quinta-feira, 27 de novembro de 2008

MONTE SUA ÁRVORE DE NATAL QUÍMICA!



JINGLE BELLS! VEJA QUE "FACINHO" : SOLUÇÃO DE NITRATO DE PRATA E UMA FIO DE COBRE ENROLADO! VOCE PODE ATÉR MONTAR UMA ARVOREZINHA DE NATAL COM A FITA DE COBRE: USE SUA IMAGINAÇÃO!

OS CRISTAIS DE PRATA VÃO SE DEPOSITAR NO FIO DANDO UM ASPECTO CINZA PEROLADO, BRILHANTE.. É SÓ AGUARDAR O PAPAI NOEL!

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

SAIBA MAIS SOBRE O GÁS NITROGÊNIO!


O nitrogênio ou azoto, é um elemento químico com símbolo N, número atómico 7 e número de massa 14 (7 prótons e 7 nêutrons), representado no grupo (ou família) 15 (antigo 5A) da tabela periódica. Nas condições ambientes (25 °C e 1 atm) é encontrado no estado gasoso, obrigatoriamente em sua forma molecular biatômica (N2), formando cerca de 78% do ar atmosférico.
A mais importante aplicação comercial do nitrogênio é na obtenção do gás
amoníaco pelo processo Haber.
Considera-se que foi descoberto formalmente por
Daniel Rutherford em 1772 ao determinar algumas de suas propriedades. Entretanto, pela mesma época, também se dedicou ao seu estudo Scheele que o isolou.
Ocorre como um gás inerte (N2), não-metal, incolor, inodoro e insípido, constituindo cerca de 4/5 da composição do ar atmosférico, não participando da combustão e nem da respiração. (fuvest 2009)
Como elemento (N) tem uma elevada eletronegatividade (3 na escala de Pauling) e 5 elétrons no nível mais externo (camada de valência), comportando-se como íon trivalente na maioria dos compostos que forma. Condensa a aproximadamente 77 K (-196 °C) e solidifica a aproximadamente 63 K(-210 °C).
É usado, devido a sua baixa reatividade, como atmosfera inerte em tanques de armazenamento de líquidos explosivos, durante a fabricação de componentes eletrônicos (transistores, diodos, circuitos integrados, etc.) e na fabricação do aço inoxidável.
O nitrogênio líquido, obtido pela destilação do ar líquido, se usa em criogenia, já que na pressão atmosférica condensa a -196 ºC.
É usado como fator refrigerante, para o congelamento e transporte de alimentos, conservação de corpos e células reprodutivas sexuais, masculinas e femininas ou quaisquer outras amostras biológicas.
Entre os sais do ácido nítrico estão incluídos importantes compostos como o nitrato de potássio (nitro ou salitre empregado na fabricação de pólvora) e o nitrato de amônio como fertilizante.
Os compostos orgânicos de nitrogênio como a nitroglicerina e o Trinitrotolueno (TNT) são muito explosivos. A hidrazina e seus derivados são usados como combustível em foguetes. ( fonte: Wikipédia)

VOCE SABE MESMO O QUE ESSAS IMAGENS CONTÉM?




OBSERVE , COM ATENÇÃO ESSAS
DUAS IMAGENS...
NEM TUDO É O QUE PARECE!
AO TODO SÃO 4 FIGURAS DIFERENTES!
DIVIRTA-SE PROCURANDO!
para quem não matou essa:
do lado esquerdo há uma velha e uma moça
do lado direito há um indio e um esquimó!

Arquivo do blog