sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

REAÇÃO BONITINHA COM FORMAÇÃO DE ACETILENO!

SE FALAMOS DO ETANO, VAMOS FALAR DO ETINO!

O acetileno, conhecido pela nomenclatura IUPAC por etino, é um hidrocarboneto da classe dos alcinos. É o alcino mais simples, constituido por dois carbonos e dois hidrogênios (C2H2) . Os dois átomos de carbono estão ligados através de uma tripla ligação.
É um
gás incolor, de odor desagradável que se liquefaz à temperatura de -83 ºC e solidifica a -85 ºC. É muito instável; sob pequenas compressões se decompõe com muita facilidade liberando energia. É armazenado em cilindros de aço, sob pressão, dissolvido em acetona.
O acetileno foi descoberto por
Edmund Davy em 1836 na Inglaterra. Berthelot foi o primeiro a sintetizá-lo através de um arco voltaico produzido entre eletrodos de grafite envolvidos numa atmosfera de hidrogênio:
2 C + H2 → C2H2
Os alcanos maiores do
petróleo e gás natural são quebrados (através de craqueamento) em moléculas menores. Estas moléculas são desidrogenadas em elevadas temperaturas.- desidrogenação significa tirar hidrogênios da molécula-
C2H6 → C2H2 + 2 H2

USOS:

É usado em industrias para operações de solda e corte. ( veja a atemperatura!)

Vantagens do uso do acetileno1. Possui alta temperatura de chama ( aproximadamente 3100ºC).2. Composição da chama com notáveis propriedades redutoras.3. Chama facilmente regulável, permitindo fácil identificação de atmosfera.4. Baixo custo do Acetileno em relação a vários gases.5. Elevado teor de Carbono na molécula (92,24% em peso).6. Boa velocidade de propagação (velocidade com que a chama percorre a massa gasosa).7. Formação endotérmica do Acetileno, permitindo liberação de calor na dissociação, durante a combustão.

(Wikipédia e Yahoo)

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

ETENO E FRUTAS


EU ESTAVA ESTUDANDO AS FÓRMULAS DOS ALCENOS ( HIDROCARBONETOS COM UMA DUPLA LIGAÇÃO) E COMECEI A VER EXEMPLOS QUE FALAVA SOBRE O ETENO.

ENTÃO UM DIZIA:" ENROLA AS BANANAS VERDES NO JORNAL PORQUE AMADURECEM MAIS RÁPIDO" OU " SE VOCE PUSER UMA LARANJA MADURA PERTO DE OUTRAS VERDES, ESSAS AMADURECEM MAIS RÁPIDO"

E QUAL A RELAÇÃO ENTRE "ETENO" E " AMADURECIMENTO DE FRUTAS???????

EM CERTOS LIVROS O ETENO É TRATADO COMO UM HORMÔNIO QUE A PLANTA PRODUZ, RESPONSÁVEL PELO AMADLURECIMENTO DELA.

ASSIM SE VOCE EMBRULHAR NO JORNAL, ESTÁ CONCENTRANDO O ETENO E POSSIBILITANDO O AMADURECIMENTO MAIS RÁPIDO!

O MESMO OCORRE SE VOCE COLOCAR UMA FRUTA MAIS MADURA PERTO DE OUTRAS VERDES: O ETENO LIBERADO AUXILIA AS OUTRAS NA MATURAÇÃO!

O etileno é um gás produzido em baixa concentração por todas as flores e plantas. Sua função é importante no crescimento e desenvolvimento, processo de floração, etc. Se há muito etileno no ar circundante (gases de exaustão, frutas maduras), as flores e plantas sensíveis ao etileno sofrerão queda, murchamento, secagem do botão, folhas amareladas, entre outros.
Portanto, pode ser muito perigoso misturar cargas de flores e frutas num mesmo contêiner, uma vez que o etileno produzido pelas frutas danificam as flores. Além disso, a produção de etileno é estimulada por altas temperaturas e luzes baixas.
Problemas podem ser superados pelo uso de inibidores de etileno, tais como tiosulfato prata para corte de flores e manter em baixa temperatura.( é assim qlue se conservam as frutas verdes para exportação)

Arquivo do blog