quarta-feira, 17 de março de 2010

TABELA PERIÓDICA, SEMPRE LINDONA!

imagem:http://www.meta-synthesis.com/
OLÁ PESSOAL DO LADO DE CÁ E DO LADO DE LÁ!!!!!!!
O meu ex aluno Victor mandou uma foto de uma tabela das galáxias!!!!!!!
Quais as vantagens?
Leia:
A tabela original, do ano de 1869, tem o formato retangular no qual os elementos estão dispostos em linhas horizontais, aqueles que tem características semelhantes, aparecem em intervalos regulares nas linhas verticais. Já o novo modelo apresenta os elementos em forma de espiral, o autor explica que esse formato diferenciado facilita a compreensão, pois “o cérebro humano se adapta melhor a curvas do que a retas”. Os elementos também são apresentados em círculos ligados a outros círculos menores com o número atômico correspondente.
As cores que representam os elementos continuam as mesmas. O que também facilita a adaptação. Já a analogia com as galáxias vai além do formato. Por ser uma espiral infinita, a nova tabela permite que sejam acrescentados novos elementos que venham a ser descobertos, pois, assim como microcosmo, a atividade atômica não é estática.
A nova localização do Hidrogênio (H)
O Hidrogênio, que na Tabela de Mendeleev fica perto dos metais alcalinos, ganhou nova posição, na espiral - fica colocado em um aro mais central, perto do Carbono (C), justificando essa alteração pelo fato de haver mais afinidade entre o Hidrogênio e o Carbono, com quem faz ligações com mais facilidade, do que entre o Hidrogênio e o lítio (Li), ou com os metais alcalinos.
Embora tenha mudado de posição, o Hidrogênio continua não pertencendo a nenhuma família. Este fato é sinalizado por Stewart pela ausência de um traço interligando Hidrogênio e Carbono (C).
Neutrônio: o novo elemento
A existência do novo elemento ainda é uma suposição dos cientistas. O que se sabe até agora é que ele teria apenas nêutrons em seu núcleo, o que faria dele um elemento muito pesado. E seguindo a lógica de Rutherford se localiza no centro da espiral.

(fonte:www.igeduca.com.br)






2 comentários:

Gustavo disse...

Bem bolado!!
Mas, isso está sendo aceito ou é só pura diversão? :)

XQUIMICA disse...

Como química posso responder: é o futuro da tabela periódica!
Veja que no modelo antigo não tem mais espaço para os novos elementos...E voce já viu a tabela de desenhos de cartoons? e a elefantes?
vá no site de onde tirei a figura e se divirta com o nonsense!
obrigada pela visita!

Arquivo do blog