sexta-feira, 10 de setembro de 2010

ÁGUA EM MARTE - UMA HISTÓRIA CADA VEZ MAIS INSTIGADORA

imagem: revista Galileu
ALÔ PESSOAL!!!!!!
essa notícia é bem quentinha ( sem trocadilhos!):


SÃO PAULO- Analisando dados recolhidos no planeta vermelho, a Nasa encontra novas evidências de que Marte já foi um dia abundante em água no estado líquido.
Graças a informações recolhidas pela veículo Phoenix Mars Lander, os pesquisadores descobriram que a atual composição da atmosfera do planeta só pode ser explicada pela presença recente de H2O em estado líquido.
Leia também:
Por recente, entenda-se milhões de anos – uma vez que, na escala geológica, costuma-se lidar com bilhões e trilhões de anos.
O Phoenix chegou a Marte em 25 de maio de 2008 e, embora já esteja inativo, os dados colhido por ele ainda estão sendo estudados. As recentes descobertas são baseadas em informações colhidas sobre dióxido de carbono – um gás que constitui cerca de 95% da atmosfera marciana e é capaz de se infiltrar na siperfície, indicando a presença de água.
Os instrumentos a bordo do veículo mediram isótopos de carbono e oxigênio; os isótopos são variantes do mesmo elemento, porém com diferente peso atômico. Eles podem ser usados como uma assinatura química que nos diz de onde algo veio e por quais eventos passou.
A assinatura química sugere que o dióxido de carbono reagiu com a água líquida presente na superfície. Essa conclusão é possível devido a algumas características do planeta.
A baixa gravidade e a ausência de campo magnético em Marte significam que, conforme o CO2 se acumula na atmosfera, ele se perde no espaço. Esse processo favorece a perda de um isótopo mais leve chamado carbono-12, em comparação ao carbono-13. Se o CO2 de Marte tivesse passado somente por esse processo de perda atmosférica, a razão entre carbono-13 e carbono-12 seria muito maior do que o medido. Isso sugere que a atmosfera marciana recentemente foi preenchida com CO2 emitido de outras fontes – no caso, vulcões.
No entanto, uma assinatura vulcânica não está presente na proporção de dois outros isótopos (oxigênio-16 e oxigênio-18), achados no CO2 de Marte. Isso tudo sugere que o dióxido de carbono reagiu com água líquida, o que enriqueceu o oxigênio do CO2 com o oxigênio-18 (mais pesado).
A tese, publicada pela edição online da Science, é a de que água em estado líquido esteve presente em quantidade suficiente na superfície do planeta para afetar a atmosfera.( fonte:http://info.abril.com.br/noticias)
XQUÍMICA ADVERTE: CONHECER O MUNDO QUÍMICO FAZ BEM !

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

POLIMEROS NATURAIS





ALÔ PESSOAL!!!!!!!

Como estão?

Viram que agosto passou rapidinho e setembro está voando!!!!

Logo começo a colocar o Papai Noel na lateral do blog...

ao lado seringueira com a extração do látex ( imagem:http://jie.itaipu.gov.br)

Mas o assunto do dia é POLÍMEROS NATURAIS.

Os polímeros naturais podem ser divididos em dois grupos distintos denominados de polímeros de adição e de condensação.
Os polissacarídeos e as proteínas são polímeros de condensação obtidos a partir de monossacarídeos e aminoácidos, respectivamente.

Polissacarídeos
Os polissacarídeos podem ser a celulose, o amido e o glicogênio, tendo em vista que são retirados através da polimerização dos monossacarídeos, a sua fórmula é C6H12O6.
O principal polissacarídeo é a sacarose, popularmente conhecida como açúcar. Os polissacarídeos são formados a partir da junção de muitas moléculas de monossacarídeos.

n C6H12O ____________ (C6H10O5)n + (n – 1) H2O


O amido é importante em nossa alimentação, ele é fonte de carboidratos encontrados em alimentos como cereais, algumas raízes, batata, trigo, arroz, milho, mandioca e cevada. O polissacarídeo encontrado em abundância na natureza é a celulose.


Proteína nada mais é que polímeros gerados através da condensação de α-aminoácido, as proteínas se encontram inseridas em todas as células vivas, algumas são responsáveis pelo aparecimento de fibras musculares, cabelo e pele, já as enzimas atuam como catalisadores nas reações que acontecem no organismo, também existem proteínas que têm função de regular o metabolismo e que contribui no sistema imunológico.

Polímeros de adição
A borracha natural é um polímero de adição, ela é obtida da árvore Hevea brasiliensis, que é uma árvore típica da região Amazônica e popularmente conhecida como Seringueira. A extração da borracha é simples, é feita uma incisão (corte) no caule e em seguida se obtém um líquido branco denominado Látex, que se transforma em borracha. O monômero da borracha é o 2-metilbuta-1,3-dieno.

O processo de transformação do látex em borracha recebe o nome de Vulcanização e é feito do seguinte modo:

O látex obtido da seringueira é precipitado originando uma substância viscosa, a borracha natural. O uso da borracha natural é restrito por ser facilmente alterada segundo a temperatura, nos dias mais frios a borracha fica quebradiça, enquanto que em dias mais quentes o material apresenta uma característica mais gosmenta. Sendo assim, a massa viscosa obtida do látex é aquecida com enxofre originando a borracha vulcanizada. Esse tipo de borracha é mais resistente porque não recebe influência em relação à temperatura, é também bastante elástica e resistente a atritos.(fonte:http://www.mundoeducacao.com.br)

terça-feira, 7 de setembro de 2010

SUSTENTABILIDADE NA MIRA DOS ANIMAIS




ALÔ PESSOAL!!!!!
Aqui no Brasil é feriado, dia da Independência.
Mas, se voce olhar esses animais a pergunta fica: onde está a independência?
Na primeira imagem está um vitelo.Sua carne é muito apreciada. Mas veja as condições de confinamento. Nem de pé ele fica não há espaço para movimentos.( imagem:http://www.apasfa.org)
Na segunda foto uma porca com suas crias. Observe como ela está. E assim vai ficar para que possa amamentá-los.( imgem:http://www.veganos.org.br)
Os gansos, antes do abate, são alimentados a força, com 2 quilos de grãos diários, para que seu fígado tenha dez vezes o tamanho original.
Os fígados se transformam em foie gras...
Nas granjas, os frangos de corte permanecem confinados a razão de 17 aves por metro quadrado, sem espaço para andar ou bater asas. As galinhas poedeiras permanecem confinadas em gaiolas, cada uma com espaço de 30 por 21 cm ( tamanho de uma folha de papel ofício) para se movimentar.Ficam nervosas e acabam bicando umas as outras: por isso em muitas granjas as aves tem seus bicos cortados.(dados retirados da Veja , edição n 2181)
Por que estou falando nesse assunto?
Sustentabilidade também se refere a novas leis que estão sendo implementadas nos EUA,na União Européia, que tem por finalidade diminuir a crueldade e atenuar os maus tratos impostos ao animais confinados.
Os animais não podem ser vistos somente como máquinas de comida.
A iniciativa mundial de "abrir os olhos" da população,também passa pelo XQUÍMICA.
Atenção ao que voce come, e mais importante, de onde vem o que está no seu prato: não só os agrotóxicos , edulcorantes, flavorizantes artificiais, que fazem mal a sua saúde.
Animal maltratado não é bom alimento, pode ter certeza.

Arquivo do blog