segunda-feira, 3 de setembro de 2012

SAL E SÓDIO EM DISCUSSÃO

ALÔ PESSOAL!
É mais do que sabido que  o excesso de sal prejudica , e muito, nosso organismo.
mas quando voce lê nas embalagens, não está escrito "sal" e sim " sódio", ou seja, mg de sódio.
Para converter, tem que usar uma regra bastante útil:
mg de sódio X 2,5 / 1000:
Exemplo:
5 unidades de "nuggets" tem 844 mg de sódio.
Então 844X 2,5= 2100 que dividido por 1000 = 2,1 gramas de sal.
Sabendo que o máximo de sal aceitável em nosso organismo é de 6g por dia, no máximo, os cálculos servem para noa avisar que estamos abusando!
E com se sabe que estamos indo para o lado errado?
O jornal "Estado de São Paulo", de 29/8/2012 , fez uma excelente matéria  sobre o compromisso para reduzir o sal nas formulações dos alimentos que entra em vigor em 2013.
Isso para que , até 2020, sejam deixadas de consumir 8,8 mil toneladas de sódio no país.
Conforme a reportagem estão na mira: margarinas vegetais, temperos para arroz, temperos em pasta, caldos líquidos e em tabletes, cereais matinais, maioneses, vegetais em conserva, embutidos em geral.
Assim a primeira parte visa  diminuir a quantidade de sódio nos itens: margarina vegetal, tempero para arroz, tempero em pasta, demais temperos, caldos líquidos ou em gel, cereais matinais e caldos em pó ou cubos.
Para que as reduções necessárias, de sódio, sejam efetuadas, muitas adaptações devem acontecer  para que o sabor conhecido não se altere. Os produtos brasileiros industrializados, quando comparados como s de outros países, apresentam teores de sal bem mais elevados. É o caso do macarrão: cada 100 gramas do produto tem entre 200 e 400 mg de sódio. No Canadá a média para essa mesma quantidade de macarrão é  de 926 mg.
Isoladamente, o sódio não tem sabor, o que confunde o consumidor e ele está presente não só em alimentos salgados, mas também em conservantes como o nitrito de sódio e o nitrato de sódio, nos adoçantes como ciclamato de sódio e sacarina sódica, fermentos como o bicarbonato de sódio e realçadores de sabores como o glutamato de sódio.
Assim, fique voce também de olho nas embalagens e use a regrinha acima: seu coração e sua pressão vão agradecer!!!!!

Arquivo do blog