segunda-feira, 4 de agosto de 2008

QUÍMICA É TUDO!!!!!!!!!

UMA REAÇÃO INTERESSANTE ENTRE NITRATO DE CHUMBO E IODETO DE POTÁSSIO, COM PRECIPITAÇÃO DE IODETO DE CHUMBO

TABELA PERIÓDICA - FAMÍLIA 4A- CHUMBO


O chumbo (do latim plumbum) é um elemento químico de símbolo Pb , número atómico 82 (82 prótons e 82 elétrons), com massa atômica igual a 207,2 u, pertencente ao grupo 14 da classificação periódica dos elementos químicos. À temperatura ambiente, o chumbo encontra-se no estado sólido.
É um
metal tóxico, pesado, macio, maleável e pobre condutor de eletricidade. Apresenta coloração branco-azulada quando recentemente cortado, porém adquire coloração acinzentada quando exposto ao ar. É usado na construção civil, baterias de ácido, em munição, proteção contra raios-X , e forma parte de ligas metálicas para a produção de soldas, fusíveis, revestimentos de cabos elétricos, materiais antifricção, metais de tipografia, etc. O chumbo tem o número atômico mais elevado entre todos os elementos estáveis.
É um metal conhecido e usado desde a
antiguidade. Suspeita-se que este metal já fosse trabalhado há 7000 anos. ( wikipédia)
O chumbo raramente é encontrado no seu estado elementar. O mineral de chumbo mais comum é o sulfeto denominado de galena (com 86,6% deste metal) . Outros minerais de importância comercial são o carbonato ( cerusita) e o sulfato (anglesita), que são mais raros. Geralmente é encontrado com minerais de zinco, prata e, em maior abundância, de cobre. Também é encontrado chumbo em vários minerais de urânio e de tório, já que vem diretamente da desintegração radioativa destes radioisótopos.
O chumbo pertence á familia 4a. É um elemento muito conhecido, de fácil extração, mas tóxico.

Arquivo do blog