sábado, 4 de abril de 2009

FIM DE SEMANA- EFEITOS DO ÁLCOOL


Aí, pessoal, não adianta falar de "bebidas" destiladas, não destiladas, drinks, coquetéis, sem saber os efeitos do álcool no SEU ORGANISMO!

Voce pode até pensar: mas isso não acontece comigo, eu sei quando parar!!!!!!!!

Será que sabe mesmo?????????????

Abaixo uma listagem do que pode ocorrer se voce ultrapassar os limites: e depois não adianta acordar com uma mega ressaca ,cheirando a vômito azedo e dizer: ops! acho que exagerei!!!!

Cuide-se agora para não passar vexame depois!

EFEITOS DO ÁLCOOL - DOSE DADA EM mg etanol/100 ml de sangue
DOSE EFEITO DO ETANOL

40 início da embriaguez ou do estado de euforia

150 intoxicação grave

300 coma alcoólica

500 morte por insuficiência respiratória

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo e Médicos, os efeitos do álcool (Etanol) sobre um indivíduo com 70 kg de peso, podem ser descritos como se segue:
EFEITOS DO ÁLCOOL DOSE (g/l) EQUIVALENTE EFEITOS
0,2 a 0,3

1 copo cerveja, 1 cálice peq.vinho, 1 dose uísque ou de outra bebida destilada
As funções mentais começam a ficar comprometidas. A percepção da distância e da velocidade são prejudicadas.

0,31 a 0,5
2 copos cerveja, 1 cálice grande de vinho, 2 doses de bebida destilada
O grau de vigilância diminui, assim como o campo visual. O controle cerebral relaxa, dando a sensação de calma e satisfação

0,51 a 0,8
3 ou 4 copos de cerveja, 3 copos de vinho, 3 doses de uísque
Reflexos retardados, dificuldades de adaptação da visão a diferenças de luminosidade; superestimação das possibilidades e minimização de riscos; e tendência à agressividade.

0,81 a 1,5
grandes quantidades de bebida alcoólica
Dificuldades de controlar automóveis; incapacidade de concentração e falhas de coordenação neuromuscular.

1,51 a 2
grandes quantidades de bebida alcoólica
Embriaguez, torpor alcoólico, dupla visão.

2,1 a 5
grandes quantidades de bebida alcoólica
Embriaguez profunda.

> 5
grandes quantidades de bebida alcoólica
Coma alcoólico.


Outros efeitos do álcool sobre o organismo do homem/mulher estão listados a seguir:
diurese autolimitada
vasodilatação cutânea (vermelhidão)
retardo no trabalho de parto
prejuizos no desenvolvimento fetal
degeneração neurológica (bebedores inveterados), como a demência e neuropatias periféricas
hepatopatia que progride para a cirrose e a insuficiência hepática
tolerância, dependência física e psicológica (vício)
Olhe acima e pense mil vezes antes de beber e dirigir!!!!!!!!!

quinta-feira, 2 de abril de 2009

POR QUE O ÁLCOOL "SOBE" TÃO RÁPIDO?

ANTES DE BEBER "TODAS" VEJA ACIMA E LEIA ABAIXO!
processo de destilação do mosto fermentado
Malte








esses grãos azuis = zimbro!

BEBIDAS DESTILADAS


Química é sempre uma surpresa!

Hoje me perguntaram o que era agave, base da produção da tequila. Sei que é uma planta, mas como é? olha ela aí do lado!-->

Daí me deu uma baita curiosidade para saber sobre o zimbro, pisco etc e o texto sobre os destilados ficou assim ( lembre sempre que tem que haver a formação de mosto- leia abaixo- e depois o processo de destilação!) :
Bebidas destiladas

