sábado, 10 de setembro de 2011

ESTAÇÃO DE RECICLAGEM COM ÁGUA DE REÚSO

ALÔ PESSOAL!!!!!!!
Como estão? Já sentindo o cheirinho de fim de ano?
No jornal "Estado de Saõ Paulo" saiu uma matéria sobre reciclagem bem bacana.
É feita em Israel , país onde falta espaço para armazenar o lixo, a água é bastante escassa e valiosa,e a população tem pouco envolvimento com a coleta seletiva.
O que fazer, então?
A maior estação de tratamento de lixo de Israel partiu de uma idéia simples e inovadora: cada tipo de objeto, quando colocado em água, responde de uma maneira diferente: os plásticos flutuam, os metais vão para o fundo e o material orgânico fica no intermediário. Agora imagina um piscinão com água e contêineres armazenam o lixo que chega é acondicionado e depois é colocado em esteiras.Nestas esteiras vai um jato de ar que separa o papel do resto do lixo. Depois tudo é jogado no piscinão onde ocorre a separação por densidade.
De todo o lixo 20% vira resíduo e mais de 90% do processo é mecanizado, sem separação manual.
O material orgânico é depositado em tanques de fermentação, os resíduos são transformados em adubo para a agricultura e o gás metano( gerado pelo acúmulo desse material) gera eletricidade.
Além do lixo doméstico a estação é capaz de receber e tratar resíduos de construção. Nas piscinas de água , o ferro e madeira são separados dos outros elementos e o que sobra é esmagado virando areia e cascalho.
A água é constantemente tratada para que possa ser reutilizada.
Essa estação chama-se Hiriya, foi construida em 2004, recebe diariamente 800 caminhões de lixo com 3 mil toneladas de resíduos sólidos e 1,5 toneladas de entulhos de construção e demolição.
Esse parque de reciclagem atende cerca de 2 milhões de habitantes.
XQUIMICA PERGUNTA: ISSO NÃO SERIA VIÁVEL PARA NOSSO PAÍS?

Arquivo do blog