quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

AURORA BOREAL

imagem:EFE
OLÁ PESSOAL!!!!!!!!!!! Linda imagem acima, não é? Aconteceu na madrugada desta quarta feira no norte da Noruega. É chamada "aurora boreal".
Quer ver com tem química no meio dessas cores?
A aurora polar é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos em regiões próximas a zonas polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre. Em latitudes do hemisfério norte é conhecida como aurora boreal .No hemisfério sul é aurora austral.
É causada por elétrons de energia de 1 a 15 keV, além de prótons e partículas alfa, sendo que a luz é produzida quando eles colidem com átomos da atmosfera do planeta, predominantemente oxigênio e nitrogênio, tipicamente em altitudes entre 80 e 150 km. Cada colisão emite parte da energia da partícula para o átomo que é atingido, um processo de ionização, dissociação e excitação de partículas. Quando ocorre ionização, elétrons são despejados do átomo, os quais carregam energia e criam um efeito dominó de ionização em outros átomos. A excitação resulta em emissão, levando o átomo a estados instáveis, sendo que estes emitem luz em freqüências específicas enquanto se estabilizam. ( a luz da interação entre O2 e N2 é verde)
( fonte: Wikipédia)
EU DISSE QUE TINHA QUÍMICA!!!!!!!
XQUIMICA NA AURORA BOREAL E AUSTRAL!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog