quarta-feira, 13 de abril de 2016

LAGO NATRON DA TANSÂNIA QUE PETRIFICA

ALÔ PESSOAL!!!
Cenas impressionantes que tem a explicação química... Vejam abaixo a reportagem da" Isto é"  :
BICHOS-01-IE.jpg


BICHOS-02-IE.jpg





É como um enredo de filme de terror: animais desavisados caem em um lago misterioso e são transformados em estátuas. Parece ficção, mas a história é real e acontece no lago Natrão, na Tanzânia. Algumas vítimas desse lago mortal foram registradas pelo fotógrafo britânico Nick Brandt. O resultado está no livro “Across the Ravaged Land” (Através do Lago Devastado, em tradução livre – sem versão em português). O nome do lugar já explica parte da letalidade do lago. Natrão é um sal formado por carbonato de sódio hidratado e bicarbonato de cálcio, que se depositou ali por meio de cinzas vindas de vulcões.
 Os egípcios sabiam disso e usavam a substância em processos de mumificação.
O natrão torna o ambiente do lago extremamente inóspito, com um nível de pH muito alcalino, variando entre 9 e 10,5. Isso faz com que o Natrão seja considerado o lago mais cáustico do mundo. Ou seja, ele é altamente corrosivo. Além disso, a temperatura de suas águas pode chegar a 60°C.
 Um dos poucos animais capazes de sobreviver no lago é uma espécie de tilápia adaptada para suportar a alcalinidade e a alta temperatura.
Surpreendentemente, o local é o paraíso de flamingos que se alimentam de spirulina, um tipo de cianobactéria que cresce nas margens do Natrão. As aves constroem seus ninhos ali justamente porque o ambiente é tão agressivo à vida que acaba espantando predadores. Mas, vez ou outra, alguns flamingos caem acidentalmente na água e também acabam virando “pedra”.

Segundo Nick Brandt, ninguém sabe exatamente como os animais morreram. Uma hipótese é que os reflexos na superfície do lago tenham confundido os animais, do mesmo jeito como pássaros trombam com janelas de casas e prédios. Uma vez que são “capturados” pelas águas letais do Natrão, os bichos morrem e ficam calcificados. “O sal alcalino presente no lago ‘gosta’ de água e absorve toda a umidade, ressecando qualquer coisa que entre em contato com ele”, afirma Ethan Kinsey, um dos participantes da expedição de Nick Brandt, em seu blog. “Além disso, a alcalinidade atua como uma substância antibacteriana, preservando os corpos da decomposição”, diz. Encantado e surpreso pelo mórbido espetáculo dos corpos espalhados pelos arredores do lago, Brandt reposicionou os cadáveres de modo que parecessem vivos e os clicou, eternizando-os também em imagens.

IEpag92e93Bichos-2.jpg
fonte:http://www.istoe.com.br/reportagens

segunda-feira, 11 de abril de 2016

XQUIMICA - REPERCUSSÃO

ALÔ PESSOAL!
Como estão?
Algumas pessoas perguntam qual é o acesso do blog.
Bom, aqui tem um parâmetro para aqueles que querem saber:


Visualizações de página de hoje
 431
Visualizações de página de ontem 
437
Visualizações de página do mês passado
 16.288
Histórico de todas as visualizações de página
  737.189


pouco, muito?
O importante é que você acesse e fique satisfeito com as explicações.
E se não ficar, pergunte, comente!
XQUIMICA tem o prazer em atender suas dúvidas!

Arquivo do blog