terça-feira, 22 de outubro de 2019

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

OI GALERA!!
VAMOS DE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA!
DEFINIÇÃO :
Poluição do ar ocorre quando se coloca qualquer substância que, dependendo da sua concentração- ou quantidade- possa se tornar nociva à saúde e ao meio ambiente. Conhecida também como poluição atmosférica, refere-se à contaminação do ar por gases, líquidos e partículas sólidas em suspensão, material biológico e até mesmo energia.
Essa forma de poluição se dá com o acúmulo das substâncias chamadas de poluentes atmosféricos que são gases ou partículas provenientes de fontes naturais (vulcões e neblinas) ou fontes artificiais produzidas pelas atividades humanas. De acordo com um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2014, a poluição do ar causou a morte de mais de 7 milhões de pessoas no mundo em 2012.

A poluição do ar

poluição do ar já estava presente na Roma Antiga, quando as pessoas queimavam madeira, por exemplo. Porém, a Revolução Industrial ampliou de forma acelerada o impacto humano sobre a qualidade do ar, já que a intensidade da combustão de carvão aumentou de modo alucinante no século XIX, principalmente na Grã-Bretanha. A queima de carvão mineral despejava toneladas de gases poluentes, causando danos à população, que sofria de doenças respiratórias, responsáveis por milhares de mortes na época.
DEFINIÇÃO DE CARVÃO MINERAL:
Carvão mineral é um material rochoso, fóssil, encontrado em jazidas localizadas no subsolo e que pode ser extraído por meio do processo de mineração. Tem em sua composição o carbono, o oxigênio, o hidrogênio, o enxofre e cinzas.
TIPOS DE POLUENTES ATMOSFÉRICOS:
-MONÓXIDO DE CARBONO :
Um gás incolor, inodoro e tóxico. Produzido principalmente pela queima não completa de combustível. Ele causa interferência no transporte do oxigênio no nosso corpo, podendo causar asfixia. 
-DIÓXIDO DE CARBONO:
É uma substância fundamental para os seres vivos. Os vegetais utilizam o dióxido de carbono para realizar sua fotossíntese, processo no qual eles usam a energia solar e o CO2 para produzir energia. O gás é produzido no processo de respiração celular, mas possui outras fontes, que são causa de boa parte da poluição do ar, como o processo de decomposição e a queima de combustíveis fósseis. Esse gás é muito conhecido atualmente por ser um dos causadores do CHAMADO EFEITO ESTUFA que ocorre devido ao fato do CO2 absorver parte da radiação emitida pela superfície da terra, retendo o calor, resultando em um aumento da temperatura.
CFC
Costumavam ser emitidos a partir de produtos como aparelhos de ar-condicionado, refrigeradores, sprays de aerossol, etc. Atualmente, esses compostos estão banidos em quase todo o mundo. Quando em contato com outros gases, os CFCs causam danos à camada de ozônio, sendo as grandes responsáveis pelo seu buraco, permitindo assim que os raios ultravioletas alcancem a superfície da Terra, causando problemas como câncer de pele. Atualmente há fortes indícios que a China vem utilizando esse gás em muitas de suas fábricas.

ÓXIDOS DE ENXOFRE

O mais nocivo é o SO2 ou dióxido de enxofre, que é produzido em diversos processos industriais e por atividades vulcânicas. Na atmosfera, o dióxido de enxofre forma o ácido sulfuroso, causando a chuva ácida.

ÓXIDOS DE NITROGÊNIO

Em especial o dióxido de nitrogênio (NO2) é um grande fator de poluição do ar. Esses óxidos são gases altamente reativos, formados durante a combustão pela ação microbiológica ou por raios. Na atmosfera, o NOx ( óxidos de nitrogênio) reage com compostos orgânicos voláteis e monóxido de carbono, produzindo ozônio troposférico. É também oxidado em ácido nítrico, que contribui para a chuva ácida.

COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS

Esses elementos que integram a poluição do ar são químicos orgânicos emitidos por várias fontes, incluindo a queima de combustível fóssil, atividades industriais e emissões naturais da vegetação e de queimadas. Alguns COVs (ou VOCs, na sigla em inglês) de origem antropogênica, como o BENZENO, são poluentes cancerígenos. O METANO é um composto orgânico volátil que contribui para o efeito estufa e é cerca de 20 vezes mais potente que o monóxido de carbono.

AMÔNIA – NH3

Emitida principalmente pela agricultura devido ao uso de fertilizantes.
Na atmosfera, a amônia é um tipo de poluição do ar que reage formando poluentes secundários.

MATERIAL PARTICULADO

São partículas finas de sólidos ou líquidos suspensos. Esse material ocorre naturalmente a partir de erupções vulcânicas, tempestades de areia, formação de nevoeiros e outros processos naturais. A ação humana produz MP em atividades industriais, mineração e combustão de combustíveis fósseis, entre outros. Na atmosfera, esse material causa danos à saúde. Quanto menor a partícula, maiores os efeitos provocados. Alguns efeitos causados pelo material particulado são os problemas respiratórios e do coração.Atualmente estão sendo encontrados materiais particulados nos pulmões de animais, no sangue e no sistema digestório.

OZÔNIO TROPOSFÉRICO

Apesar de ser extremamente necessário na atmosfera para bloquear a radiação solar, o ozônio que é formado na troposfera (mais perto da superfície da Terra), a partir de reações com outros poluentes, é uma forma de poluição do ar que causa diversos danos para a nossa saúde, como irritação e problemas respiratórios. .
para maiores esclarecimentos e imagens vá para : 

Arquivo do blog