sábado, 14 de agosto de 2010

OVNIS BRASILEIROS

OLÁ PESSOAL!!!!!!!
SP com o tempo totalmente variante!!!!!
Um dia 26 graus,no outro, 12 graus e previsão para 6 graus!!!!!!
Agora, frio e OVNIS não combinam...

As 1.562 páginas de documentos liberados pela Aeronáutica sobre óvnis nos céus do País já mobilizam ufólogos no Brasil e no mundo. Classificados como sigilosos até o ano passado, os documentos agora integram o "Arquivo X" da coordenação regional de Brasília do Arquivo Nacional.
As fotos, depoimentos e desenhos das aparições serão o principal tema do 16º Encontro Diálogo com o Universo, reunião de ufólogos que acontecerá em setembro, em Curitiba.
Responsável pelo acervo, Vivien Ishaq, supervisora do Núcleo do Acervo do Regime Militar, não esperava tanta repercussão com a liberação dos documentos, que registram aparições de óvnis de 1952 até 1999. "O que também chama a atenção é a quantidade de notícias da época do regime militar", avalia.
Ufólogos apontam que os principais papéis liberados são sobre episódios antes negados pela Força Aérea Brasileira (FAB). Um destaque é o relatório da Operação Prato, organizada em 1977 na cidade de Colares, no Pará. Moradores relatavam que eram vítimas de queimaduras vindas de luzes do céu. "A operação sempre foi negada", disse o ufólogo Marco Antonio Petit.
A FAB também liberou transcrições dos diálogos da cabine de comando do voo 169 da Vasp, de Fortaleza a São Paulo. Na noite de 8 de fevereiro de 1982, a tripulação e os passageiros do avião viram um óvni de diversas cores acompanhar a aeronave. "A aeronáutica investigava as pessoas que relatavam as aparições para checar a credibilidade das histórias", explicou o pesquisador do Arquivo Nacional Pablo Endrigo Franco.
Em outro caso, de 1986, radares registraram pelo menos 21 óvnis em Goiânia e São José dos Campos. As aparições saturaram os radares e interromperam o tráfego aéreo. Dois jatos tentaram checar o que aconteceu. O resultado da investigação foi inconclusivo.
Portaria publicada pelo governo na terça-feira define que novos relatos de aparições de óvnis devem ser catalogados e encaminhados para o Comando da Aeronáutica e o Arquivo Nacional. ( www.estadao.com.br)


E agora?Será que descobriremos alguma coisa?
XQUIMICA CURIOSIDADE TOTAL!!!!!!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

ASTERÓIDE PODE COLIDIR COM A TERRA

ALÔ PESSOAL!
Por essa ninguém esperava!
"Ao analisar a órbita do asteroide 1999 RQ36, a Nasa, agência espacial americana, detectou que há uma chance em 1.000 de que o corpo celeste colida com a Terra antes do ano 2200 - mais precisamente, no dia 24 de setembro de 2182. O impacto da colisão seria o equivalente à explosão simultânea de centenas de bombas atômicas. Os cientistas da Nasa já trabalham em um projeto para prever a trajetória do asteroide com maior precisão.

Caso o projeto seja aprovado, uma nave sairia da Terra em 2016 para mapear e coletar amostras de rochas do asteroide, que tem 550 metros de diâmetro. O RQ36 foi considerado oficialmente pela Nasa o "asteroide potencialmente perigoso", já que vai passar a 450.000 quilômetros da Terra. Ao mesmo tempo em que a proximidade da rota facilita o acesso ao corpo celeste - e o trabalho de mapeamento - ela torna o planeta um alvo fácil para o asteroide. Uma cratera de 10 quilômetros de diâmetro seria aberta na superfície da Terra caso houvesse a colisão.

O programa de mapeamento do 1999 RQ36 é um dos dois finalistas na corrida por financiamento do governo. O outro se trata de uma missão com destino a Vênus. Os planos dos competidores serão analisados durante dois dias em uma conferência da Nasa em Washington, que começa nesta terça. O resultado, porém, só será divulgado no ano que vem"( Veja on line)

"Nossa única chance de sobrevivência a longo prazo é espalhar a humanidade no espaço"
Stephen Hawking
XQUIMICA CONCORDA !!!!!!!!!!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

COMPÓSITOS


ALÔ PESSOAL!
COMO ESTÃO?
A imagem ao lado (http://3.bp.blogspot.com) mostra uma concha com a madrepérola dentro.
Um compósito.
O quê?
COMPÓSITO!
O que é isso?
É o produto da solidificação conjunta de dois ou mais materiais .Nessa concha o material compósito que forma a madrepérola éfeito de cristais planos de carbonato de cálcio ( CaCO3) embebidos em uma matriz orgânica, resistente e flexivel, dificil de quebrar.
Nos tecidos dos ossos os cristais de sais de fosfato embebem-se em fibras de um polímero natural chamado de colágeno: ficam na posição correta, mas com certa flexibilidade.
Materiais sintéticos compósitos com fibra de vidrose assemelham ao ossos.
Alguns compósitos leves, como de grafita, são usados em raquetes de tenis e no corpo das naves espaciais e aviões de alto desempenho.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

ESMALTE DE UNHA- COMPOSIÇÃO


ALÔ PESSOAL!!!!!!!!
Menininhas, mocinhas e todas que a-d-o-r-a-m suas unhinhas pintadinhas das mais diferentes cores!!!!!!!
Voces já se perguntaram porque o esmalte não escorre da unha e fica pingando? Como fixa e seca? Por que sai em lascas?
Mas o XQUIMICA está aqui para resolver suas dúvidas!!!!!!!!
Saiu na SUPER de agosto /2010:
No esmalte tem PMMA- polimetilacrilato- plástico que é usado como preenchedor labial e no esmalte tem a função de ligar os ingredientes: por conta disso ele não escorre!
Tem esteralcônio de hectorita - usado em baterias de celular e laptops.É um minério de onde é extraído o litio. Triturado é usado em forma de pó no esmalte e vira um espécie de cola. Em contato com a temperatura da mão (cerca de 35°C) ele provoca e evaporação dos solventes usados como a acetona: é assim que o esmalte se fixa na unha!
Nitrocelulose que é usado como detonador de explosivos, mas na unha forma um filme plástico e maleável .
Copolímero de etileno- o mesmo componente do seu chinelo praiano( nesse caso o copolímero entra para enrijecer o solado.)No esmalte garante que o filme formado não vá sair se despedaçando por aí...Por isso o esmalte sai em lascas!
Poliuretano o mesmo plástico que substitui o látex nos preservativos especiais para alérgicos.
A missão ,no esmalte, é integrar os pigmentos para que não formem um grude insolúvel no fundo do vidrinho!!!!!!!!
VAI ME DIZER QUE NÃO CURTIU!!!!!!!não é sempre que voce tem a oportunidade de decifrar a química do dia a dia!
No caso , esmalte do dia a dia...
BOA SEMANA A TODOS!

Arquivo do blog