sábado, 4 de fevereiro de 2012

URINA E ÁGUA SANITÁRIA NÃO COMBINAM!







ALÔ PESSOAL!!!!!!

Voces devem ter lido ou visto nos jornais sobre o vazamento de gás em um curtume em MS, onde pessoas morreram e outras ficaram altamente intoxicadas.

O gás utilizado no curtume, em um dos processos de limpeza do couro dos animais abatidos e usados no frigorífico, é o gás cloramina.

Esse gás tem a seguinte formação:

O cloro, sob a forma de ácido hipocloroso, reage com a amônia presente na água formando as monocloraminas, dicloraminas e tricloreto de nitrogênio. As reações ocorrem mais rapidamente em valores de pH mais baixo, onde a concentração do ácido hipocloroso não dissociado é mais elevada.

Agora imagina em sua casa, voce tendo um surto de limpeza total ,usando hipoclorito de sódio ( alvejante tipo "candida" ) HClO, que é um sal derivado do ácido hipocloroso em um vaso sanitário com urina ou juntando naqueles azulejos encardidos, alvejante e um outro limpador doméstico como o "Ajax"( que contém amônia.)

Vai o alerta:

Esse alvejante doméstico( hipoclorito de sódio) nunca deve ser misturado a outros limpadores domésticos, especialmente àqueles que contenham amônia, nem ser utilizado para limpar respingos de urina (que se decompõe em amônia e dióxido de carbono) porque pode formar gases tóxicos, como cloramina e tricloreto de nitrogênio, que se decompõe violentamente em gás cloro e gás nitrogênio.

Portanto, antes de usar qualquer produto de limpeza lembre do curtume: um vazamento nas mangueiras( essa é a hipótese) provocou o escape desse gás cloramina que matou e intoxicou e voce pode fazer o mesmo misturando produtos sem ler antes os rótulos!

XQUIMICA DIVERTE E ADVERTE!

51 comentários:

Unknown disse...

gostei muito da publicação bem didática, dá pra usar em sala de aula.

XQUIMICA disse...

Obrigada, Ednilson! Espero que possa utilizar sempre o XQUIMICA em suas aulas! Abraço!

Anônimo disse...

Uma vez coloquei cloro de piscina em um vaso sanitário, misturado com cândida.
Ai no dia seguinte urinei ali naquela mistura. Houve uma explosão. Pode explicar ?

XQUIMICA disse...

Anônimo, obrigada por acessar o XQUIMICA!
Se houve uma explosão foi a mistura de cloro com água sanitária. A urina só serviu como condutor...
Mas essa explosão não ocorreu no momento da mistura??
XQUMICA

Anônimo disse...

Quando coloca urina na água sanitária ela espuma?

XQUIMICA disse...

Oi, Anônimo! obrigada por acessar o XQUIMICA!
Quanto à sua pergunta, tudo depende da concentração: o que tem na urina, qual a % de cloro na água sanitária...para responder, tem que fazer uma analise..
XQUIMICA

Anônimo disse...

Olá boa tarde, eu achei seu blog sem querer, você sabe que tipo de gás é produzido quando adicionado água sanitária em urina que estar em um sanitário a 24h ? Meu nome é Daniel :)

XQUIMICA disse...

Olá Daniel, obrigada por acessar o XQUIMICA!
Os gases são cloramina e tricloreto de nitrogênio .
Porém como a urina está a 24 horas no vaso sanitário, o que tem é um odor muito forte da evaporação da ureia que junto com o hipoclorito de sódio vai dar um desconforto ao respirar.
Portanto cuidado...
abraços
XQUIMICA

Sonic disse...

Limpei o meu vaso com detergente e candida... logo apos meu filho fez xixi, o que me assustou foi o resultado! A mistura ficou preta.
Pode me explicar o que aconteceu por favor????

XQUIMICA disse...

Obrigada por acessar o Xquimica!
Quanto ao que você pergunta não faço a menor ideia!
O que continha na urina do seu filho? Ele toma algum medicamento? Faz algum tratamento com nitrato de prata?
A explicação está na composição da urina da criança.
Como eu não sei, fico devendo essa.
XQUIMICA

Anônimo disse...

a urina de uma mulher gravida tem alguma reaçao em contato com o cloro por causa dos niveis elevados de hormonios

XQUIMICA disse...

Anônimo, obrigada por acessar o XQUIMICA!
Quanto à sua pergunta, pode haver alteração na coloração, dependendo da quantidade de hormônio. Este hormônio, gonadotrofina coriônica humana (hCG), também pode ser chamada de hormônio da gravidez.
No mais, é consultar o ginecologista e tirar suas dúvidas!
XQUIMICA

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

É verdade que aluminio fundido a + ou - 1000° fika num aspecto brilhante? E qndo em contato com agua pode causar explosao?

XQUIMICA disse...

