sábado, 7 de março de 2009

DESTILANDO O VINHO : QUAL O PRODUTO?



QUANDO O VINHO ESTÁ DESTILANDO, CAI DO OUTRO LADO , UM LÍQUIDO INCOLOR.

Esse líquido é o álcool contido no vinho. O processo de destilação separa substâncias de uma mistura, através de seus diferentes pontos de ebulição.

Assim o líquido que voce vê cair é incolor, mas pega fogo: logo é um combustível e se voce pensar que o vinho vem da fermentação das uvas, já sabe a origem do álcool!

QUMICA É SUPER!!!!!!

FROZEN YOGURT DE LIMÃO: QUERO VER O CALOR RESISITIR!


Frozen yogurt de limão:
- 3/4 xícara (chá) de água- 1 colher (chá) de gelatina em pó sem sabor- 1/2 xícara (chá) de adoçante (ou 1 xícara de chá deaçúcar)- 2 claras- 2 copos de iogurte (400 g)- 1 colher (sopa) de suco de limão

Preparo:
Hidrate 1 colher (chá) de gelatina em pó sem sabor em 1/4 xícara(chá) de água e leve em banho-maria até que a gelatina dissolva.Reserve. Numa panela, coloque 1/2 xícara (chá) de adoçante (ou 1xícara de chá de açúcar) e 2/4 xícara (chá) de água.Leve ao fogo e cozinhe até a calda ficar em ponto de fio. Ao colocar um pouco da calda, entre o polegar e o indicador se forma um fio fino e firme ao separar os dedos. Na batedeira, bata 2 claras em neve e junte a calda quente,mexendo sem parar. Acrescente a gelatina reservada e continue batendo de 8 a 10 min até formar um suspiro firme. Misture delicadamente 2 copos de iogurte (400 g) e 1 colher (sopa) de suco de limão.
SE QUISER INCREMENTAR, COLOQUE FRUTAS, GRANOLA, CALDAS DIVERSAS!!!!!!!!
MAS, CADÊ A QUÍMICA????????????
ESTÁ NA FABRICAÇÃO DO IOGURTE!!!!!!!!!ASSUNTO PARA OUTRA VEZ!

quarta-feira, 4 de março de 2009

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


PORQUE SÃO IMPORTANTES, PORQUE MERECEM DESTAQUE, PORQUE EXISTEM DENTRO DE NÓS PARA SEMPRE...
SEM ELAS, NADA SERIA IGUAL.
A TODAS NÓS, SUCESSO!
A ELAS, NOSSA ETERNA GRATIDÃO!

terça-feira, 3 de março de 2009

NO ADOÇANTE TEM TOLUENO?


tolueno

O tolueno ou metil benzeno é a matéria-prima a partir da qual se obtêm derivados do benzeno, caprolactama, sacarina, medicamentos, corantes, perfumes, TNT, e detergentes. É adicionado aos combustíveis ( como antidetonante ) e como solvente para pinturas, revestimentos, borrachas, resinas, diluente em lacas nitrocelulósicas e em adesivos. É a matéria-prima na fabricação do fenol, benzeno , cresol e uma série de outras substâncias.
O tolueno é um líquido incolor com um odor característico. Ocorre na forma natural no
petróleo e na árvore tolú. Também é produzido durante a manufatura da gasolina e de outros combustíveis a partir do petróleo cru e na manufatura do coque a partir do carvão.
O tolueno pode afetar o sistema nervoso. É facilmente absorvido pelos pulmões (40 a 60% do inalado). Níveis baixos ou moderados podem produzir cansaço, confusão mental, debilidade, perda da memória, náusea, perda do apetite e perda da visão e audição. Estes sintomas geralmente desaparecem quando a exposição termina.
Inalar níveis altos de tolueno por um período pode produzir sonolência e até mesmo perda de consciência.( Wikipédia)
atenção , gentis pessoas!
A sacarina, produto usado nos adoçantes, é subproduto obtido através do tolueno. E este vem do petróleo!
Logo, imagina se essa substância, com tanta toxicidade, faz bem para voce!
Informe-se, antes de achar que emagrece com adoçantes!



E O BENZENO, COMO VAI?


Benzeno é um hidrocarboneto classificado como hidrocarboneto aromático, e é a base para esta classe de hidrocarbonetos: todos os aromáticos possuem um anel benzênico (benzeno)- ver acima- que, por isso, é também chamado de anel aromático.
O benzeno é líquido, inflamável, incolor e tem um aroma doce e agradável. É um composto tóxico, cujos vapores, se inalados, causam tontura, dores de cabeça e até mesmo inconsciência. Se inalados em pequenas quantidades por longos períodos causam sérios problemas sangüíneos, como leucopenia.
Também é conhecido por ser
carcinogênico. É uma substância usada como solvente (de iodo, enxofre, graxas, ceras, etc.) e matéria-prima básica na produção de muitos compostos orgânicos importantes como fenol, anilina, trinitrotolueno, plásticos, gasolina, borracha sintética e tintas. A benzina é uma mistura de hidrocarbonetos obtida principalmente da destilação do petróleo que possui faixa de ebulição próxima ao benzeno.
A anilina é usada para fabricar uma ampla variedadede produtos como por exemplo a espuma de poliuretano, produtos químicos agrícolas, pinturas sintéticas, antioxidantes, estabilizadores para a indústria do látex, herbicidas e vernizes e explosivos.
É usada, entre diversas outras funções, como matéria prima para inúmeros
corantes,daí o uso até errôneo deste termo como sinônimo de corante.( Wikipédia)


Arquivo do blog