quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

ÁGUA SECA !


OLÁ PESSOAL!
Estava dando uma olhada por aí e descobri essa reportagem no http://ensquimica.blogspot.com/.

Achei mega interessante e estou postando para voces lerem!!!!!!!!

Pesquisadores apresentam novos estudos com a chamada “água seca”, uma substância peculiar que poderia ajudar no combate ao aquecimento global.
Esse tipo de água em pó tem a propriedade de absorver e armazenar dióxido de carbono e outros gases, como o metano, de forma bastante eficiente.
O estudo foi apresentado no 240º Encontro Nacional da Sociedade Americana de Química pela equipe liderada pelo Professor Andrew Cooper, da Universidade de Liverpool (Inglaterra).
Similar a grãos de açúcar, a substância ganhou o nome porque possui 95% de água e, no entanto, ainda se mantém na forma de um pó. Isso porque cada grão contém uma gota de água cercada de um tipo de sílica modificada - e é essa cobertura que impede que as gotículas se recombinem em forma de líquido.
Apesar da aparência, se esfregada contra a pele, a "água seca" causa um leve resfriamento - uma sensação similar ao contato com a água.
Esse fino pó, ao absorver os gases, forma os chamados hidratos. Ele foi descoberto em 1968 e uma das suas primeiras aplicações foi no uso da indústria de cosméticos já que, além de absorver, ele é capaz de acelerar reações químicas em centenas de produtos.
É por essas propriedades que os pesquisadores acreditam que a água seca possa ser um jeito mais fácil de armazenar e transportar materiais industriais ou outros elementos potencialmente perigosos. A equipe já havia demonstrado, em estudos anteriores, que o pó é bastante útil para guardar metano. O estudo com o gás foi, inclusive, destaque da prestigiada revista Nature. Agora, os resultados mostraram que ele é bastante útil também na absorção de CO2: quase três vezes mais do que somente a água e a sílica descombinadas.
Outras aplicações incluem também o armazenamento de líquidos, especialmente as emulsões (a união de dois ou mais líquidos que não se misturam, como água e óleo). Com a “água seca”, os pesquisadores mostraram que podem transformar uma emulsão em um pó, facilitando o transporte dos líquidos.
Bem legal, não?????

NITROGENIO LIQUIDO II

OLÁ PESSOAL!

Conforme o prometido, mais notícias sobre o nitrogênio líquido:
O Nitrogênio líquido (densidade no ponto tríplice é 0.707 g/mL) é o líquido produzido industrialmente em larga quantidade pela destilação fracionada do ar líquido.

O nitrogênio líquido entra em ebulição a 77 Kelvin , e é um fluido criogênico que pode causar rápida congelamento ao contato com tecido vivo. Quando apropriadamente isolado do calor externo, o nitrogênio líquido pode ser armazenado e transportado, por exemplo em garrafas térmicas .Se as temperaturas muito baixas são mantidas constantes a 77 K ,pela lenta evaporação do líquido, resulta na liberação do gás nitrogênio. Dependendo do tamanho e projeto, o tempo de armazenamento em garrafas térmicas pode estender de poucas horas a algumas semanas.
O nitrogênio líquido pode ser facilmente convertido para sólido pela sua colocação em uma câmera de vácuo acionada por um uma bomba de vácuo centrifuga. Nitrogênio líquido congela 63 K. A despeito de sua reputação, a eficiência do nitrogênio líquido como um refrigerador é reduzida pelo fato que ele ferve imediatamente ao contato com um objeto aquecido, envolvendo o objeto em uma nuvem de gás nitrogênio isolante. Este efeito é conhecido como efeito Leidenfrost e se aplica a liquido em contato com um objeto significantemente mais quente que seu ponto de ebulição. Um resfriamento mais rápido pode ser obtido pela conexão de um objeto dentro de uma mistura de nitrogênio sólido e líquido do que no nitrogênio líquido somente. Por isto, o nitrogênio líquido puro é insuficiente para a maior das aplicações.

Nitrogênio líquido é uma fonte compacta e funcional de nitrogênio gasoso despressurizado. Além disto, sua capacidade de manter a temperatura bem abaixo do ponto de congelamento da água o torna extremamente útil em um largo espectro de aplicações, primariamente como um refrigerador de ciclo aberto, incluindo:

em criogenia, ou seja, a criopreservação de sangue, celulas reprodutivas (esperma e óvulos) e outros materiais e amostras biológicas. Preservação de humanos e animais de estimação na esperança de uma reanimação no futuro.
como uma fonte muito seca de nitrogênio gasoso.
o congelamento por imersão e transporte de produtos alimentícios.
como um refrigerante suplementar para o overclocking de unidades centrais de processamento e unidades de processamento gráfico
na crioterapia para remover lesões maliginas da pele incipientes ou potenciais tais como verrugas.
refrigeração de um supercondutor de altas-temperaturas para uma temperatura suficiente para obter a supercondutividade
Desde a razão de expansão de líquido para gás desta substância é de 1:694 , um tremendo aumento de força pode ser gerado quando o nitrogênio líquido ferve por qualquer razão.

Devido as temperaturas extremamente baixas, o manuseio descuidado do nitrogênio líquido pode resultar em queimaduras de frio. Deve-se ter em mente que como o nitrogênio líquido evapora ele irá reduzir a concentração de oxigênio no ar e poderá atuar como um asfixiante, especialmente em espaços confinado. O nitrogênio é inodoro, sem cor ou sabor, e pode produzir asfixia sem nenhuma sensação previa de aviso.

Vasos contendo nitrogênio líquido podem condensar o oxigênio do ar. O líquido no recipiente se torna gradualmente enriquecido em oxigênio (fervendo a 90 K) com a evaporação do nitrogênio, e pode causar uma oxidação violenta de material orgânico.
informações retiradas do Wikipédia.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

NITROGÊNIO LIQUIDO


OLÁ PESSOAL!
Parece que o nitrogênio líquido está fa zendo sucesso!
Antes de falar, quimicamente, sobre ele, dê uma olhada nesse video!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

3 ° ANIVERSÁRIO XQUÍMICA!

JANEIRO É ANIVERSÁRIO DO XQUÍMICA! ISSO AÍ, PESSOAL!!!!!
3 ANOS DO BLOG!
E TENHO MUITO A AGRADECER A TODOS!
OBRIGADA!!!!!!

4 MILHÕES DE GRAUS CELSIUS II

OLÁ PESSOAL!!!!!!!
COMO ESTÃO DE ANO NOVO?
É certo que só muda o calendário, pois a sequencia da vida continua a mesma.
Mas sempre existe a esperança de dias melhores, não?
Houve algumas perguntas sobre a temperatura alcançada pelo acelerador de partículas.
Procurei explicações e uma que me pareceu viável fala sobre o tempo necessário para que ocorra a fusão de um determinado metal.
Se pensar bem, verá que essa temperatura foi alcançada em microssegundos , tempo insuficiente para que ocorra a fusão do metal ou das ligas metálicas .
A pressão também colabora preservando o metal.
Mas se aparecer mais novidades, eu volto no assunto!
Até!

Arquivo do blog