quarta-feira, 4 de novembro de 2015

PERMANGANATO DE POTÁSSIO - FORTE AGENTE OXIDANTE

ALÔ PESSOAL!!!
Vamos tratar de um assunto que é bem fácil de encontrar nos vestibulares: permanganato e potássio.
Por que é importante?


O Permanganato de potássio é um composto de função química sal inorgânico, formado pelos íons potássio (K)+ e permanganato (MnO4). É um forte agente oxidante que apresenta tanto em estado sólido quanto em solução aquosa uma coloração violeta bastante intensa que, na proporção de 1,5g por litro de água torna-se vermelho forte.
Foi descoberto em 1659 pelo químico alemão Glauber, quando fundiu uma mistura do mineral pirolusita com carbonato de potássio. Obteve um material que dissolvido em água formou uma solução verde de manganato de potássio que, lentamente, mudou para a cor violeta devido a formação do permanganato de potássio.
É utilizado principalmente no tratamento da catapora (varicela) pois ajuda a secar os ferimentos. É usado também como agente oxidante em muitas reações químicas em laboratório e na indústria. Também é utilizado como desinfetante em desodorantes. É usado para tratar algumas enfermidades parasitarias dos pés, no tratamento da água para torná-la potável e como antídoto em casos de envenenamento por fósforo. Na África, muitos o utilizam para desinfetar vegetais com a finalidade de neutralizar qualquer bactéria presente. Soluções diluídas (0,25%) são utilizadas como enxaguantes bucais e, na concentração de 1 %, como desinfetante para as mãos.
É usado como reagente na síntese de muitos compostos químicos. Em química analítica, uma solução de aquosa padrão é usada com freqüência como titulante oxidante em titulações redox devido a sua intensa coloração violeta.
O permanganato se reduz ao cátion , Mn+2, incolor, em soluções ácidas. Em soluções neutras, o permanganato se reduz a MnO2, um precipitado marrom na qual o manganês tem um estado de oxidação 4+. Em soluções alcalinas, se reduz a um estado de oxidação 6+, formando o K2MnO4.
É utilizado como reativo para determinar o número Kappa da polpa de celulose.
É utilizado terapeuticamente na medicina como antisséptico tópico na pele em pequenas lesões.


Resumo :  Mn+2, incolor, em soluções ácidas
                 MnO2 , precipitado marrom em soluções neutras
               K2MnO4   estado de oxidação + 6 para soluções alcalinas.




 KMnO4 sólido é um forte agente oxidante e deve ser mantido longe de glicerina, etanol e outras substâncias orgânicas além do ácido sulfúrico, sob risco de reação explosiva. Soluções diluídas de permanganato de potássio em água são menos perigosas. A mistura do permanganato sólido com ácido clorídrico concentrado produz o perigoso gás cloro.



solução de permanganato de sódio


Questão da UFF:


O permanganato de potássio, KMnO4, Pode ser utilizado como bactericida para o tratamento das feridas causadas pela catapora, visto que o íon permanganato tem ação oxidante sobre as proteínas da epiderme. Uma solução diluída de permanganato tem coloração violeta e, na presença de um agente redutor e em função do pH do meio, esse íon pode ser reduzido a diferentes estados de oxidação. Sobre o íon permanganato é correto afirmar que:

a) Em meio neutro, o nox do Mn varia de +7 para +2
b) Em meio alcalino, o nox do Mn varia de +7 para +3
c) Em meio neutro é produzido MnO2
d) Em meio ácido é produzido Mn2O3
e) Em meio ácido, o nox do Mn varia de +6 para +4



resolução : pelo texto acima você já deduziu que a correta é  alternativa c
 fonte: Wikipédia

Arquivo do blog