terça-feira, 13 de outubro de 2009

ESTRICNINA - VENENO




ESTAVA EU LENDO UM LIVRO QUANDO EU VI A PALAVRA ESTRICNINA
CONHEÇO, É UM PODEROSO VENENO, MAS NÃO ESTÁ PROIBIDO?
VAMOS PROCURAR!!!!!!!
AÍ ENCONTREI UM BLOG " A CASA TORTA" QUE PRODUZIU O TEXTO ABAIXO, MUITO BOM!
Estricnina (fórmula química C21H22N2O2) é um veneno alcalóide, cristalino e incolor, geralmente extraído da planta Nux vomica . Era utilizada na forma de raticida e proibida na maioria dos países porque, por ser muito tóxica, acabava matando outros animais e o próprio homem, acidentalmente.
Entretanto, o Canadá revogou a proibição e voltou a vender estricnina aos fazendeiros para controlar a população de um tipo de esquilo, em 2008.
A estricnina também foi utilizada como substância para
dopagem de atletas no início do século 20 .Os sintomas iniciais de envenenamento por estricnina são ansiedade, temor, movimentos bruscos, reflexos exagerados, rigidez de músculos das pernas e do rosto e vômitos. As convulsões violentas começam na forma de espasmos na cabeça e no pescoço, de 10 a 20 minutos após a ingestão. A morte ocorre por asfixia causada pela paralisia do sistema de controle da respiração do sistema nervoso central, ou por exaustão devido as convulsões porque aumenta as contrações musculares, e como laxante, pelos mesmos motivos.
O antídoto deve ser ministrado imediatamente: diazepam (pentobarbital) intravenoso, para controlar as convulsões, respiração artificial e o uso de carvão ativado. O problema é identificar corretamente os sintomas de envenenamento por estricnina, visto ser proibido há tantos anos. Mesmo assim, em fevereiro de 2008 ocorreram duas mortes na Austrália, de dois jovens de 19 e 21 anos, que podem tê-la utilizado como “droga recreativa“, talvez por causa da lenda urbana que diz que a estricnina é parte dos componentes do LSD e do peyote.
acima voces veem a planta Nux vomica ( de onde é extraída) e a fórmula química estrutural da estricnina!
Pergunta para os mais descabelados: que funções organicas estão presentes na estricnina????????? vamos lá, responde! amanhã eu confirmo! XQUIMICA E VOCE : TUDO A VER!

5 comentários:

Victor disse...

acho que é etér, cetona, amina, e hidrocarboneto(benzeno).

XQUIMICA disse...

quase, Victor!
amina, amida, éter e benzeno.
Lembra C=O com N é amida.
Obrigada por ajudar!

Victor disse...

haha,verdade, eu esqueci do N e acabei pensando que era uma cetona.

Anônimo disse...

A estricnina apresenta um ester em um do ciclos da formula estrutural?

XQUIMICA disse...

OBRIGADA POR ACESSAR XQUIMICA!
EM UM DOS CICLOS TEM ÉTER E NÃO ESTER .
XQUIMICA

Arquivo do blog