terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

4 TRILHÕES DE GRAUS CELSIUS!

OLÁ PESSOAL!!!!!!!!! COMENT ÇA VA? TOUT BIEN? HELLO ! OLÀ!
São Paulo passando dos 34°C, um calor "bandido", e leio essa matéria no "Estado de Sâo Paulo" ,n° 42490, de 16/02/2010... Não sei se choro de alívio pelos meus"34°C" ou fico com mais calor ainda!
Então, não escrevi errado!!!!!!!!!! é isso mesmo: 4.000.000.000.000°C !
Cientistas atingiram a temperatura mais alta já obtida em laborátorio, suficiente para desintegrar a matéria e obter um tipo de sopa semelhante ao que existia microssegundos depois do surgimento do Universo.
Eles usaram um acelerador de partículas gigante, pertencente ao laboratório Nacional Brookhaven , do departamento de Energia dos EUA.
O equipamento promoveu a colisão de íons de ouro, o que produziu as explosões ultraquentes que duraram alguns milissegundos, mas o suficiente para dar aos físicos material para anos de trabalho que ajudará a compreender como e por que o Universo se formou.
A temperatura é quente o bastante para derreter prótons e neutrons.Essas partículas constituem os átomos, mas elas mesmas são feitas de componentes ainda menores : quarks e glúons.
Para voces terem uma idéia do que significa essa temperatura, o núcleo do Sol tem 50 milhões de graus Celsius e o ferro derrete a 1800°C.
Fica a questão: como essa temperatura não acabou com tudo que havia?????????
XQUIMICA INFORMA E NÃO SE CONFORMA!

5 comentários:

Victor disse...

"explosões ultraquentes que duraram alguns milissegundos"
Acho que não causou muito dano pois não houve duração suficiente das explosões. O tempo foi muito curto pra causar algum dano. Certo?

XQUIMICA disse...

Mas derreteu o átomo!!!!!!!Quantos? 1,2,?
Estou à procura de respostas mais convincentes!!!!!!!!!
e vc, td bem?

Gih :) disse...

qual o material do acelerador de partículas pra aguentar toda essa temperatura sem se desintegrar?
impressionante e fascinante! *.*

Anônimo disse...

Eu queria saber o que eles fariam se o acelerador de partículas(que dá alguns de feitos, sem ofensa) desse um defeito na hora da colisão das partículas, a energia e a temperatura usada VAI CRIAR uma explosão considerável, eu queria saber o material que eles usam para suportar a explosão e ainda acelerar essas partículas, e quanta energia é usada. (-_-)

XQUIMICA disse...

gente, que coisa esquisita!
Estou procurando qual material suporta essa mega temperatura e nào encontro!
Será que ocorreu mesmo, ou como dizem em linguagem popular, abafaram o caso?
mas ainda estou procurando! Alguma informaçào,me avisem...

Arquivo do blog