sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

" O CHULÉ DE DEUS"

Olá pessoal! tudo bom?
A frase de efeito acima não é minha!!!!!! Quem disse foi o poeta francês Léon Paul Fargue, quando inalou profundamente um camembert ( na imagem ao lado, da Wikipédia)!
Chulés à parte, a verdade é que a mistura de ácido butírico e metil mercaptana são os compostos que caracterizam o cherinho do queijo, porém..... são os mesmos compostos encontrados no cheiro nada animador dos pés suados!
Queijos como o camembert, brie, roquefort, são misturados com fungos ou bactérias. Esses "bichinhos" produzem uma gama de enzimas que lentamente degradam as gorduras e proteínas no queijo e isso os torna saborosos, mas fedorentos.
Essas mudanças químicas também fazem os queijos macios .. Por isso eles são pequenas rodas, para dar tempo dos microorganismos agirem até o centro e eles ficarem "molinhos"!
E voces sabiam que se pode fazer queijos de todos os tipos de leite, menos o leite de camela? Ele não se transforma em coalhada!Há pouco tempo descobriram que colocando 10% de leite de ovelha e fosfato de cálcio, pode-se conseguir uma coalhada de leite de camela...
Imagine queijos feitos de: iaque, búfala, rena, porquinho da índia.....
Será que pega???????
Em um contexto gastronômico onde esferas são "comidas" espetaculares, porque não queijinho de porquinho da índia?
XQUIMICA NO LEITE, NO IOGURTE E NO QUEIJO!
( texto modificado de "Barbies, bambolês e bolas de bilhar" )

domingo, 24 de janeiro de 2010

PENTACENO SE DEIXA FOTOGRAFAR!















(imagem:http://2.bp.blogspot.com)

OLÁ PESSOAL! JÁ VIRAM COISA MAIS LINDINHA?
ESSE É O PENTACENO!Ele foi fotografado!
Os átomos que formam uma molécula foram visualizados de forma mais nítida pela primeira vez, por meio de um microscópio de força atômica.
A observação, feita por cientistas do laboratório da IBM em Zurique (Suíça) e divulgada na revista "Science", representa um marco no que se refere aos campos de eletrônica molecular e nanotecnologia, além de um avanço no desenvolvimento e melhoria da tecnologia de dispositivos eletrônicos.
De acordo com o jornal espanhol "El País", a molécula de pentaceno (C22H14) consiste em cinco anéis de benzeno unidos formando uma cadeia aromática, que pode ser usada em novos semicondutores orgânicos. A estrutura de carbono e hidrogênio possui 1,4 nanômetro de comprimento. (texto- folha on line)

Arquivo do blog