sexta-feira, 2 de abril de 2010

FERRO FLUIDO, LÍQUIDO E CERTO?



ALÔ PESSOAL!!!!! ESSE VIDEO É UM "SHOW"! E DÁ PARA FAZER, FÁCIL, FÁCIL: TINTA DE IMPRESSORA( OLHE A EMBALAGEM) , ÓLEO DE COZINHA E UM IMÃ! E EXPLICAÇÃO PARA ISSO?
VAMOS LÁ, PESQUISEM!!!!!!! SURPRISE ME!
XQUIMICA DESEJA BOA PÁSCOA A VOCES!

quarta-feira, 31 de março de 2010

LHC- RETORNO CRÍTICO- DÚVIDAS....

OLÁ PESSOAL!!!!!!

como voces estão?

Acompanhando as notícias ou vendo o final ( previsivel aliás) do BBB 10?

Então vamos lá! Nem vou discutir sobre o " ganhador", mas:

Por que resfriar os ímãs do LHC até pouco acima do zero absoluto de temperatura? À temperatura a que são refrigerados, os eletroímãs podem operar sem resistência elétrica. O LHC usa 9.798 toneladas de nitrogênio líquido para refrigerar os ímãs a -193,2 ºC (aproximadamente 80 K). Depois, usa 54 toneladas de hélio líquido para refrigerá-los ainda mais (fonte: CERN (em inglês)

Operar o LHC consome muita energia. O CERN estima que o consumo anual de energia do colisor será de cerca de 800 mil megawatts hora (MWh). Poderia ser muito maior, mas as instalações ficarão fechadas nos meses de inverno. De acordo com o CERN, o preço dessa energia toda atingirá salgados 19 milhões de euros. Isso equivale a quase US$ 30 milhões ao ano em contas de eletricidade

Um temor é o de que o LHC possa produzir buracos negros.

Buracos negros são regiões nas quais a matéria se concentra em um ponto de densidade infinita. Cientistas do CERN admitem que o LHC seria capaz de produzir buracos negros, mas alegam que estes teriam escala subatômica e que entrariam em colapso quase imediato. Em contraste, os buracos negros estudados pelos astrônomos resultam do colapso de toda uma estrela. Existe uma grande diferença entre a massa de uma estrela e a de um próton.
Outra preocupação é que o LHC produza um material exótico (e até agora hipotético) conhecido como strangelets. O possível indício da presença de strangelets é especialmente perturbador. Os cosmologistas teorizam que os strangelets possam exercer um poderoso campo gravitacional que permitiria a destruição de toda vida do planeta.
Os cientistas do LHC descartam essa preocupação com múltiplas respostas.
Eles apontam que strangelets são hipotéticos. Ninguém observou esse material no universo.
Eles dizem que o campo eletromagnético em torno desse material repeliria a matéria normal e não a transformaria em mais nada.
Eles dizem que mesmo que essa matéria exista, seria altamente instável e decairia de modo quase instantâneo.
Os cientistas afirmam que raios cósmicos de alta energia produziriam material como esse naturalmente. Como a Terra continua existindo, eles acreditam que strangelets não sejam problema.

Outra partícula teórica que o LHC poderia gerar seria monopólo magnético. Baseado em uma teoria de P.A.M. Dirac, um monopólo é uma partícula que tem uma única carga magnética (norte ou sul) em vez de duas. A preocupação mencionada por Sancho e Wagner é a de que essas partículas possam dilacerar a matéria devido às suas cargas magnéticas desequilibradas. Cientistas do CERN (em inglês) discordam, alegando que, mesmo que os monopólos existam, não há motivo para temer que essas partículas possam causar tamanha destruição. De fato, pelo menos uma equipe de cientistas está tentando ativamente encontrar indícios de monopólos, na esperança de que o LHC produza alguns.
Outras preocupações quanto ao LHC incluem o medo de radiação e o fato de que produzirá as colisões de partículas de mais elevada energia já vistas na Terra. O CERN afirma que o LHC é extremamente seguro, com isolamento espesso que inclui 100 metros de terra sobre o túnel. Além disso, não pode haver pessoal presente no subsolo durante as experiências. Quanto a preocupações com as colisões, os cientistas apontam que elas acontecem o tempo todo na natureza, com os raios cósmicos de altas energias. Os raios colidem com o Sol, com a Lua e com outros planetas, que continuam existindo sem sinal de danos. Com o LHC, essas colisões acontecerão em ambiente controlado. De outra forma, não há diferença alguma...(http://ciencia.hsw.uol.com.br/grande-colisor-de-hadrons7.htm)

PARA TUDO HÁ UMA EXPLICAÇÃO, UMA DÚVIDA E MAIS DE UMA RESPOSTA.

terça-feira, 30 de março de 2010

LHC- ENFIM UM BIG BANG!


