segunda-feira, 27 de maio de 2013

-TABELA PERIÓDICA- FAMÍLIA 8 B - HÁSSIO!

ALÔ PESSOAL!!!!
Vamos  de tabela periódica! Afinal hoje terminam as inscrições do ENEM  e é bom começar a estudar!!!!
Como sempre vamos te dar uma força!
A família VIII B é composta pelos elementos:
  8- Ferro, rutênio, ósmio  hássio,
 9- cobalto, ródio, irídio, meitnério, 
10- níquel, paládio, platina e darmstádio.
Os tres primeiros elementos já estão no blog.
Vamos ao Hássio!
 
O hássio é um elemento químico artificial, símbolo Hs de número atômico 108 (108 prótons e 108 elétrons) e de massa atómica 269 u pertencente ao grupo 8 (8B) da Classificação Periódica dos Elementos. Provavelmente, é um sólido na temperatura ambiente. Não é encontrado na crosta terrestre.
O elemento hássio foi sintetizado pelos pesquisadores alemães liderados por Peter Armbruster e Gottfried Münzenberg no laboratório GSI (Gesellschaft für Schwerionenforschung) do Institute Heavy Íon Research de Darmstadt, em 1984.
O "Hs-265" foi sintetizado incidindo sobre o Pb-208 um feixe de Fe-58 criado no Acelerador Linear Universal (UNIPLAC). Esta síntese foi confirmada posteriormente por pesquisadores russos, em Dubna.As propriedades do hássio não foram determinadas, ainda, devido ao seu decaimento muito rápido. O decaimento ocorre com emissão de partículas alfa ( núcleos de átomos de hélio ) com uma meia-vida de 2 milissegundos. Por isso, presume-se que é um elemento metálico, de transição , sólido, de coloração cinza ou branco prateado, com propriedades químicas semelhantes ao do elemento ósmio
Este elemento não apresenta aplicações práticas e desconhecem-se as suas reações com o ar, a água, os halogéneos, os ácidos e as bases. ( fonte: Wikipédia)
Aí está uma tabela que mostra os elementos!


Nenhum comentário:

Arquivo do blog