quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

ACELERADORES DE PARTÍCULAS

OLÁ PESSOAL!
O aparelho gigante está a 4 metros abaixo do nível do chão no Laboratório Nacional de Brookhaven, no Departamento de Energia dos Estados Unidos, em Nova York.
O Colisor Relativístico de Íons Pesados (RHIC) foi projetado para criar matéria nas temperaturas encontradas inicialmente no universo antigo, calculadas em 4 trilhões de graus Celsius. (Brookhaven National Laboratory)
Bem, não vão confundir com LHC, que está funcionando mas não se tem notícias do que ele está fazendo...
Ah, e o que é um acelerador de partículas?
Um acelerador de partículas é um aparelho que permite transmitir velocidades extremamente elevadas às partículas sub-atómicas e partículas elementares e é utilizado no estudo da estrutura e constituintes da matéria.
Os aceleradores de partículas são constituídos por uma fonte que produz partículas carregadas (eletrons, protons, ions, etc), de um dispositivo acelerador que lhes transmite energia e de um sistema que as guia no seu trajeto e depois as dispara sobre um alvo (que podem ser outras partículas que circulam em sentido inverso).
Além do estudo dos constituintes básicos da matéria, os aceleradores são também utilizados na química para estudo de moléculas, na indústria, na medicina e até mesmo em alguns aparelhos domésticos como é o caso dos televisores com tubos de raios catódicos. Nos aceleradores de partículas de maior dimensão, utilizados na física experimental, as elevadas energias alcançadas permitem também reconstituir as condições existentes algumas frações de segundo após o "big-bang".( texto modificado de www.knoow.net )

Nenhum comentário:

Arquivo do blog