sábado, 31 de dezembro de 2011

FELIZ ANO NOVO!



O ANO DE VÁRIAS EXPECTATIVAS!

XQUIMICA DESEJA A TODOS UM ANO NOVO COM MUITA SABEDORIA!!!!!!!!!!

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

PASSAGEM DE ANO NATUREBA?



ALÔ PESSOAL!


O blog está em clima de fim de ano, mas não vou deixar de postar!

Agora mesmo estou lendo uma matéria do "Globo" em que critica o uso de nitrato de bário para conseguir o efeito verde nos fogos de artifício.

Como voces sabem cada elemento químico é responsável por uma cor e são colocados nos fogos para que fiquem coloridos conforme um planejamento anterior.

Leia abaixo:

RIO - O réveillon ambientalmente correto que a prefeitura quer promover em Copacabana para celebrar a realização em 2012 da Conferência de Meio Ambiente Rio+20 ganhou a sua primeira polêmica. A fogueteira Vivian Pires, responsável pelo show pirotécnico, planejou a queima de fogos de modo a iniciá-la com uma cascata de fogos verdes. Mas os fogos esverdeados - menção ao evento marcado para junho - não poderiam ser mais ecologicamente incorretos. O material que confere o tom esverdeado é o nitrato de bário, considerado por especialistas como o mais poluente entre todos os produtos químicos para colorir fogos.
O nitrato de bário é um produto usado no mundo todo em shows pirotécnicos. Trata-se da única substância barata disponível no mercado internacional em larga escala para conferir o tom esverdeado. A substância já foi usado antes, inclusive no réveillon do Rio, sem problemas. Mas o que chama a atenção desta vez é que "o efeito verde" festejará um evento ambiental internacional.
Os químicos George Steinhauser (austríaco) e Thomas M. Klapötke (alemão), em edição recente da revista germânica especializada "Angewandte Chemie" ("Química Aplicada", em português), explicam o problema: "Fogos de artifício, apesar de serem instrumentos espetaculares de entretenimento, são poluentes. Muitas substâncias tóxicas chegam ao meio ambiente quando há detonação de fogos (....). De todas as substâncias, o nitrato de bário que produz o efeito químico esverdeado é a mais suja de todas as bombas".(fonte:Por Luiz Ernesto Magalhães - Agência O Globo – )

Algumas informações:

Identificação do produto
Sinônimos: Barium dinitrate, nitric acid, barium salt, nitribarite
Peso molecular: 261.34
Fórmula química: Ba(NO3)2
Composição / Informação dos ingredientes
Ingredientes: Nitrato de Bário
Porcentagem: 99-100%
Perigoso: Sim

Nível de perigo:
Saúde: 3 – Severo
Inflamabilidade: 0 – Não
Reatividade: 3 – Severo
Contato: 2 – Moderado
Equipamento de proteção: óculos de segurança, roupa protetora, luvas e máscara semi-facial.
Cor de armazenamento: Amarelo (Reativo)
Efeitos potenciais sobre a saúde:
Inalação: causa irritação no sistema respiratório. Os sintomas podem ser tosse, dificuldade para respirar.
Ingestão: Tóxico. Pode causar tensão dos músculos do rosto e pescoço, vômitos, diarréia, dor de estômago, enrijecimento dos músculos, cansaço, irregularidade cardíaca, convulsões e morte por parada cardíaca ou respiratória. Contato com a pele: causa irritação na pele. Os sintomas são: vermelhidão, coceira, dor.
Contato com os olhos: causa irritação, vermelhidão e dor.
Agravamento das condições pré-existentes: pessoas com problemas pré-existentes na pele, sistema nervoso, renal, ou sistema respiratório podem ser mais suscetíveis aos efeitos desta substância.



Arquivo do blog