sexta-feira, 29 de outubro de 2010

SEIS PRODUTOS PERIGOSOS QUE USAMOS

OLÁ PESSOAL!!!!!!!!!

TUDO BEM NESTE PLANETA EM ALERTA VERMELHO?
Como sempre estou lendo a SUPER que veio "cheia "de muitas reportagens legais.
No site deles, encontrei essa matéria que mostra como produtos que parecem inofensivos, não são!!!!!!!!!
(imagem e texto: http://super.abril.com.br)
Homens se gabam de serem simples, em comparação as mulheres e todas as opções de produtos de beleza femininos disponíveis no mercado. Mas de alguns ítens é difícil escapar: desodorante, shampoo, condicionador, perfume, creme de barbear… Cada um deles possui diversos ingredientes que podem fazer mal a você e ao planeta.
Duvida? Leia esta lista e desconfie das letras minúsculas dos rótulos dos produtos que você tem em casa.
Espuma de barbear
São tão malignos que você não quer nem saber o que há neles. Sério.
Se ficou curioso, veja a lista: butano (o conhecido gás de cozinha), uréia de diazolidinyl (que libera formaldeído, substância que pode causar dificuldades respiratórias), trietanolamina (um importante ingrediente do gás mostarda, arma química criada durante a Primeira Guerra Mundial e que pode causar câncer), parabeno (que enfraquecem imitadores de estrogênio, presentes nas pílulas anticoncepcionais).
Para ficar longe de todas essas toxinas, faça a barba com óleos orgânicos, como óleo de amêndoas, géis de barbear ou adote um visual lenhador e não faça a barba.
Pós-barba
Se você decidiu parar de fazer a barba, pule este tópico. Se não… jogue fora o seu pós-barba. Ele contém álcool, que seca a pele quando ela precisa de hidratação. Água fria é suficiente para fechar os poros após a raspagem dos pelos.
Shampoo
Para fazer espuma, o Lauriléter sulfato de sódio e seus derivados são bastante utilizados. Há grandes chances de eles serem causadores de câncer. O shampoo também pode conter parabeno (o mesmo que está presente na espuma de barbear).
Perfume
A maioria dos perfumes e águas de colônia (femininos e masculinos) possuem diversos produtos químicos que podem afetar o esperma. Pois é, muitas marcas possuem petroquímicos, parabeno e ácido pthalic em sua fórmula, que podem afetar a quantidade e velocidade dos espermatozóides, além de causarem danos no DNA dos pequenininhos. Tenso.
Desodorante e antitranspirante
Costumam conter os seguintes ingredientes “do mal”:
Triclosano: antibactericida, ele deixa as bactérias mais resistentes e pode até mudar o sexo dos peixes (!).
Sais de alumínio: são uma neurotoxina que pode estar associada ao mal de Alzheimer (aquele da perda de memória, lembra?).
BHT: são menos utilizados na fabricação de desodorantes, mas muito perigosos. Estudos relacionam a substância ao surgimento de câncer, podem afetar o sistema nervoso e são classificados como “provavelmente tóxicos e prejudiciais” pela Lista de Sustâncias Domésticas do Departamento de Meio Ambiente do Canadá. Nossos avós usavam talco nas axilas – e depois deste post, acho que vou aderir à prática.
Hidratante
Possui mais de 30 substâncias que vêm do petróleo, contêm silicone e outros ingredientes malignos para você e para o planeta. Substitua por produtos orgânicos à base de manteira de karité ou use óleos naturais.

ENTENDEU PORQUE FALEI EM ALERTA VERMELHO?


7 comentários:

Victor disse...

Gostei da ideia de adotar um visual lenhador haha, mas um barbeador elétrico também ajuda.
Sobre o perfume; medo!...

É de se pensar: "essas substâncias existem em pouquíssima quantidade nesses produtos, de forma que eles não ocasionariam nenhuma desses problemas." Porém, deve ser levado em conta o fato de que usamos esses produtos a vida inteira, durante anos! De fato, alguma coisa deve causar o aumento no índice de incidentes de câncer atualmente...

Um grande abraço Lígia, adoro essas suas matérias! se puder, faça uma sobre isomerias espaciais um dia, tem um monte de coisas que não entendi sobre isso ainda =/

XQUIMICA disse...

Realmente esse "buraco" é muito grande. Cada coisa que voce pensar, está lá, o aditivo, o conservante,acidulante, aromatizante...
e quanto à isomeria espacial, é complicada sim, pois é espacial!!!!!!!! tem que pensar em 3D, com as imagens das substancias rodando para mostrar a difernça que faz os ligantes estarem deste ou daquele lado!Mas vou colocar sim, prometo!
abraços e happy dia das bruxas( amanhã é eleição... )

Anônimo disse...

Excelente matéria!!! ^^
Mas algo me deixou em dúvida...
Sais de aluminio, aumentam mesmo a chance de desenvolver o mal de Alzheimer?
Muitos produtos para combater a acidez do estomago, são a base de Al(OH)3, que é uma base de aluminio, que no estomago, deveria reagir para formar AlCl3, que é um sal de aluminio soluvel, seria absorvido pelo organismo. Então tomando esses anti-acidos, aumentaria o risco do mal de alzheimer?

Abraço!!!
E viva a quimica!!!!! \o/

XQUIMICA disse...

Oi, anônimo! obrigada por acessar o XQUIMICA!
mas, acredito, que em relação à sua dúvida, é necessário muito alumínio, durante anos, para provocar o efeito Alzheimer!
Abraços!

XQUIMICA disse...

Ah! e os sais de alumínio são excretados pelas fezes!

Anônimo disse...

Sem contar os sucos e refrigerantes que consumimos, utilizam benzoato de sódio e acido ascorbico para conservar, e segundo uma pesquisa feita, nos alimentos contendo ambos compostos, foi encontrado quantidade significativa de benzeno, que é cancerigeno!!
Terrivel. D=

XQUIMICA disse...

Assim , o que nos faz pensar que , ao invés de alimentação, temos intoxicação...infelizmente.
obrigada por acessar o XQUIMICA!

Arquivo do blog