OLÁ, FRIENDS,MUCHACHOS, AMIGOS!
Imagina a situação: seu pai pede para voce buscar aquela cerveja geladéssima no congelador .
Voce, mais do rapidamente, pega a garrafa pelo meio e SCAMBAU!!!!!!!!!!
A cerveja congelou total!
Como? Onde? Por quê?
Se voce ler abaixo não só vai levar uma cerveja líquida muito gelada : vai surpreender o paizão com as explicações químicas !!!!!!!!!! :)
A cerveja nada mais é do que uma solução aquosa. Na água nós temos as substâncias responsáveis pelo sabor e odor dissolvidas, juntamente com o álcool e o gás carbônico. Ao ser engarrafada, a pressão interna aumenta, abaixando o ponto de congelamento. A presença do álcool também abaixa o ponto de congelamento, mas por estar presente em pequena quantidade (aproximadamente 5% na cerveja), altera pouco. A mistura de todas estas substâncias é que explica porque a cerveja não congela em temperatura bem abaixo da de congelamento da água, sendo possível encontrá-la no estado líquido mesmo abaixo de 0 ºC.( congelador - 5°C)
Nesta condição, a cerveja encontra-se em um estado metaestável, e um simples choque mecânico favorece o processo de cristalização. .
É justamente este fenômeno que ocorre na cerveja. A agitação mecânica permite que se formem os primeiros cristais de sólido e, então o fenômeno se propaga solidificando todo o líquido super-resfriado. Aconselha-se retirar a cerveja lentamente e sem movimentos bruscos, molhar a garrafa em água corrente para evitar este fenômeno.
Alguns outros fenômenos devem ser ainda considerados. Um deles seria o calor transmitido pela mão ao pegar na garrafa, provocando uma pequena expansão do gás presente líquido no interior, o que seria em outras palavras, uma perturbação ao estado de equilíbrio interno.Então pegue a garrafa pelo gargalo!
Nesta condição, a cerveja encontra-se em um estado metaestável, e um simples choque mecânico favorece o processo de cristalização. .
É justamente este fenômeno que ocorre na cerveja. A agitação mecânica permite que se formem os primeiros cristais de sólido e, então o fenômeno se propaga solidificando todo o líquido super-resfriado. Aconselha-se retirar a cerveja lentamente e sem movimentos bruscos, molhar a garrafa em água corrente para evitar este fenômeno.
Alguns outros fenômenos devem ser ainda considerados. Um deles seria o calor transmitido pela mão ao pegar na garrafa, provocando uma pequena expansão do gás presente líquido no interior, o que seria em outras palavras, uma perturbação ao estado de equilíbrio interno.Então pegue a garrafa pelo gargalo!
( fonte adaptada de http://www.quimicalizando.com/) (imagem:www.sabbadamusicbar.com.br)
XQUIMICA E A SEXTA FEIRA SEM CONGELAMENTO!!!!!!!
7 comentários:
Lígia!!! me tira uma duvida haha : )
Se ao fazer o balanceamento de uma equação química, tendo 7 Moléculas (ou átomos?) de Oxigênio do lado direito da equação (o produto) e tendo 2 moléculas de Oxigênio do lado esquerdo, eu coloquei um sete sobre 2 (7/2) do lado do oxigenio na esquerda. Mas o professor disse que tava errado, ele disse que nenhuma reação pode ser representada dessa maneira, já que eu não posso ter metade de um átomo, eu não posso dividir o átomo, mas ele disse que a representação estava certa em relação a quantidade de mol, já que eu posso dividir o valor do mol. Fiquei confuso com a explicação dele. No vestibular eu posso balancear a equação dessa forma?
Outra coisa, Em uma questão sobre distribuição eletrônica, o Fe tem numero de massa 56 e possui 30 nêutrons, Mas a questão pede a distribuição eletrônica do íon Fe3+
dai eu sei que eu tenho que tirar 3 elétrons do Fe, mas na hora de representar no diagrama de Pauling não sei se devo escrever na ordem certa (de 1 à 23 elétrons (56-30=26 elétrons)) ou retiro 3 elétrons de algum conjunto do diagrama, Eu não lembro mais =/
OI,Victor!
O que seu prof. falou é conceitual: o átomo não pode ser dividido, mas o mol ( 6x10²³ átomos) pode e é dividido.
No vestibular são comuns as reações com essa representação, é só pegar alguns testes de vestibulares para voce verificar.
Agora, pode ser que na hora das alternativas, para tirar essa fração, todo o conjunto fique multiplicado por 2.Aí serão números de átomos inteiros, como diz seu prof.
Quando se pede a distribuição eletronica de um íon faça pelo diagrama de Pauling: 1s2, 2s2, 2p6, 3s2,3p6,4s2, 3d6( essa é a configuração do elemento ferro)
Para o íon Ferro +3, retire 3 eletrons do subnivel d6, que fica d3 .Sempre que tiver que fazer configuração eletronica de ions, os eletrons saem da última camada que vc escreveu do diagrama de Pauling.Ei! de onde vc tirou esse ( 56-30 = 26 )??????
Espero ter ajudado!
abraços!
Ah! e não esquece que a distribuição eletronica sempre se refere ao número atomico, no caso do ferro Z=26.
Não se faz distribuição de massa ( só na padaria!)
até!
e, A-Z=N
, ou seja, o número de neutrons é a subtração entre a massa atomica e o número atomico.
Mais uma coisa: exemplo:
H2SO4 - 1 molécula de ácido súlfurico
tem 2 átomos de hidrogenio, 1 átomo de enxofre e 4 átomos de oxigenio.
Se voce considerar a MM do H2SO4= 98 g/ mol ou seja um mol de ácido súlfurico tem 98 g.( 2 g de hidrogenio, 32 gramas de enxofre e 16x4=64 gramas de oxigenio)
É considerado, nas reações e em seus balanceamentos, que o número na frente da molécula representa a quantidade de mol naquela reação especifica.
Ufa! acho que consegui :))
Muito obrigado mesmo Lí! Tinha esquecido totalmente que eu podia multiplicar a equação, era exatamente isso que faltava pra eu entender. Também entendi sobre as moléculas e átomos. o 56-30 = 26
é assim: o 56 é o A, numero de massa (ou massa atômica? outra duvida haha) e no exercício eu não tinha o Z. 30 é numero de nêutrons que o exercício deu. Eu só subtrai os neutros e achei os prótons (26)A-N=Z=P, como tem 26 prótons tem 26 elétrons também, eu tirei 3 elétrons por causa do íon e fiz a distribuição eletrônica.
Número de massa se refere à massa do átomo ou da média ponderada de seus isotopos.
massa atomica é a massa do átomo, coincide com o número de massa na tabela periódica.
Seus cálculos estäo corretos.para encontrar o número de protons fazer A-N, mas a igualdade com o numero de eletrons só faz sentido para os atomos e nào seus ions.
abracos
Lígia
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