quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

BATOM- DÁ PARA FAZER EM CASA?




ALÔ PESSOAL!


Essa é para a mulherada que ama "batons" e todas as maquiagens que compõem uma necessaire feminina.

A fórmula é bem complicada para reproduzir em casa, mas vale a pena saber o que tem no batom que voce usa!

Vamos lá:


Óleo de mamona
Óleo de Vitamina E

Cera de carnaúba
Pedacinhos de cera de abelha

Óxido de ferro / mica / pigmentos C e D
Mica branca
Extrato de semente de uva
Óleos naturais com sabor
Lanolina
Rápida leitura termômetro
Tubos de batom ou potes


E como fazer?


As medidas estão em onças, mas é só fazer a conversão: 1 onça=28,5 ml


Coloque 2,8 oz de óleo de mamona em uma panela pequena sobre o fogão.Misture com 0,08oz de uma mistura de óxido de ferro, pó de mica, e os pigmentos D e C para o tom certo da cor que você deseja. Por fim, adicione 0,36 onça de mica branca ou qualquer outro pigmento para ajustar a cor ou gerar um efeito de geada.

Usando fogo baixo, aqueça os ingredientes e certifique-se que os pós são pulverizados antes de colocá-los na panela. Lentamente, adicionar pedacinhos de cera de abelha na panela e continue mexendo, e aquecendo lentamente. Adicionar 0,5 oz de cera de carnaúba e mexa a mistura.

Os acréscimos finais são 0,06oz de óleo de vitamina E ,mais 0,16 oz de lanolina.

Mexa até que tudo fique bem misturado e tudo tenha derretido.

Use um termômetro leitura rápida para monitorar a temperatura. ( não ultrapasse 170°C)
Retire do fogo e adicione algumas gotas de extrato de sementes de uva e algumas gotas do óleo sabor natural. Misture bem. Enquanto ainda líquido,qu despeje em tubos de batom ou potes . Deixá-lo endurecer.

Vamos deixar claro que essa receita é caseira e tem que ter muito cuidado na manipulação desses ingredientes que podem causar sérias queimaduras.O recipiente utilizado não deve ser usado para outros fins ( como cozinhar!)

2 comentários:

Vanessa S.C. disse...

Oi profe, tudo bem?!? Nossa, vibrei quando vi o post sobre batom! Muito obrigada! Foi em uma procura pelo Google sobre composição química do esmalte, que achei o XQuímica. Vi todos os posts desde o inicio do blog e adorei sobre as curiosidades e afins! Mas vou continuar por aqui sempre e esperar pelos próximos posts sobre umas das jóias mais amadas por nós mulheres: Cosméticos! Que venham os próximos posts!

Abraços!

XQUIMICA disse...

Oi, Vanessa!!!!!!!
Então, as postagens sobre cosméticos serão feitas ao longo do tempo, quero falar da química da lanolina, da cera de abelhas, porque são tão eficazes, o que é ser emoliente e por aí vai!!!!!
Mas aguarde que temos mais, muito mais pela frente! bjs!

Arquivo do blog