

Se voce não está de "JEANS" com certeza vai usar um a té o final do dia. E vendo essa roupa mais que universal, voce já se perguntou:"Como que isso é feito? Quem teve essa brilhante idéia?"


Então para saciar sua curiosidade o XQUIMICA foi atrá das respostas...


Se a humanidade teve um uniforme no século 20, foi o jeans. Fica difícil imaginar um país ou uma ocasião em que ele não seja encontrado. Serve para todas as idades e foi a primeira vestimenta usada por homens e mulheres. Esse caráter universal está no próprio DNA da peça: com base em uma ideia de um alfaiate americano, um comerciante alemão criou o jeans como uma variação de um tecido francês, muito usado por marinheiros genoveses. E a cor azul característica veio do índigo, uma tintura desenvolvida na Índia.Essa história começou em 1847, quando o jovem germânico Oscar Levi Strauss (1829-1902) abriu uma loja de secos e molhados em São Francisco, na Califórnia, bem no auge da mineração no Velho Oeste norte-americano. Ainda sem falar direito o inglês, ele começou a vender rolos de lona, usados para erguer tendas ou cobrir carroças. Um de seus compradores era o costureiro Jacob David Youphes. O americano adaptou o tecido para fazer calças, e os mineradores adoraram a novidade. Agora eles tinham roupas bem mais resistentes que suas peças de algodão, que rasgavam com facilidade. Ao saber dessa demanda, Levi Strauss contratou Youphes e começou a fabricar calças de lona.Mas o tecido era duro demais. As peças ficavam em pé sozinhas. Foi então que, pesquisando materiais, Strauss encontrou um tipo de brim francês, também resistente, mas flexível. E começou a fazer importações da cidade de Nîmes - motivo pelo qual esse brim passou a ser chamado de denim. Essa peça chegava ao fabricante com algumas variações de cor, entre o branco e o bege, o que atrapalhava na hora de combinar as tonalidades para costurar. Então o alemão resolveu tingir o tecido com índigo.Pouco depois, Strauss percebeu que os mineradores precisavam de bolsos para guardar as pedras que encontravam. Em 1872, ele patenteou o produto. Não demorou muito para o garimpeiro Alkali Ike reforçar os seus com rebites de metal. E assim, com esse toque final de criatividade, estava pronta a calça jeans como a conhecemos. Nas décadas seguintes, ela conquistaria os mais diversos públicos, até atravessar todas as fronteiras do planeta.( fonte:http://historia.abril.com.br )
calça jeans: http://quitandadobazar.files.wordpress.com

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

AURORA BOREAL

imagem:EFE
OLÁ PESSOAL!!!!!!!!!!! Linda imagem acima, não é? Aconteceu na madrugada desta quarta feira no norte da Noruega. É chamada "aurora boreal".
Quer ver com tem química no meio dessas cores?
A aurora polar é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos em regiões próximas a zonas polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre. Em latitudes do hemisfério norte é conhecida como aurora boreal .No hemisfério sul é aurora austral.
É causada por elétrons de energia de 1 a 15 keV, além de prótons e partículas alfa, sendo que a luz é produzida quando eles colidem com átomos da atmosfera do planeta, predominantemente oxigênio e nitrogênio, tipicamente em altitudes entre 80 e 150 km. Cada colisão emite parte da energia da partícula para o átomo que é atingido, um processo de ionização, dissociação e excitação de partículas. Quando ocorre ionização, elétrons são despejados do átomo, os quais carregam energia e criam um efeito dominó de ionização em outros átomos. A excitação resulta em emissão, levando o átomo a estados instáveis, sendo que estes emitem luz em freqüências específicas enquanto se estabilizam. ( a luz da interação entre O2 e N2 é verde)
( fonte: Wikipédia)
EU DISSE QUE TINHA QUÍMICA!!!!!!!
XQUIMICA NA AURORA BOREAL E AUSTRAL!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

ACELERADORES DE PARTÍCULAS

OLÁ PESSOAL!
O aparelho gigante está a 4 metros abaixo do nível do chão no Laboratório Nacional de Brookhaven, no Departamento de Energia dos Estados Unidos, em Nova York.
O Colisor Relativístico de Íons Pesados (RHIC) foi projetado para criar matéria nas temperaturas encontradas inicialmente no universo antigo, calculadas em 4 trilhões de graus Celsius. (Brookhaven National Laboratory)
Bem, não vão confundir com LHC, que está funcionando mas não se tem notícias do que ele está fazendo...
Ah, e o que é um acelerador de partículas?
Um acelerador de partículas é um aparelho que permite transmitir velocidades extremamente elevadas às partículas sub-atómicas e partículas elementares e é utilizado no estudo da estrutura e constituintes da matéria.
Os aceleradores de partículas são constituídos por uma fonte que produz partículas carregadas (eletrons, protons, ions, etc), de um dispositivo acelerador que lhes transmite energia e de um sistema que as guia no seu trajeto e depois as dispara sobre um alvo (que podem ser outras partículas que circulam em sentido inverso).
Além do estudo dos constituintes básicos da matéria, os aceleradores são também utilizados na química para estudo de moléculas, na indústria, na medicina e até mesmo em alguns aparelhos domésticos como é o caso dos televisores com tubos de raios catódicos. Nos aceleradores de partículas de maior dimensão, utilizados na física experimental, as elevadas energias alcançadas permitem também reconstituir as condições existentes algumas frações de segundo após o "big-bang".( texto modificado de www.knoow.net )

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

4 TRILHÕES DE GRAUS CELSIUS!

OLÁ PESSOAL!!!!!!!!! COMENT ÇA VA? TOUT BIEN? HELLO ! OLÀ!
São Paulo passando dos 34°C, um calor "bandido", e leio essa matéria no "Estado de Sâo Paulo" ,n° 42490, de 16/02/2010... Não sei se choro de alívio pelos meus"34°C" ou fico com mais calor ainda!
Então, não escrevi errado!!!!!!!!!! é isso mesmo: 4.000.000.000.000°C !
Cientistas atingiram a temperatura mais alta já obtida em laborátorio, suficiente para desintegrar a matéria e obter um tipo de sopa semelhante ao que existia microssegundos depois do surgimento do Universo.
Eles usaram um acelerador de partículas gigante, pertencente ao laboratório Nacional Brookhaven , do departamento de Energia dos EUA.
O equipamento promoveu a colisão de íons de ouro, o que produziu as explosões ultraquentes que duraram alguns milissegundos, mas o suficiente para dar aos físicos material para anos de trabalho que ajudará a compreender como e por que o Universo se formou.
A temperatura é quente o bastante para derreter prótons e neutrons.Essas partículas constituem os átomos, mas elas mesmas são feitas de componentes ainda menores : quarks e glúons.
Para voces terem uma idéia do que significa essa temperatura, o núcleo do Sol tem 50 milhões de graus Celsius e o ferro derrete a 1800°C.
Fica a questão: como essa temperatura não acabou com tudo que havia?????????
XQUIMICA INFORMA E NÃO SE CONFORMA!

Arquivo do blog