segunda-feira, 10 de agosto de 2015

METAIS QUE ESTÃO EM VIAS DE EXTINÇÃO

ALÔ PESSOAL!!!
Será que estamos no final de um ciclo?
As mudanças climáticas, o esgotamento dos recursos naturais, desmatamento e desertificação mostram que a humanidade terá que mudar .
Até os elementos da tabela periódica estão sofrendo!!!
Muitos deles estão em vias de extinção.
Vamos à reportagem:


Exaustão dos metais
"Os cientistas devem antever a possibilidade de que eles poderão não dispor de toda a Tabela Periódica para trabalhar no futuro," afirmou Thomas Graedel, ao divulgar um novo relatório da ONU sobre a oferta mundial de metais.
Na lista dos "metais ameaçados de extinção" estão lítio, neodímio e índio, todos elementos essenciais para a indústria eletrônica, principalmente o lítio, que é a base de todas as baterias dos equipamentos portáteis atuais.
A "extinção" referida é, na verdade, um risco de exaustão, o termo utilizado para se referir ao fim das reservas de uma mina - neste caso, os pesquisadores apontam o risco de exaustão não apenas de uma mina, mas de todas as reservas conhecidas no mundo.


Questão de reciclagem


"Exceto para os metais básicos principais e para dois metais preciosos, as taxas de reciclagem de todos os metais da Tabela Periódica são baixos," prossegue Graedel. "Isto significa que eles são usados uma vez e descartados, e este é um enfoque não sustentável."
A única saída para evitar a falta desses metais, é iniciar ou aumentar a reciclagem.


Meia Tabela Periódica em cada celular


Um dos maiores obstáculos para determinar a quantidade de metal com que a humanidade poderá contar no futuro é que apenas cerca de um terço deles conta com estatísticas ou estimativas sobre a quantidade já extraída e em uso. De todos eles, apenas cinco foram quantificados de forma segura.
Os telefones celulares e os computadores podem usar até 40 elementos químicos, em quantidades que vão de miligramas a gramas. Não é à toa que virou um chavão afirmar que cada celular, além da mais moderna tecnologia, tem também metade da Tabela Periódica em seu interior.
"Nós usamos muito material em estruturas altamente complexas. Nós estamos tornando difícil para a reciclagem lidar com eles," diz Graedel, que recomenda o redesenho de produtos e equipamentos como uma opção imediata para lidar com o desafio. Um desafio para os cientistas e para os engenheiros de materiais, segundo ele.
Metal mais raro
 O metal índio é um exemplo onde a demanda deverá crescer fortemente, com as 1.200 toneladas consumidas em 2010 devendo aumentar para 2.600 em 2020.
Usado na fabricação de LEDs e eletrodos transparentes para as telas planas e monitores e TVs, menos de 1% do índio hoje utilizado é reciclado.
Exemplos:
Irídio: smartphones e painéis solares


Rênio, um dos metais mais raros, é usado em aviação
na tabela periódica a escala preocupante que vai do azul ao vermelho( alerta)
 Lítio: antes abundante, hoje está em estado alarmante, o uso em baterias eletrônicas está esgotando as reservas naturais e quase não existe reciclagem.

fontes:http://falaquimica.com (canal fala química)
http://www.inovacaotecnologica.com.br

Arquivo do blog