sábado, 17 de outubro de 2009

LHC- O RETORNO!

olhem o tamanho do homem perto da estrutura!!!!!
O esperado choque entre partículas no LHC( Large Hadron Collider) deve acontecer nos próximos dias, segundo relato de Andre Rabelo dos Anjos, físico brasileiro filiado à Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, que acompanha de perto o experimento na Suiça. Segundo ele, não há uma data fechada para colocar as partículas em rota de colisão e é possível que, caso o experimento continue no bom ritmo atual, o choque aconteça em breve.
Rabelo dos Anjos explicou que os cientistas estão animados com os experimentos feitos no LHC nesta quarta-feira, 10. “Agora eles começam a introduzir o feixe no segundo sentido”, relata Rabelo dos Anjos. No começo da manhã, um primeiro feixe foi colocado no LHC e, após as partículas completarem uma volta na máquina, que tem 27 km, um segundo feixe foi introduzido no sentido oposto.( fonte- últimas notícias)

será que agora vai??????

O gigantesco acelerador de partículas batizado de Grande Colisor de Hádrons (LHC), o maior e mais complexo instrumento científico já construído, se tornou novamente, nesta sexta-feira( 16/10/09) um dos lugares mais frios do universo.
Todos os oito setores do túnel de 27 quilômetros de circunferência que abriga o LHC estão operando a uma temperatura de -271ºC (ou 1.9 kelvin) - mais frio do que o espaço profundo.
A temperatura atingida pelo LHC é pouco superior ao "zero absoluto" (-273,15°C), a mais baixa possível. Em regiões remotas do espaço sideral, a temperatura é de cerca de -270°C.
Para atingir essa temperatura, os cientistas usaram hélio líquido
. ( globo notícias)
XQUIMICA LHES DIZ: bom sábado com chuva e domingo com horário de verão (agh!!!!!!!!)

2 comentários:

Victor disse...

Mas porque precisa ser tão frio??

XQUIMICA disse...

a baixa temperatura é necessária para diminuir a energia cinética das subparticulas utilizadas, depois acelerar e ver o comportamento!

Arquivo do blog