quinta-feira, 9 de setembro de 2010

POLIMEROS NATURAIS





ALÔ PESSOAL!!!!!!!

Como estão?

Viram que agosto passou rapidinho e setembro está voando!!!!

Logo começo a colocar o Papai Noel na lateral do blog...

ao lado seringueira com a extração do látex ( imagem:http://jie.itaipu.gov.br)

Mas o assunto do dia é POLÍMEROS NATURAIS.

Os polímeros naturais podem ser divididos em dois grupos distintos denominados de polímeros de adição e de condensação.
Os polissacarídeos e as proteínas são polímeros de condensação obtidos a partir de monossacarídeos e aminoácidos, respectivamente.

Polissacarídeos
Os polissacarídeos podem ser a celulose, o amido e o glicogênio, tendo em vista que são retirados através da polimerização dos monossacarídeos, a sua fórmula é C6H12O6.
O principal polissacarídeo é a sacarose, popularmente conhecida como açúcar. Os polissacarídeos são formados a partir da junção de muitas moléculas de monossacarídeos.

n C6H12O ____________ (C6H10O5)n + (n – 1) H2O


O amido é importante em nossa alimentação, ele é fonte de carboidratos encontrados em alimentos como cereais, algumas raízes, batata, trigo, arroz, milho, mandioca e cevada. O polissacarídeo encontrado em abundância na natureza é a celulose.


Proteína nada mais é que polímeros gerados através da condensação de α-aminoácido, as proteínas se encontram inseridas em todas as células vivas, algumas são responsáveis pelo aparecimento de fibras musculares, cabelo e pele, já as enzimas atuam como catalisadores nas reações que acontecem no organismo, também existem proteínas que têm função de regular o metabolismo e que contribui no sistema imunológico.

Polímeros de adição
A borracha natural é um polímero de adição, ela é obtida da árvore Hevea brasiliensis, que é uma árvore típica da região Amazônica e popularmente conhecida como Seringueira. A extração da borracha é simples, é feita uma incisão (corte) no caule e em seguida se obtém um líquido branco denominado Látex, que se transforma em borracha. O monômero da borracha é o 2-metilbuta-1,3-dieno.

O processo de transformação do látex em borracha recebe o nome de Vulcanização e é feito do seguinte modo:

O látex obtido da seringueira é precipitado originando uma substância viscosa, a borracha natural. O uso da borracha natural é restrito por ser facilmente alterada segundo a temperatura, nos dias mais frios a borracha fica quebradiça, enquanto que em dias mais quentes o material apresenta uma característica mais gosmenta. Sendo assim, a massa viscosa obtida do látex é aquecida com enxofre originando a borracha vulcanizada. Esse tipo de borracha é mais resistente porque não recebe influência em relação à temperatura, é também bastante elástica e resistente a atritos.(fonte:http://www.mundoeducacao.com.br)

3 comentários:

Victor disse...

Tive uma aula hoje sobre polímeros, achei incrível que o professor não disse nada sobre proteína (nem amido e nem sobre os polissacarídeos) e no seu blog está tudo certinho com seus comentários. Lembrei de você na hora. Parabéns Lígia.

XQUIMICA disse...

Obrigada pela gentileza, Victor.
Tento passar par o blog aquilo que eu tinha ( e ainda tenho) dificuldades para entender...
abraços!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Arquivo do blog