OLÁ PESSOAL!!!!!!!
Nem venha me dizer que isso não tem nada a ver com chemistry!
São maravilhosos feixes de prótons colidindo!!!!!! E olha essa energia!!!!!!!!!!

GENEBRA - Pela primeira vez, cientistas conseguiram nesta terça-feira fazer o maior colisor de partículas do mundo - o Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês) - funcionar e recriar uma situação similar aos instantes posteriores ao Big Bang, a grande explosão que deu origem ao universo.
A colisão de feixes de prótons, feita a uma energia de 7 TeV teraeletrovolts, foi alcançada após duas tentativas fracassadas. O LHC conseguiu colidir dois feixes de prótons a uma velocidade três vezes maior que o recorde anterior. Segundo os cientistas responsáveis pelo LHC, a energia de 7 TeV teraeletrovolts é recorde.

As colisões, porém, causaram receio em algumas pessoas, que temiam riscos para o planeta por causa da criação de pequenos buracos negros - versões subatômicas de estrelas que entram em colapso gravitacional -, cuja gravidade é tão forte que eles podem sugar planetas e outras estrelas. O Cern e muitos cientistas rejeitam qualquer ameaça à Terra ou às pessoas, afirmando que esses buracos negros seriam tão fracos que se desfariam quase logo após serem criados, sem causar problemas

A energia extra obtida no LHC europeu deve revelar dados sobre algumas questões ainda não respondidas na física de partículas, como a existência da antimatéria e a busca pelos bósons de Higgs, uma partícula hipotética que, segundo cientistas, daria massa a outras partículas e, com isso, para outros objetos e criaturas no universo.
O LHC funciona atualmente sem utilizar todo seu potencial, já que foi concebido para produzir choques a uma velocidade de 14 TeV, ou 99,99% da velocidade da luz, que pode alcançar em 2012.Os cientistas também esperam analisar, em escala mínima, o que ocorreu nos segundos após o Big Bang, que segundo eles foi o momento de criação do universo, cerca de 14 bilhões de anos atrás. ( imagem e texto:ultimosegundo.ig.com.br )

Uma vez estabelecidas as colisões em alta velocidade, o plano é continuar operando continuamente por 18 a 24 meses, com uma curta pausa técnica no final de 2010, disse o CERN.
De acordo com representantes do conselho, é possível que seja detectada matéria escura, que os cientistas acreditam que compõe 25% do universo mas cuja existência nunca foi comprovada.
Astrônomos e físicos dizem que apenas 5% do universo é conhecido hoje e que o restante invisível consiste de matéria escura e energia escura, que compõem respectivamente 25% e 70% do universo.
"Se conseguirmos detectar e entender a matéria escura, nosso conhecimento vai se ampliar para abranger 30% do universo, o que seria um avanço enorme", disse Heuer em coletiva de imprensa no início do mês.( Jornal do Brasil)

Aguardem: vem mais novidades por aí, agora que começaram vamos chegar no início dos tempos ( ou no final?)

XQUIMICA ALUGANDO UM BUNKER!!!!!!!!

segunda-feira, 29 de março de 2010

FORMOL - ORGÂNICA TOTAL!

