domingo, 7 de novembro de 2010

CONSIDERAÇÕES SOBRE O FUTURO

ALÔ PESSOAL!!!!!!!!
Hoje, aqui no Brasil, teve ENEM ( aliás começou ontem) e as espectativas nào são das melhores.
Erros , infelizmente, tem sido uma constante nas últimas edições do exame.
mas a Mafalda acima ( imagem:http://3.bp.blogspot.com/) está pensando, assim como milhares de adolescentes brasileiros, no que "vai ser quando crescer"
Essa definição é muito importante, porque voce não vai viver o resto do tempo às custas de seus pais.( ou vai?)
E ainda assim é muito dificil saber o que fazer, sem ter conhecimento nenhum de profissões, sem fazer um teste de aptidão, sem procurar informações.
Como professora, sinto uma evasão muito grande dos alunos a tudo que se refere a "números"
As profissões são escolhidas não pelo conteúdo que oferecem, mas por não apresentarem contas, ou qualquer assunto relacionado com as matérias exatas.( Aliás, nesse país as formas normais como matematica, fisica, quimica recebem outras denominações...como ciencias da natureza, da humanidade, do universo! )
E sabe do que o país( esse seu país) precisa?
ENGENHEIROS EM TODAS AS SUAS FORMAS E NIVEIS,FÍSICOS, QUÍMICOS, MATEMÁTICOS, ESTATÍSTICOS ... E PEDREIROS, MARCENEIROS, MESTRES DE OBRA....
As indústrias de grande porte estão trazendo profissionais de fora do país ( a preço de ouro, contracheques de até 30000 / mes) porque os que se formam são insuficientes para a demanda.
Preste atenção : não adianta fazer psicologia( por exemplo) , se esse não for seu foco. Vai terminar no telemarketing ( ou algo parecido ) ,como tantos outros que não conseguem trabalhar na sua formação de origem, devido ao excesso de formandos e formados.
Estudar , e muito, ainda é o melhor meio de promover uma base sólida para sua formação.
Pense nisso antes da próxima balada ( e com prova de química no dia seguinte... )
pode até achar engraçado, mas o país precisa é de "nerds"na sua melhor concepção e minha voz não é a única: leia o editorial da revista SUPER de novembro.
HASTA LA VISTA, BABY!

2 comentários:

Victor disse...

Eu fiz o Enem, e odiei... A prova estava horrível, algumas questões estavam erradas. Uma incrível falta de organização predominou sobre a prova, e nem lugar pra rascunhos tinha... Mas em geral eu acho que fui bem, só queria ter feito uma prova melhor, foi a pior que eu já fiz, e não em nível de dificuldade, mas de elaboração de questões.

XQUIMICA disse...

Victor, se isso serve de consolo, a sua opinião sobre o ENEM é o eco de todos os que fizeram.
Há uma grande possibilidade de ser anulado: fique no aguardo...:/
abraços

Arquivo do blog