Maurício, obrigada por acessar o XQUIMICA!
O alumínio funde a 630°C, então a 1000°C evaporou e forma uma superfície brilhante como espelho , onde for depositado esse vapor de alumínio.
"Quando se evapora o alumínio no vácuo, forma-se um revestimento que reflete tanto a luz visível como a infravermelha, sendo o processo mais utilizado para a fabricação de refletores automotivos , por exemplo. Como a capa de óxido que se forma impede a deterioração do revestimento, utiliza-se o alumínio para a fabricação de espelhos de telescópios, em substituição aos de prata.

Devido à sua grande reatividade química é usado, quando finamente pulverizado, como combustível sólido para foguetes e para a produção de explosivos. Ainda usado como ânodo de sacrifício e em processos de alumino termia para a obtenção de metais"
XQUIMICA

Vania disse...

Boa tarde!
Preciso de ajuda. A porta do meu prédio está estragada e aberta, qualquer malandro entra, resumindo tem havido algum porco a fazer do all de entrada do prédio como WC, entram e fazem xixi na entrada do prédio. Existe alguma coisa que possa espalhar tipo em pó ou em liquido para espalhar pela zona para quando o porco ou porcos forem novamente fazer xixi dentro do prédio para ficarem com algum tipo de dano na gaita ( órgão sexual). Aguardo resposta urgente obrigada!

XQUIMICA disse...

Vania , obrigada por acessar XQUIMICA.
Quanto à sua pergunta não conheço nada que possa atingir o seu propósito. Sugiro o uso de um desinfetante bem forte, cujo cheiro espante seus inconvenientes visitantes.
Att
XQUIMICA

Anônimo disse...

Oi. Comecei usar vim cloro em gel no meu banheiro. Sou mulher qnd faço xixi fica vermelho, ja com a urina do meu marido e mae nao ha nenhuma mudança. O que pode ser ?

XQUIMICA disse...

Oi, anônimo, obrigada por acessar o XQUIMICA
Procure um urologista. Essa cor de sua urina não é normal.
XQUIMICA

Unknown disse...

Parabéns pelo blog, amei!!!

Unknown disse...

Parabéns pelo blog, amei!!!

Unknown disse...

Parabéns pelo blog, amei!!!

XQUIMICA disse...

Patt Nascimento, muito obrigada!
São para pessoas como você que o XQUIMICA existe!
abraços
XQUIMICA

Anônimo disse...

Por que quando cloro ou água sanitária é misturado com urina de grávida muda de cor ( fica mais escura)?

XQUIMICA disse...

Anônimo, obrigada por acessar o XQUIMICA!
Na verdade, esse é um teste de gravidez caseiro, não muito confiável, mas quem fez relata a mudança da cor da urina para mais escura.O teste supostamente se baseia na detecção indireta do hormônio HCG, que reagiria com a água sanitária ...
abraços
XQUIMICA

Unknown disse...

Coloquei água sanitária no caso do banheiro e qdo oeu filho fez xixi levei um susto pois o xixi parecia sangue, fiquei observando e qdo ele fez xixi sem a presença da água sanitária o xixi fica normal, pq isso acontece?

XQUIMICA disse...

Rozana, obrigada por acessar o XQUIMICA.
Quanto ao fato ocorrido, não vejo ligação química entre uma coisa e outra.
Talvez um médico pudesse explicar.
Por ser um forte oxidante, deve ser ministrado com cuidado, uma vez que, os produtos da sua oxidação são corrosivos e podem ocasionar queimaduras na pele e nos olhos, principalmente quando em altas concentrações. A reação de hipoclorito de sódio com compostos orgânicos é violenta e dá origem a substâncias tóxicas e até cancerígenas. Misturas de hipoclorito com urina, por exemplo, devem ser evitadas, pois areação desse composto com a amônia dá origem à cloramina, substância tóxica ao organismo.
XQUIMICA

Unknown disse...

Boa tarde, limpei a urina que tinha respingado no chão com cloro e só depois de ler seu blog descobri que não podia, mas eu não fiz mistura apenas limpei. Ainda assim há algum problema ?

XQUIMICA disse...

Olá, Bruna1
Obrigada por acessar o XQUIMICA!
Limpar não tem problema!
O que não pode é misturar determinadas quantidades de urina e cloro.
Att
XQUIMICA

Anônimo disse...

Xquimica, fiquei muito assustado, tinha urina em copos de coleta não entregues no laboratorio, resolvi colocar no recipiente com cloro. ouvi uma reação de espuma, cheguei proximo e aspirei, NOSSA, quase desmaiei, nariz ardeu muito. Corro algum risco XQUIMICA.
coloquei anonimo pq nao tenho cadastro, meu nome é Jean

XQUIMICA disse...

Olá Jean, obrigada por acessar o XQUÍMICA!
O que você sentiu foi a reação do cloro com a urina. Todo cuidado com a manipulação desses objetos contaminados e cloro.
Use sempre máscara e luvas de proteção.
São itens mais do que necessários no laboratório.
Att
XQUIMICA

Anônimo disse...