( imagem:http://calqui.blogspot.com) OLÁ PESSOAL!!!!!!!
Linda a fórmula acima, não?
Química orgânica é "master blaster mega super hiper legal"!
Toda vez que voce pega um medicamento, um shampoo, sabonete, pasta de dentes , desodorante, comidas enlatadas etc.... sempre irão aparecer muitoooooooooos componentes organicos!
Mas hoje é o dia do formol, também chamado de aldeído formico ou formaldeído.
Voce, mulher, já deve ter ouvido falar que essa substancia é usada em escovas progressivas.
Pois é!
Mas é perigoso!
O formol ou formaldeído, solução a 37%, é um composto líquido claro com várias aplicações, sendo usado normalmente como preservativo, desinfetante e anti-séptico. Também é usado para embalsamar peças de cadáveres, mas é útil também na confecção de seda artificial, celulose, tintas e corantes, soluções de uréia, tiouréia, resinas melamínicas, vidros, espelhos e explosivos. O formol também pode ser utilizado para dar firmeza nos tecidos, na confecção de germicidas, fungicidas agrícolas, na confecção de borracha sintética e na coagulação da borracha natural. É empregado no endurecimento de gelatinas, albuminas e caseínas. É também usado na fabricação de drogas e pesticidas.
ToxicidadeO formol é tóxico quando ingerido, inalado ou quando entra em contato com a pele, por via intravenosa, intraperitoneal ou subcutânea. Em concentrações de 20 ppm (partes por milhão) no ar causa rapidamente irritação nos olhos. Sob a forma de gás é mais perigoso do que em estado de vapor.
Carcinogenicidade (avaliação do potencial cancerígeno)

Em quatro instituições internacionais de pesquisa foi comprovado o potencial carcinogênico do formaldeido.
Sintomas em caso de intoxicação
A inalação deste composto pode causar irritação nos olhos, nariz, mucosas e trato respiratório superior. Em altas concentrações pode causar bronquite, pneumonia ou laringite .
Os sintomas mais freqüentes no caso de inalação são fortes dores de cabeça, tosse, falta de ar , vertigem, dificuldade para respirar e edema pulmonar . O contato com o vapor ou com a solução pode deixar a pele esbranquiçada, áspera e causar forte sensação de anestesia e necrose na pele superficial.Longos períodos de exposição podem causar dermatite e hipersensibilidade, rachaduras na pele (ressecamento) e ulcerações principalmente entre os dedos; podem ainda causar conjuntivite (fonte:http://www.inca.gov.br)

Onde mora o perigo:
O processo é semelhante em diversos estabelecimentos: a cabeleireira lava a cabeça da cliente com xampu de limpeza profunda e, depois, aplica o creme para alisar os cabelos (é nessa mistura que o formol pode ter sido utilizado). Em seguida, é feita uma escova normal e a modelação com uma chapinha.
Normalmente a cliente é orientada para não lavar a cabeça: aí o "bicho" pega!
Qualquer um dos sintomas acima significa " correr para o hospital" porque a quantidade de formol usada não estava de acordo com o permitido!
ANTES CABELO COM CACHOS E VIVO DO QUE LISO E ENCAIXOTADO!
.

domingo, 28 de março de 2010

RECEITA DA SOLUÇÃO COLORIDA

OLÁ PESSOAL!
Promessa é dívida! Então, vou dar a "receita" da solução colorida :
Ingredientes: permanganato de potássio, açúcar cristal e hidróxido de sódio
Cuidados: KMnO4 é um potente oxidante.A solução precisa ser diluida (0,05%) senão voce não terá o resultado das "corzinhas".
NaOH é muito corrosivo para a pele humana, cuidado ao manusear.
Como fazer:
Faça uma solução com o KMnO4 e água . Se não tiver aparelhagem de laborátorio reserve 2 copos transparentes, de vidro, que depois irão para o LIXO, assim com a colher de café utilizada!Em algumas fármacias esse permanganato é vendido em comprimidos: esmague muito bem 1 deles e misture com água.
Em outro copo coloque 100 ml de água e tres colheres de café de açucar cristal : misture muito bem.
A seguir coloque 1 colher de café de NaOH: essa é a soda caustica, vendida em casas de materiais de construção- para maiores de idade!
Misture muito bem: a solução deve ficar transparente.
A seguir coloque a solução de permanganato de potássio e veja as cores.
A mudança é rápida, depende da concentração dos reagentes e da temperatura ambiente.
O que ocorre?
A reação ocorre em fases entre o MnO4- e o açúcar. MnO4- se reduz a MnO4-2.
As cores vão variando conforme as reações vão ocorrendo até finalizar no amarelo.
GOSTOU????
XQUÍMICA IS beautiful , GREEN,BLUE AND YELLOW!!!!!!!!!!!

AMASSOS NA LATA!




OLÁ PESSOAL!
Domingo é dia de aventuras, certo? Que tal amassar latas de um jeito totalmente "químico"? Victor, obrigada pela dica! Valeu!
Have fun!

Arquivo do blog