segunda-feira, 25 de abril de 2016

TRATAMENTO DE CANAL COM MICRODIAMANTES

ALÔ PESSOAL!
tudo bem?
Quem disse que o diamante só pode brilhar nas joias?
Estudos realizados indicam uma técnica inovadora que utiliza micro diamantes para preencher o canal de onde foi tirada a raiz e desinfetado.




O tratamento endodôntico (RCT) representa um padrão de tratamento que aborda tecido pulpar infectado nos dentes e protege contra a infecção futura. RCT envolve a remoção da polpa dentária compreendendo vasos sanguíneos e tecido nervoso, descontaminação tecido residualmente infectado através da instrumentação biomecânica e canal radicular, obturação usando um material de enchimento para substituir o espaço que anteriormente era composto por polpa dentária.
 Guta-percha (GP) é normalmente utilizado como o material de enchimento, por que é maleável, inerte e biocompatível. Mas ao preencher o espaço do canal radicular com GP , o padrão de cuidado para terapias endodônticos, ele exibe limitações, reinfeção da raiz do canal, e baixas propriedades mecânicas. 
Para enfrentar esses desafios, os médicos têm explorado o uso de produtos que não são GP como materiais de enchimento raiz .
Entre as classes de materiais que estão a ser explorados como novas plataformas de endodontia, nano diamantes (NDS) pode oferecer vantagens únicas, devido às suas propriedades favoráveis, particularmente para aplicações dentárias. Estes incluem versátil superfície química facetada , biocompatibilidade, e seu papel na melhoria das propriedades mecânicas, entre outros.
Este estudo desenvolveu uma forma  com amoxicilina ( NDGP), um antibiótico de largo espectro utilizado para a infecção endodôntica
. Além disso, a radiografia digital e tomografia micro computadorizada demonstrou que obturação de canais radiculares com NDGP poderia ser alcançado usando técnicas clinicamente relevantes. Além disso, os ensaios de inibição do crescimento bacteriano confirma a funcionalidade de droga NDGP funcional com amoxicilina.
Este estudo demonstra um caminho promissor para a implementação NDGP no futuro terapia endodôntica de melhores resultados do tratamento.
Embora a técnica  RCT empregue poderosos irrigantes intracanal, por exemplo, 6% de NaOCl,- lembra do gosto horrível que fica na boca?- para erradicar a infecção microbiana, é muito difícil de alcançar a desinfecção completa do complexo anatomia do canal radicular.  Além disso, as estruturas intracanal secundárias, por exemplo, canais laterais e istmos , podem abrigar flora bacteriana estabelecida e servir como uma fonte de reinfecção do canal radicular, causando falhas no tratamento. existem esses canais laterais em toda a maioria das estruturas do canal radicular e são mal detectadas  em radiografias dentais. Mesmo se for detectado, canais laterais são frequentemente difíceis de tratamento.
 Foi desenvolvido um nano diamante-guta-percha composta (NDGP) incorporado com nano diamante-amoxicilina (ND-AMC) conjugados, que podem reduzir a probabilidade de reinfeção do canal  e melhorar os resultados do tratamento. 
NDS são nanopartículas de carbono que são aproximadamente 4-6 nm de diâmetro; eles são subprodutos de resíduos que são rapidamente transformados para aplicações biomédicas. 


As figuras mostram como são obtidas as "agulhas" que irão preencher os canais e como combatem as infeções.
Figure









maiores informações:http://pubs.acs.org/doi/full/10.1021/acsnano.5b05718





Arquivo do blog