Muitíssimo obrigado, estarei atento aos próximos ensaios. Parabéns e sucesso. Ótima semana. Jean

Unknown disse...

Bom dia!!

Tenho 2 cadelinhas e hoje pela manhã as duas haviam urinado fora do jornal. Fui limpar com água sanitária e observei que uma das urinas espumou e a outra não! Será que uma das minhas cadelinhas está com algum problema? Quais agentes poderiam fazer a urina espumar quando em contato com água sanitária?
Obrigada!!

XQUIMICA disse...

Fernanda, obrigada por acessar XQUIMICA!
O que eu sei sobre o assunto é que, quando a mulher está grávida, a urina dela com água sanitária fica mais escura e espuma.
Não sei se com animais o processo é o mesmo!
Mas se for, pode ter alguma cadelinha grávida por aí!
Att
XQUIMICA

Anonimo disse...

Oi eu desconfio que estou gravida fiz o teste sa urina e a agua sanitaria ela espumou na hora igual a um sal de fruta seja que estou .

XQUIMICA disse...

OI, Obrigada por acessar o XQUIMICA!
Procure fazer o teste de farmácia, e um médico para acompanhar!
XQUIMICA

Anônimo disse...

Realmente ocorre uma reação. Urinei no chão, fora de casa, aí resolvi jogar água sanitária (da embalagem branca) pra não cheirar ruim. Foi louco, pois parecia que estava fermentando (fazia barulho de gás de refrigerante) e observei uma leve fumacinha saindo (parecia vapor). Logo depois ficou branco parecendo espuma. O bom é que o cheiro da urina não prevaleceu.

Unknown disse...

Ola muito boa a dica, do seu blog.. esta de parabens.hj por acaso urinei apos ter usado cloro pra limpar o vaso. A urina foi ficando rosada depois cor vinho escuro. Detalhe: havia tomando ciproflixacina 500mg, dipirona 1g, buscopam (do posto de saude) hidroclorotiazida, losartana e doril com cafeina e paracetamol...td isso pq alem de hipertenso tb fui acometido de infeccao urinaria...assustei com o resultado ..bem interessante.. fiquei apreensivo mas vi q o xixi menino num dos comentarios tb escureceu. A pergunta eh melhor limpar o vaso com o q pra nao ter problema ???? Obgd

XQUIMICA disse...

Olá Ruberto, obrigada por acessar XQUIMICA!
É difícil tirar uma conclusão, uma vez que você está tomando muitos medicamentos e eles são excretados pela urina.
Mas não precisa deixar de usar cloro, que é bactericida.
Dê a descarga antes de urinar, para evitar o contato direto do cloro e da urina.
Abraço
XQUIMICA

Anônimo disse...

Tenho cachorro em casa e eles sempre mijam dentro de casa, eu limpo com água sanitária sempre espuma e sibe um cheiro estranho que arde o nariz e os olhos, faz mal respirar isso? Corro algum risco?
Meu nome e Daniela.

XQUIMICA disse...

Daniela, obrigada por acessar XQUIMICA!
Na verdade, os seus animais de estimação deveriam urinar fora de casa, ou em cima de um jornal.
A limpeza será melhor se você usar outro tipo de produto, e desinfetar. Tem repelentes para colocar nos lugares onde não queremos que o animal urine. Converse com o veterinário e veja qual o produto mais indicado.
Abraço!
XQUIMICA

Rayanne disse...

Primeiro misturei a urina com cloro ficou fervente igual como se fosse Eno....dps fiz ficou escura posso está grávida?

XQUIMICA disse...

Obrigada por acessar o XQUIMICA.
Mas isso não é teste de gravidez. melhor comprar um na farmácia e tirar sua dúvida!
XQUIMICA

Unknown disse...

Olá qual a reação quimica da mistura de agua sanitaria e sabao, Deve-se evitar esta mistura.

qual o gás liberado é a cloramina?

Unknown disse...

Olá, boa tarde, não sabia... joguei agua sanitaria no vaso e depois de umas 02 horãs urinei. Percebi um cheiro muito forte depois disso.. Meu filho de 3 anos estava tomando banho. Estou morrendo de medo de ter feito mal a ele..

XQUIMICA disse...

Obrigada por acessar XQUIMICA!
Não se preocupe. Se não aconteceu nada no momento, não vai acontecer agora!
XQUIMICA

Unknown disse...

Tenho gatos que usaram a areia mas urinaram fora também. Joguei agua sanitaria e meus olhos e nariz arderam. Fiquei com dor de cabeça. O que faço?

XQUIMICA disse...

Obrigada por acessar XQUIMICA
Silvia Loreto, o uso da água sanitária necessita de cuidados extras, principalmente quando há animais domésticos envolvidos. Use máscaras e luvas.
É preferível você utilizar outro tipo de desinfetante. Compre em casa de produtos para animais.
E não utilize nada com amônia também.
XQUIMICA

Anônimo disse...

irei me matar com isso

XQUIMICA disse...

Anônimo, cuide-se.
XQUIMICA

Arquivo do blog