Bebidas destiladas são obtidas da destilação do fermentado. Estas bebidas deveM possuir teores alcoólicos entre 38 a 54° GL. O processo de destilação permite a separação de uma mistura de substâncias.
As mais conhecidas são:
v Caninha ou aguardente: obtida da fermentação do mosto da cana-de-açúcar, possuindo no máximo 6 g de açúcar por litro;
v Cachaça ou aguardente de melaço: originada do fermentado de melaço, possuindo os mesmos limites de teores de açúcar;
v Rum :é o destilado alcoólico simples de melaço ou caldo de cana e melaço, envelhecido em recipiente de carvalho ou madeira equivalente, podendo ser suplementado com até 6 g de açúcar/L e por caramelo;
v Uísque :é um destilado alcoólico simples, obtido de cereais que sofreu total ou parcial maltagem e foi submetido ao envelhecimento em recipientes de carvalho ou madeira equivalente, adicionado ou não de caramelo.
v Conhaque: é o destilado alcoólico simples envelhecido do vinho, podendo ser suplementado com caramelo e no máximo de 10 g de açúcar por litro;
v Gim: é o bi-destilado do álcool etílico potável na presença de bagas de zimbro (Juniperus communis) e outras substâncias vegetais aromáticas. Pode ser doce de tiver 6 a 15 g/L de açúcar, e seco, se tiver no máximo 6 g/L de açúcar;
v Vodca :é obtida do destilado alcoólico simples de cereais ou tubérculos( batatas), ou do álcool etílico potável, que foi submetido ao tratamento com carvão ativo e pode ser aromatizado. A passagem no carvão ativo elimina a maioria das impurezas;
v Steinheger: é o bi-destilado do destilado alcoólico simples de cereais ou o bi-destilado e retificado álcool etílico potável, sempre na presença do fermentado mais zimbro.
v Absinto: é uma bebida destilada feito de anis ou funcho . Ela foi criada e utilizada primeiramente como remédio .Tem geralmente uma cor verde-pálida, transparente ou, no caso de envelhecido, castanho claro. Apresenta uma porcentagem de álcool muito elevada ( 45% a 80 %)

v Pisco: é o nome de duas variedades diferentes de aguardente de uva , produzidas no Peru e no Chile . É baseado fundamentalmente na destilação do mosto proveniente de uvas.

v Tequila : é uma bebida alcoólica destilada originária do México feita através da destilação do sumo de uma planta da América Central o Agave tequilana (também chamado agave azul ou agave azul de Weber). É produzida em região demarcada pela Lei Mexicana no Estado de Jalisco onde se encontra a pequena povoação de Tequila que lhe deu o nome, e onde se concentram os principais produtores. Fortemente aromática, a bebida apresenta diferentes graus de cor, sabor e aroma conforme o tempo de envelhecimento .

O mosto (do latim mŭstum, "novo", "jovem") é o sumo de uvas frescas obtido antes que passem processo de fermentação. Por extensão é o subproduto de qualquer fruta com alto teor de açúcar

terça-feira, 31 de março de 2009

AMIDO E IODO : TUDO FICA AZUL!






Aqui estão duas experiencias com iodo.

No pão foi adicionado iodo e depois de meia hora ficou azul escuro.

Na batata também foi adicionado iodo , e ficou quase preta!

por que?

bem temos que recorrer à quimica organica!

Todos os amidos de planta são moléculas gigantes,pela união de 60 a 6000 unidades de glicose.Esses pedacinhos de glicose podem se unir de duas formas: alinhados em uma cadeia consecutiva ( e soluvel em água) e outra forma mais elaborada e ramificada, insoluvel em água.Somente a cadeia reta reage com o iodo produzindo lindas cores que vão do laranja ao azul muito escuro, quase preto. Assim se voce quiser saber se alguma coisa que voce come tem amido, coloque iodo!- compra-se na fármacia: tintura de iodo! e não pode ser ingerido!

Verá que frutas, verduras, legumes, te darão uma chance de ver onde o amido está escondido!

E as farinhas, massas, pães em geral...

E outra: voce sabia que nos EUA as notas de dólar são tratadas de tal forma que não apresentam nenhum traço de amido, e essa fórmula é super-ultra-mega secreta ( lembre que papel é celulose e tem a mesma mãe do amido!- Glicose! )

Quando eles querem saber se uma nota é falsa, escrevem com uma caneta à base de iodo!!!!!!!!! se ficar escuro, nota falsa, já era!!!!!!!!!!

espertinhos, não???????????

domingo, 29 de março de 2009

MUDANÇAS NO VESTIBULAR DE 2010

Vestibulandos:
fiquem atentos para as possíveis mudanças nos vestibulares da USP e UNESP ( esses, por enquanto)
Possíveis alterações
1ª Fase:
“O mais generalista possível”, diz o projeto. Quem não atinge a nota de corte é eliminado e o desempenho do candidato não conta para a segunda etapa.
2ª Fase:
Restrita a três dias e o primeiro não sofreria alteração – o candidato responde a 10 questões de Português e elabora a Redação. Já no segundo, o candidato realizaria uma prova com 18 questões de biologia, matemática, química, física, geografia, história – seis interdisciplinares (questões que avaliam mais de uma disciplina). No último dia, o candidato faria a prova específica com dez questões, cinco perguntas de duas disciplinas do curso escolhido.
Habilidades Específicas:
Seriam realizadas após o 3º dia de exame, considerada uma 4º prova da segunda fase

Arquivo do blog