terça-feira, 16 de setembro de 2008

ALUMÍNIO E IODO - A EXPLICAÇÃO PASSO A PASSO!



OBSERVE BEM: PRIMEIRO É COLOCADO IODO TRITURADO. DEPOIS ALUMÍNIO EM PÓ. AMBOS SÃO MISTURADOS. A REAÇÃO JÁ COMEÇOU MAS PRECISA DE UMA ENERGIA DE ATIVAÇÃO, OU SEJA, UM EMPURRÃOZINHO PARA ACONTECER.
NESSE MOMENTO ENTRA A ÁGUA, UMA SÓ GOTA!
VEJA A SUBLIMAÇÃO DO IODO, ATRAVÉS DA COR ROXA( em uma reação altamente exotérmica= libera calor) E A FORMAÇÃO DE IODETO DE ALUMÍNIO.
REAÇÃO:
2Al + 3 I2 --> 2 AlI3

ALUMÍNIO TRANSPARENTE

O alumínio transparente é hoje uma realidade. Sua descoberta foi prevista no filme de ficção científica Star Trek 4 (Jornada nas Estrelas 4). O alumínio transparente é conhecido na indústria como ALONTM, se trata de um oxinitrato policristalino de alumínio, ou seja, uma cerâmica transparente cristalizada sobre átomos de alumínio. Apesar de ser uma cerâmica, é muito mais resistente que o vidro blindado, e seu desenvolvimento foi inicialmente buscado pelo exército americano para a construção de janelas em veículos blindados. O alumínio transparente é muito mais resistente, leve e fino que o vidro blindado, oferecendo diversas vantagens para a blindagem de veículos. Apresenta diversas outras vantagens sobre o vidro, e para uso civil já está sendo usado em leitores de código de barras em supermercados devido ao seu alto índice de transparência para luz visível e ultravioleta. Muitas outras aplicações estão previstas para o ALONTM (alumínio transparente), e até mesmo as latas de cerveja e refrigerante serão fabricadas nesse material (em 20 ou 30 anos). Todo o mercado pode se beneficiar dessa descoberta, dependendo somente da queda do preço desse produto, pois o método de produção do ALONTM é ainda 5 vezes mais caro que o vidro blindado. Muitas pesquisas estão avançando nesse campo, basta lembrar que o alumínio já foi considerado metal nobre devido ao mesmo problema (alto custo de fabricação) e hoje é um material muito barato.(wikipédia)

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Arquivo do blog