sexta-feira, 24 de junho de 2011

OBESIDADE MENTAL -ASSUNTO SÉRIO

ALÔ PESSOAL!!!!!!!
Feriado no país e eu aqui lendo uma teoria bem interessante que passo para voces!
Trata-se de um livro, leia abaixo:
O professor Andrew Oitke, publicou o seu polêmico livro «Mental Obesity», que revolucionou os campos da educação, jornalismo e relações sociais em geral. Nessa obra, o catedrático de Antropologia em Harvard introduziu o conceito em epígrafe para descrever o que considerava o pior problema da sociedade moderna.
«Há apenas algumas décadas, a Humanidade tomou consciência dos perigos do excesso de gordura física por uma alimentação desregrada. Está na altura de se notar que os nossos abusos no campo da informação e conhecimento estão a criar problemas tão ou mais sérios que esses."
Segundo o autor, «a nossa sociedade está mais atafulhada de preconceitos que de proteínas, mais intoxicada de lugares-comuns que de hidratos de carbono. As pessoas viciaram-se em estereótipos, juízos apressados, pensamentos tacanhos, condenações precipitadas.
Todos têm opinião sobre tudo, mas não conhecem nada.
Os cozinheiros desta magna "fast food" intelectual são os jornalistas e comentadores, os editores da informação e filósofos, os romancistas e realizadores de cinema. Os telejornais são os hamburgers do espírito, as revistas e romances são os donuts da imaginação.
O problema central está na família e na escola. «Qualquer pai responsável sabe que os seus filhos ficarão doentes se comerem apenas doces e chocolate. Não se entende, então, como é que tantos educadores aceitam que a dieta mental das crianças seja composta por desenhos animados, videojogos e telenovelas.
Com uma “alimentação intelectual” tão carregada de adrenalina, romance, violência e emoção, é normal que esses jovens nunca consigam depois uma vida saudável e equilibrada.”
Um dos capítulos mais polémicos e contundentes da obra, intitulado "Os Abutres", afirma: “O jornalista alimenta-se hoje quase exclusivamente de cadáveres de reputações, de detritos de escândalos, de restos mortais das realizações humanas. A imprensa deixou há muito de informar, para apenas seduzir, agredir e manipular.”
O texto descreve como os repórteres se desinteressam da realidade fervilhante, para se centrarem apenas no lado polêmico e chocante. “Só a parte morta e apodrecida da realidade é que chega aos jornais.”
Outros casos referidos criaram uma celeuma que perdura.
«O conhecimento das pessoas aumentou, mas é feito de banalidades.
Todos sabem que Kennedy foi assassinado, mas não sabem quem foi Kennedy.
Todos dizem que a Capela Sistina tem teto, mas ninguém suspeita para que é que ela serve.
Todos acham que Saddam é mau e Mandella é bom, mas nem desconfiam porquê.
Todos conhecem que Pitágoras tem um teorema, mas ignoram o que é um cateto».
As conclusões do tratado, já clássico, são arrasadoras.
«Não admira que, no meio da prosperidade e abundância, as grandes realizações do espírito humano estejam em decadência.
A família é contestada, a tradição esquecida, a religião abandonada, a cultura banalizou-se, o folclore entrou em queda, a arte é fútil, paradoxa ou doentia.
Floresce a pornografia, o cabonitismo, a imitação, a sensaboria, o egoísmo.
Não se trata de uma decadência, uma «idade das trevas» ou o fim da civilização, como tantos apregoam. É só uma questão de obesidade.
O homem moderno está adiposo no raciocínio, gostos e sentimentos.
O mundo não precisa de reformas, desenvolvimento, progressos.
Precisa sobretudo de dieta mental.

fonte:http://www.teias.com.br
Bom, de qualquer forma que se leia, tudo faz sentido. Se a obra existe, se o professor Andrew existe( o que já foi contestado) , se as publicações existem isso é outro assunto que não cabe discutir.
O fato é que as proposições são sérias, verdadeiras e muito consistentes com o panorama da educação e mídia atuais.
Não é?

segunda-feira, 20 de junho de 2011

PROPRIEDADES COLIGATIVAS

ALÔ PESSOAL!!!!!!!!
Como estão?
Vejam que lindinhas as moléculinhas de água passando através de uma membrana semipermeável!!!!
Como é?
O assunto são as propriedades coligativas!
E uma delas é osmose.
Mas antes de falar sobre isso vamos às definições mais do que necessárias:
Propriedades coligativas:
Dependem da quantidade relativa de soluto e solvente. São independentes da identidade química do soluto.São propriedades que dependem da razão entre o número de moléculas do soluto e do solvente.
As quatro propriedades coligativas mais importantes são: abaixamento da pressão de vapor do solvente, o aumento do ponto de ebulição do solvente, o abaixamento do ponto de congelamento do solvente e osmose.Todas as propriedades envolvem o equilíbrio entre duas fases de um solvente ou de duas soluções de diferentes concentrações ( osmose) Observe que em todas as propriedades é do solvente que manda na história!
Mas para o cálculo dessas propriedades é necessário um conceito: MOLALIDADE!
Não escrevi errado, é isso mesmo!
Molalidade do soluto é a quantidade de soluto, em mol dividido pela massa do solvente em quilos.
Veja que a molalidade é calculada antes do preparo da solução. Já a molaridade é medida após a mistura de soluto e solvente (solução)
E a osmose? o que é?
É o fluxo de solvente , através de uma membrana semipermeável,para uma solução mais concentrada.
O solvente sempre caminha para dissolver a solução mais concentrada até encontrar o equilíbrio entre as duas.
Imagine uma mistura de água com sal ( de um lado) e água pura ( de outro lado), separadas por uma membrana semipermeável como o acetato de celulose.
O acetato de celulose permite a passagem de água , mas não a passagens dos íons( Na+ e Cl-) que estão "grandes" devido às formações entre eles e moléculas de água.(solvatação). Essa passagem dura para todo o sempre?
Não!
Existe um fatorzinho a considerar: pressão osmótica!
Aguardem o próximo post!

Arquivo do blog