segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

SHAMPOOS E CONDICIONADORES




ALÔ PESSOAL!


Já repararam que para cada tipo de shampoo tem um condicionador específico? Coincidência?Nananinanão!!!!!!!!!!!!


Esses pares são resultados de muitas pesquisas para determinar o que fica melhor nos cabelos da mulheres brasileiras que tem a tendencia de ter sua cabeleira mais ressecada.


Veja, 70% da população brasileira tem cabelos secos. Por isso, um xampu não pode ser apenas um agente de limpeza, mas deve proporcionar algum cuidado capilar. Os formuladores precisam definir um mix de ingredientes, entre eles os polímeros naturais ou sintéticos, além de aminas/amidas, para depositar um pouco de condicionantes para melhorar a penteabilidade. A lavagem com xampus deixa os cabelos com cargas negativas, havendo a necessidade de aplicar um condicionador para neutralizá-las e ao mesmo tempo repor parcialmente a carga graxa. Um dos trabalhos dos formuladores consiste em ajustar a composição de xampus e condicionadores, formando os pares oferecidos aos consumidores.


A preferência de mercado nos aniônicos se concentra no lauril éter sulfato de sódio, menos agressivo que o lauril sulfato. A Rhodia oferece aos clientes como anfótero o cocoanfodiacetato de sódio (Miranol), muito bem-aceito no Brasil. Esse tensoativo reduz a irritabilidade e produz mais espuma.


O mercado associa alguns efeitos à aparência do produto, embora isso nem sempre seja verdadeiro. Os fabricantes fazem xampus brancos quando querem enfatizar o tratamento dos cabelos. Xampus perolados enfatizam a alta qualidade. As linhas mais comuns geralmente adotam a transparência, também usada para indicar pureza.


No Brasil há uma gama enorme de tipos de cabelo, por isso a quantidade de diferentes tipos de shampoos.


E uma curiosidade: a água, no Brasil , tem menor quantidade de sais dissolvidos, o que leva à uma formulação diferente dos shampos dos paises europeus e americanos.


mas ,afinal, o que tem em um shampoo?


Essa é a formulação :


um agente de limpeza( ou uma mistura deles), um agente espessante, agente engordurante, emulsionantes, estabilizadores de espuma, agente perolante, agente conservante, essências e corantes e aditivos especiais que conferem características diferenciadas aos shampoos.


Os tensoativos funcionam como o detergente, retirando a sujeira.Exemplo mais comum é o lauril eter sulfato de sódio


Os espessantes servem para dar viscosidade ao produto, torná-lo menos "líquido".


Os engordurantes repoem o excesso de gordura que foi retirada pelo tensoativo. Um exemplo muito usado de engordurante é a lanolina.


Estabilizantes de espuma servem para que a espuma não desapareça assim que começa a lavagem.São usados alcanolamidas, os fosfatos e os amino-óxidos.


Agentes Preservantes: devem ser adicionados para proteger o produto de crescimento microbiano. As bactérias contaminam o ambiente a partir do suprimento de água ou equipamentos que não tenham sido limpos corretamente. Para esse fim, são utilizados parabenos, formaldeído, DMDM hidantoína entre inúmeros outros.


Agentes Conservantes:são usados para evitar a oxidação e o ranço de componentes insaturados, tais como óleos vegetais. Nesta classe é incluído os filtros UV, que auxiliam na proteção da entrada de radiação UV no produto, podendo danificá-lo ou diminuindo sua vida útil .
Essências e Corantes: são adicionados ao shampoo para encobrir algum odor desagradável de algum produto da formulação e para angariar maior aceitação do produto pelo consumidor. Porém é bom lembrar que a presença destes componentes podem comprometer a qualidade do shampoo, provocando alterações na viscosidade, transparência, estabilidade e coloração final.
Aditivos Especiais: existem para caracterizar o produto. Por exemplo: Algas Marinhas, Complexo Termo-ativo, Ceramida .


XQUIMICA DE CABELOS LIMPINHOS!


fonte:http://chipre.iqm.unicamp.br e revista de química

Arquivo do blog