sábado, 13 de fevereiro de 2010

CONCENTRAÇÕES E SUAS FUNÇÕES

OLÁ PESSOAL!
Sábado de carnaval e eu sei, voce está ANSIOSO esperando explicações sobre as concentrações!
Afinal, nos desfiles de escola de samba, a concentração é fundamental!
Claro que a nossa concentração nada tem a ver com a outra concentração, mas...
Afinal o que é concentração?
Lembra da escola de samba? Concentração, todos juntos por um mesmo ideal...
Imagine que as moléculas ou íons do soluto ( aquele em menor quantidade) vai se dissolver no solvente( aquele de maior quantidade)
Quando voce mexe a solução ( soluto mais solvente) as moléculas ( ou íons) do soluto vão começar a "sambar" para entrar no meio das moléculas do solvente: ajeita aqui, ajeita ali e pronto: formou o bloco da solução!
Aí voce pensa: mas agora eu não sei quem é quem! tá tudo misturado! Isso é uma solução!!!!!!
E como voce vai saber a quantidade que tem de cada um?
Através da análise das concentrações que são métodos para conhecer "quanto" tem de cada um dos participantes da solução.
Primeiro --> concentração em g/ litro ou seja C = m1 / V onde m1 é massa de soluto e V é o volume da solução.
Quando voce faz esse cálculo fica sabendo " quantos " gramas de soluto estão dissolvido em um determinado volume.
Isso é útil? Lógico! Pense em todos os refrigerantes, cremes de beleza, doces, bolachas, simplesmente tudo sem saber concentração!!!!!!!!(como que os fabricantes vão saber "quanto "colocar" de determinada substancia?)
Agora também tem a molaridade, que é concentração em mol/ litro.
O que é mol????????? Ah! é uma certa quantidade que corresponde a 6x10²³ ( íons, moléculas...)
Foi determinado que a massa molar de um elemento ou a massa molar que voce calcula corresponde a 1mol.
Assim se voce olhar na tabela Na = 23 ; isso signifca 23g/ mol , ou seja em 1 mol de sódio tem 23 gramas.
CaCO3= 100 g/ mol , ou seja, em 100 gramas de carbonato de cálcio tem 100 gramas.

Molaridade ou Concentração Molar (M)É o quociente do número de mols do soluto pelo volume da solução (em litros).
M = n1/V onde n1= número de mols e V = volume em litros
e como acha o n1?
n1 = m1/MM
Calma!
m1= massa de soluto e MM é a massa molar ( o que voce calcula , como em CaCO3)
na realidade quando voce faz essa conta determina quantas vezes aquela quantidade de 1 mol cabe dentro da massa que voce chamou de soluto.É como voce olhasse para o soluto e perguntasse: "Ei! Quantos mols tem aí dentro?"
Para que voce não se canse demais, vou parar por aqui, mas depois temos mais tipos de concentrações para voces!!!!!!!
XQUIMICA CONCENTRADO !

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

PRINCIPIOS DA TERMOQUIMICA

OLÁ PESSOAL!!!!!!!
Atendendo a pedidos vou falar um pouco sobre a termoquimica.
A imagem ao lado é do site :www.portalsaofrancisco.com.br
Voce já imaginou que tudo que ocorre ao seu redor pode ser explicado através de matéria e energia?
Voce bebe água, respira o vapor de água, se molha com a água, bebe coisas com gelo ( que é água sólida) e qual a diferença?
O estado físico.
Pense bem: para que a água se torne um "gelinho" voce tem que baixar a temperatura.
Para que a água evapore, voce aumenta a temperatura.Se quiser reverter os processos, também irá usar a temperatura.
E quando mexemos na temperatura estamos mexendo na energia cinética das moléculas.
Então, termoquímica é o estudo da energia interna de um sistema. O símbolo que voce vê no gráfico ao lado ( H ) significa entalpia, ou seja, a quantidade de energia liberada ou absorvida em um sistema.
Olhe de novo o gráfico: a reação ocorre de cima para baixo. Hi = entalpia inicial e Hf = entalpia final
Se voce calcular o Hf - Hi o valor será o ΔH.
Se esse valor for positivo voce tem um sistema que absorve energia do meio, um sistema endotermico.
Se esse valor for negativo,como no gráfico acima, o ΔH será negativo e o sistema exotermico .
Ai voce vai perguntar : mas como???????
Olha de novo: Hf não está embaixo? Hi não está em cima? Se começou com uma quantidade de energia maior e terminou com uma quantidade menor, então perdeu energia!!!!!!!Pegou?????????
A linha do gráfico é uma linha numerada ( como em qualquer gráfico!) que subindo é maior e descendo é menor!!!!!!! ( boa explicação, não?)
E onde voce encontra reações que perdem calor???????
Lembra do vapor de água? Para condensar, ou seja, voltar a ser "aguinha" de novo, tem que perder calor!!!!!!!!!
A água, para virar "gelinho" tem que ir para o freezer cuja temperatura é -18°C ( a água vai perder calor até endurecer de frio!!!!!!!!!!!!) Ah! e neste ponto as moleculinhas ficam bem quietinhas, quase não se mexem...
E onde tem reação endotermica? Vai esquentar água, vai!!!!!! Ela passa do estado líquido para o gasoso, recebendo energia, as moleculinhas ficando bem agitadinhas e evaporando!!!!!!!!
XQUIMICA E VOCE : VAI ROLAR MUITA REAÇÃO TERMOQUIMICA POR AÍ!

