segunda-feira, 24 de setembro de 2012

BISFENOL E OBESIDADE

ALÔ PESSOAL!
Hoje é dia de discutir sobre o bisfenol, cuja fórmula vocês veem abaixo:

imagem:otaodoconsumo.com.br

Em um estudo recente feito pela Universidade de Nova York, levantou-se a suspeita de que a substancia pode estar predispondo as pessoas ao gano de peso.
Saiu a matéria no jornal "O Estado de São Paulo" , no dia 19/set/2012.
Há um ano a Anvisa publicou uma resolução que proíbe mamadeiras com bisfenol. A decisão passou a valer em janeiro deste ano, mas a substancia  continua presente e, latas e embalagens plásticas de alimentos. 
O ideal é evitar alimentos nessa embalagens, principalmente quando são levadas ao microondas para esquentar, pois o processo libera bisfenol para o alimento.
No estudo realizado foram avaliadas 2838 pessoas de 6 a 19 anos.A urina dos participantes foi analisada para quantificar a quantidade de bisfenol presente. Foram divididos em 4 grupos. No grupo com menos bisfenol na urina havia 10,3% de crianças e adolescentes obesos. No grupo com maior quantidade da substancia, 22.3% dos participantes estavam obesos.
Estudos em laboratório já haviam detectado uma relação entre o bisfenol e a obesidade,onde a substancia seria responsável pela proliferação do tecido adiposo.
Mesmo com o aumento do consumo de calorias, o nível de obesidade está crescendo muito mais que o esperado e a hipótese seria as substancias químicas, chamadas de obsógenos, que poderiam estar predispondo ao peso ganho.Quanto maior  a quantidade de refrigerantes e produtos enlatados  ingeridos, maior a quantidade de bisfenol, e maior o ganho de peso.
Outros malefícios ligados ao bisfenol são câncer, diabetes, endometriose, infertilidade, ovários policísticos e outros.
(Mariana Lenharo)

A grande maioria dos alimentos processados contém aditivos químicos, conservantes, estabilizantes, que podem funcionar como obsógenos.
Portanto é bom ficar de olho na alimentação!
Se quiser saber mais sobre essa substancias, procure aqui no bog sobre conservantes, flavorizantes e aromatizantes!
XQUIMICA QUER VOCÊ EM FORMA , COM SAÚDE!

Arquivo do blog