terça-feira, 20 de agosto de 2019

TODO LÍQUIDO MOLHA?


Resultado de imagem para mercurio elemento quimico
OI, GALERA!!!!
ORA VEJA SÓ!
SE É LÍQUIDO TEM QUE MOLHAR!
CERTO?
ERRADO!
O mercúrio é um metal liquido na temperatura ambiente e não molha!

Ele é conhecido desde os tempos da Grécia Antiga. Seu nome homenageia o deus romano Mercúrio, que era o mensageiro dos deuses. Essa homenagem é devida à fluidez do metal. O símbolo Hg vem do latim "hydrargyrum" que significa prata líquida.
O mercúrio é um elemento químico de número atômico 80 (80 prótons e 80 elétrons) e massa atômica 200,5 g/mol. É um dos seis elementos que se apresentam líquidos à temperatura ambiente ou a temperaturas próximas. Os outros elementos são os metais césio, gálio, frâncio e rubídio e o não metal bromo. Dentre os seis apenas o mercúrio e o bromo são líquidos nas CNTP!
[caption id="" align="alignnone" width="900"]
imagem: https://www.fatosdesconhecidos.com.br[/caption]

Agora você não vai querer ser "molhado" com mercúrio, mesmo porque ele é tóxico.
Geralmente quem foi intoxicado pelo vapor do mercúrio pode apresentar sintomas como dor de estômago, diarreia, tremores, depressão, ansiedade, gosto de metal na boca, dentes moles com inflamação e sangramento na gengiva, insônia, falhas de memória e fraqueza muscular, nervosismo, mudanças de humor, agressividade, dificuldade de prestar atenção e até demência. Mas pode contaminar-se também através de ingestão. No sistema nervoso, o produto tem efeitos desastrosos, podendo dar causa a lesões leves e até à vida vegetativa ou à morte, conforme a concentração.
Agora quer saber onde ocorre contaminação por exposição de mercúrio?
Mineração de ouro e prata!
E onde se encontra mercúrio? Não vale dizer que tem na farmácia, porque não tem!
Em minas de sulfeto de mercúrio, principalmente na Espanha
Ah!
Mercúrio (Hg°) existe na forma líquida à temperatura ambiente, é volátil e liberta um gás monoatômico perigoso: o vapor de mercúrio. Este é estável, podendo permanecer na atmosfera por meses ou até anos, revelando-se, deste modo, muito importante no ciclo do mercúrio, pois pode sofrer oxidação e formar os outros estados: o mercuroso, Hg+1, quando o átomo de mercúrio perde um elétron e o mercúrico, Hg+2, quando este perde dois elétrons.
( agradecimentos a www.ff.up.pt e Wikipédia)




Mais informações e um vídeo no link abaixo:
https://l-xquimica.com/index.php/2009/10/23/todo-liquido-molha/

Arquivo do blog