domingo, 7 de fevereiro de 2010

ENEM- A CONFUSÃO DAS NOTAS

OLÁ PESSOAL!
Lembro de ter "postado" que estariamos atentos ao desenrolar da novela" ENEM"
No Estado de São Paulo, do dia 29 de janeiro saiu uma matéria sobre as notas e suas utilizações.
Como tem muita dúvida vou colocar alguns itens:
A) 49 instituições federais farão sua seleção pelo Enem.Consulte: www.sisu.mec.gov.br
B) primeira fase da seleção: 3 de fevereiro( já foi!)
vagas não preenchidas: 15 a 20 de fevereiro e 1° a 3 de março
C) A média do aluno depende a área que ele for fazer: mesmo número de acertos não significa mesma nota. Questões mais dificeis tiveram maior pontuação.
D) Surge a TRI ( teoria de resposta ao item) : 1,8 mil questões foram previamente testadas com estudantes e calibrado o grau de dificuldade de cada questão.
Entre essa lista são selecionadas 80 questões divididas em 4 áreas:Ciencias da Natureza e suas tecnologias, Ciencias humanas e suas tecnologias, Linguagem, códigos e suas tecnologias , Matematica e sua tecnologia.
A nota depende da coerencia dos acertos de cada aluno.
Se voce já se inscreveu, fique de olho aberto e computador ligado: tudo pode mudar se a nota de corte for alterada, pois ela depende de quem se inscreve no curso.
ATENÇÃO:
Já encontra-se disponível no site do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do MEC (Ministério da Educação) a lista de aprovados no SISU para as 47,9 mil vagas em disputa em instituições de ensino superior.
O sistema utiliza a nota do Enem 2009 (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 na classificação dos candidatos.
Saiba aqui se você foi aprovado no Sisu
Segundo o MEC, a próxima etapa é a matrícula junto às Universidades Federais. Os candidatos podem consultar sua nota e classificação acessando o sistema a partir das 6h, desta sexta-feira (5).
O período de matrícula para os aprovados no SISU vai de 8 a 12 de fevereiro. As informações sobre o registro acadêmico e sobre a documentação devem ser verificadas junto às faculdades.
O número total de inscritos na primeira etapa do Sisu foi de 793.910 candidatos. As inscrições para a seleção terminaram na quarta-feira, às 23h59 (horário de Brasília, DF). curso mais procurado no SISU é o de ciência e tecnologia da UFABC (Universidade Federal do ABC). Na sequência, aparecia medicina, na UFPel (Universidade Federal de Pelotas).

ENERGIA EÓLICA E A CHINA NO COMANDO

Olá PESSOAL!!!!!!!!!! COMO ESTÃO? Gente, esse calorão está mais do que demais:// Que mal fizemos para receber esse "castigo"???? E agora SP com 46 dias de chuva corridos, não falha um diazinho sequer! Estou digitando e o tempo já começa a fechar, sinal de trovões, raios e muita água...
Mas como voces sabem, temos culpa sim. Usamos e abusamos dos recursos naturais, fizemos queimadas, derrubamos árvores, acabamos com florestas, animais, e poluimos rios, mares e ares. Agora nos resta correr atrás do prejuízo e tentar não piorar ainda mais.
Veja o exemplo da China:
A China superou no ano passado suas antigas concorrentes na Dinamarca, Alemanha, Espanha e Estados Unidos, tornando-se a maior fabricante de turbinas eólicas, e este ano deverá registrar uma expansão maior ainda. Além disso, nos dois últimos anos a China ultrapassou o Ocidente destacando-se como a maior fabricante de painéis solares do mundo. E trabalha com igual intensidade para construir reatores nucleares e centrais elétricas mais eficientes movidas a carvão. Os seus esforços para dominar tecnologias destinadas à produção de energia renovável apontam para a perspectiva de que, algum dia, o Ocidente possa trocar sua dependência do petróleo do Oriente Médio pela possibilidade de explorar a produção de energia mediante painéis solares, turbinas eólicas e outros equipamentos fabricados na China. "A maior parte dos equipamentos para a produção de energia trará impressa a frase "Made in China" ", disse K.K. Chan, executivo do Nature Elements Capital, um fundo de ações de Pequim, que se concentra em energias renováveis.
Entretanto, talvez a energia renovável contribua mais para a economia chinesa do que para o meio ambiente. A geração total de energia na China deverá ultrapassar os EUA em 2012 - e a maior parte deste acréscimo da capacidade ainda será proveniente do carvão. A China estabeleceu como meta que, até 2020, a energia solar, eólica e produzida com biomassa represente 8% de sua capacidade de geração de eletricidade. Em comparação, agora ela representa menos de 4%, tanto na China quanto nos EUA. Até lá, o carvão ainda representará dois terços da capacidade do país asiático, e a energia nuclear e hidrelétrica a maior parte do restante( O Estado de São Paulo, 1/02/2010) ( imagem:www.tendenciasemercado.com.br)
Então , caros amigos, vamos correr contra o tempo e reorganizar o mundo!
Como disse um paleontólogo na Revista Veja, não vamos atrás de morar nas cavernas, voltar à era primitiva e tentar um estilo de vida totalmente"natureba".
Temos que utilizar a ciencia e a tecnologia para minimizar todos os efeitos da evolução: esse é nosso maior desafio!
XQUIMICA E VOCE : HOMEM DAS CAVERNAS, NUNQUINHA!

Arquivo do blog