sábado, 13 de novembro de 2010

RECEITA DE SER HUMANO

ALÔ PESSOAL!!!!!!!
PREPARADOS?
Hoje vamos fazer uma delirante receita de ser humano.
Pegue uma tijela bem grande e vá adicionando os ingredientes na ordem para não "empelotar " a massa.
Muito cuidado com as proporções: não existe "meia xícara mais ou menos cheia "!!!!!!
INGREDIENTES:
sólidos:
carbono 23% - 16 quilos
cálcio 1,4% - 1 quilo
fósforo 0,83% -580 gramas
enxofre 0,2% - 140 gramas
cloro e sódio 0,27% - 195 gramas
potássio 0,2% - 140 gramas
metais 0,009% - 6 gramas - deste total 4,2 gramas de ferro e 2 gramas de zinco

líquido:
água 55% - 38,5 litros

gás:
nitrogênio 2,6% - 2,22 litros

Agora é só mexer com cuidado. Lembre que o corpo humano não passa de um amontoado de elementos que nào custam nem 150,00 reais!
Agora , como tudo se organiza e forma o ser humano, é outra história!!!!!!!!
XQUIMICA ADVERTE: FAZER ESSA RECEITA PODE RESULTAR
EM UMA SUJEIRA MUITO GRANDE!!!!
texto base: Superinteressante, pág. 50/51 edição 284

CHOCOLATE VAI VIRAR RARIDADE


ALÔ PESSOAL!!!!!!

COMO ESTÃO?

Feriado aí na porta, ano acabando, as recuperações mostrando suas garras e voce arrancando os cabelos, ou não?
(imagem:http://disturbiosalimentares-12ablogspot.com)
Relaxe um pouco e leia o texto abaixo, da Superinteressante ( Lívia Aguiar ) :

APROVEITE E COMA SEU CHOCOLATINHO RÁPIDO!!!!!!!!

Fato: a demanda por chocolate é muito maior que a quantidade de cacau cultivada no planeta. O mundo por trás das barrinhas deliciosas que compramos na padaria, no supermercado e até na drogaria da esquina está crise. Séria.
A começar pela própria planta, que não cresce em qualquer lugar, apenas em regiões quentes que estejam entre os 10 graus de latitude ao norte e ao sul do Equador. Outro problema grande é que, apesar de países como o Brasil e México também plantarem cacau, as três nações que lideram a produção sofrem com guerras-civis e desastres naturais: os africanos Costa do Marfim (líder na produção de cacau, 46% de sua população possui até 14 anos) e Gana (2º maior produtor da fruta, a expectativa de vida é de 56 anos) e a Indonésia (atingido pelo Tsunami de 2004) na Oceania.
Além de problemas externos à plantação de cacau em si, há os agravantes estruturais: o solo nesta região da África está empobrecido e os trabalhadores das fazendas recebem apenas 3 centavos de dólar por cada barra de 60 centavos vendida na Inglaterra. O cultivo de cacau é difícil e não compensa por tão pouco salário: as árvores eventualmente morrem e, para escapar das pragas que mataram as árvores, é preciso mudar-se para outra área de floresta, plantar novos cacaueiros e esperar cinco anos até que frutifiquem. Devastação á vista.
Os filhos dos trabalhadores das fazendas de cacau estão desestimulados a seguir a profissão dos pais – não sem razão – e têm migrado continuamente para as cidades em busca de melhores empregos e condições de vida. Quem fica, acaba por mudar de ramo e cultivar plantas mais rentáveis, como a palma, utilizada para fabricação de biocombustíveis.
Quer mais? O número de apreciadores de chocolate está crescendo, devido à expansão de mercado para países onde tradicionalmente não se consome chocolate: Índia e China – os dois países mais populosos do mundo.
Como lidar com tudo isso e evitar a extinção total do chocolate?Pesquisadores estão desenvolvendo cacaueiros que consigam crescer em regiões mais frias e iniciativas para aumentar o pagamento dos produtores de cacau também estão feitas, mas ainda de forma tímida.
É possível “salvar” o chocolate, mas isso vai encarecer o seu preço até ele voltar a ser uma iguaria como era na época do descobrimento da América: para poucos, a preço de ouro.
XQUÍMICA CHEGA JUNTO: CHOCOLATE É TUDO DE BOM!!!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

