sexta-feira, 6 de julho de 2012

TOP BLOG 2012

ALÔ PESSOAL!
mais um ano e o XQUIMICA  foi indicado para premiação no TOP BLOG 2012.
como é através de votação, peço a ajuda de voces, que me acompanham!
Essa é a nossa terceira indicação!
Bem que mereço um prêmio!
Obrigada!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

MORADORES DO CASTELO E SUAS HISTÓRIAS

ALÔ PESSOAL!
Esse é o antimônio e sua história é de arrepiar!!!!!!!!!!
Encontrei no livro "A colher que desaparece" de Sam Kean, com ilustração de quimicafbl.blogspot.com:
"Nabucodonosor II, o rei que construiu os Jardins Suspensos da Babilônia, no século VI a.C. usou uma mistura nociva de chumbo e antimônio para pintar as paredes de seu palácio de amarelo.Talvez não por coincidência, ele enlouqueceu logo depois , passando a dormir fora do castelo no campo e a comer grama como um boi. Por volta da mesma época as mulheres egípcias aplicavam uma forma diferente de antimônio como rímel, para enfeitar o rosto e para desfrutar de poderes de feiticieira e lançar maus olhados nos inimigos.
Mais tarde , monges medievais ficaram obcecados com as propriedades sexuais do antimônio e decidiram que esse elemento, meio metal, meio isolante, nem uma coisa  nem outra, era um hermafrodita.
Pílulas de antimônio também ganharam a fama com laxantes.Diferentemente das pílulas modernas, as pílulas duras de antimônio não se dissolviam nos intestinos e, como eram consideradas valiosas, as pessoas remexiam em matérias fecais para encontrá-las e reutiliza´-las. Alguma famílias de sorte passavam o laxante de pai para filho. Talvez por essa razão o antimônio tenha exercido tanto trabalho como medicamento, embora seja tóxico. É provável que Mozart tenha morrido por ter ingerido uma quantidade grande demais de antimônio para combater uma febre grave.
Os cientistas acabaram por lidar melhor com ele. A mistura de pentafluoreto de antimônio SbF5, com o ácido fluorídirco HF, produz uma substancia de pH - 31, um superácido que é 100 nonilhões de vezes mais potente que o suco gástrico e é capaz de dissolver vidro de uma forma tão implacável quanto a água dissolve o papel. Voce não  poderia colocá-lo em uma garrafa de vidro, pois ele  dissolveria a garrafa e sua mão!
Ele é armazenado em contêineres revestidos de teflon."
E então?
Amaram esse elemento tão básico?
 Tem outras histórias!!!!!!!!!!! Aguardem!!!!!!!!!

Arquivo do blog