quarta-feira, 2 de abril de 2008

QUEM SÃO OS QUARKS? FAZ MAL?

Quark, em física de partículas, é um dos dois elementos básicos que constituem a matéria (o outro é o lépton) e é a única das partículas que interage através de todas as quatro forças fundamentais. O quark é um férmion fundamental( papo químico: fermion é partícula ) com carga hadrónica ( papo químico : hadrons são partículas que interagem fortemente , pode ser próton ou neutron) ou cor. Não se observaram ainda quarks em estado livre. Segundo o Modelo Padrão, os quarks ocorrem em seis tipos na natureza: "top", "bottom", "charm", "strange", "up" e "down".( veja o video abaixo e voce vai entender, espero!) Os dois últimos formam os prótons e nêutrons, enquanto os quatro primeiros são formados em hádrons instáveis em aceleradores de partículas.
Os quarks têm uma unidade de carga hadrônica, que aparece em três tipos distintos (cores). Os quarks podem formar estados ligados aos pares e às trincas. Os pares de quarks são chamados mésons e as trincas hádrons. O próton é uma trinca de quarks, formado por dois quarks "up" e um quark "down". O nêutron é outro estado ligado de três quarks, dois deles "down" e um "up".
Os quarks têm carga elétrica -1/3 ou 2/3, onde a unidade é a carga do elétron.
Apesar de não serem observados em estado livre, a massa dos quarks pode ser inferida dos hádrons e mésons observados. Sabe-se que os quarks "up" e "down" tem massa comparável com a do eléctron, enquanto o quark "top" tem uma massa cerca de 200 vezes maior que a do próton.
A propriedade mais importante dos quarks é chamada de confinamento. É um fato experimental que os quarks individuais não são vistos — Eles estão sempre confinados ao interior dos hádrons, partículas subatomicas como os protons, neutrons, e meson- meio próton, meio elétron ( parece pizza!) ( papo químico: méson é uma partícula formada por um quark e um anti quark! é também chamado de píon e é responsável pela coesão do núcleo atômico--> protons e neutrons, juntinhos!)

QUARKS!

domingo, 30 de março de 2008

ESCOVAR OS DENTES!

Arquivo do blog