115 ANOS DOS RAIOS X

ALÔ PESSOAL!!!!!!!
Como estào?
Vamos cantar parabéns...é o aniversário do Raio X!
Acima voce vê como funciona essa máquina, que salva vidas, mas matou muitas também, até se conhecer os benefícios e perigos das radiações.( imagem:http://www.drashirleydecampos.com.br)
Os raios X são emissões eletromagnéticas de natureza semelhante à luz visível. Seu comprimento de onda vai de 0,05 ângström até centenas de angströns (1 nm).
Os raios X foram descobertos em 8 de novembro de 1895, por um físico alemão chamado Wilhelm Röntgen..( texto da wikipédia)
Assim como muitas das grandes descobertas do ser humano, a tecnologia dos raios X foi inventada completamente por acidente. Wilhelm Roentgen fez essa descoberta enquanto fazia uma experiência com feixes de elétrons em um tubo de descarga de gás. Roentgen percebeu que uma tela fluorescente (em inglês) em seu laboratório começava a brilhar quando o feixe de elétrons era ligado. Somente essa reação não era tão surpreendente: material fluorescente normalmente brilha ao reagir com radiação eletromagnética; mas o tubo de Roentgen estava rodeado com papelão grosso e preto. Roentgen supôs que isso bloquearia a maior parte da radiação.
Roentgen colocou vários objetos entre o tubo e a tela e ela ainda brilhava. Finalmente, ele colocou sua mão na frente do tubo e viu a silhueta de seus ossos projetada na tela fluorescente. Assim ele acabava de descobrir os raios X e uma de suas aplicações mais importantes.
A extraordinária descoberta de Roentgen possibilitou um dos maiores avanços na história humana. A tecnologia dos raios X permite que os médicos vejam através dos tecidos humanos e examinem, com extrema facilidade, ossos quebrados, cavidades e objetos que foram engolidos. Procedimentos com raios X modificados podem ser usados para examinar tecidos mais moles, como os pulmões, os vasos sangüíneos ou os intestinos. ( HowStuffWorks)
XQUIMICA TOTALMENTE TRANSPARENTE!!!!!!!!

domingo, 7 de novembro de 2010

CONSIDERAÇÕES SOBRE O FUTURO

ALÔ PESSOAL!!!!!!!!
Hoje, aqui no Brasil, teve ENEM ( aliás começou ontem) e as espectativas nào são das melhores.
Erros , infelizmente, tem sido uma constante nas últimas edições do exame.
mas a Mafalda acima ( imagem:http://3.bp.blogspot.com/) está pensando, assim como milhares de adolescentes brasileiros, no que "vai ser quando crescer"
Essa definição é muito importante, porque voce não vai viver o resto do tempo às custas de seus pais.( ou vai?)
E ainda assim é muito dificil saber o que fazer, sem ter conhecimento nenhum de profissões, sem fazer um teste de aptidão, sem procurar informações.
Como professora, sinto uma evasão muito grande dos alunos a tudo que se refere a "números"
As profissões são escolhidas não pelo conteúdo que oferecem, mas por não apresentarem contas, ou qualquer assunto relacionado com as matérias exatas.( Aliás, nesse país as formas normais como matematica, fisica, quimica recebem outras denominações...como ciencias da natureza, da humanidade, do universo! )
E sabe do que o país( esse seu país) precisa?
ENGENHEIROS EM TODAS AS SUAS FORMAS E NIVEIS,FÍSICOS, QUÍMICOS, MATEMÁTICOS, ESTATÍSTICOS ... E PEDREIROS, MARCENEIROS, MESTRES DE OBRA....
As indústrias de grande porte estão trazendo profissionais de fora do país ( a preço de ouro, contracheques de até 30000 / mes) porque os que se formam são insuficientes para a demanda.
Preste atenção : não adianta fazer psicologia( por exemplo) , se esse não for seu foco. Vai terminar no telemarketing ( ou algo parecido ) ,como tantos outros que não conseguem trabalhar na sua formação de origem, devido ao excesso de formandos e formados.
Estudar , e muito, ainda é o melhor meio de promover uma base sólida para sua formação.
Pense nisso antes da próxima balada ( e com prova de química no dia seguinte... )
pode até achar engraçado, mas o país precisa é de "nerds"na sua melhor concepção e minha voz não é a única: leia o editorial da revista SUPER de novembro.
HASTA LA VISTA, BABY!

Arquivo do blog