domingo, 18 de abril de 2010

TIPOS DE CARBONO



ALÔ PESSOAL!!!! ENTÃO PRONTOS PARA A JORNADA DOS CARBONOS?

imagem:http://www.aquahobby.com


O carbono sólido existe com grafita, diamante e outras fases como os fulerenos que tem estruturas relacionadas com as da grafita.Dessas formas alotrópicas, a grafita é a forma termodinamicamente mais estável sob condições normais.
A fuligem e o negro de fumo contém cristais muito pequenos de grafita. O negro de fumo que é produzido pelo aquecimento e hidrocarbonetos gasosos até cerca de 1000°C na ausência de ar, é usado para reforçar a borracha , em pigmentos de tintas de impressão .O carbono ativo também conhecido como carvão ativado é formado por granulos de carbono microcristalinos. É produzido pelo aquecimento do lixo organico na ausencia de ar e então processado para aumentar a porosidade.
Ele é usado em purificadores de ar, máscaras contra gases e filtros de água de aquários.O carbono ativado é usado em larga escala nas estações de purificação de água , na remoção de compostos organicos da água potável.
A grafita é formada por camadas planas de carbono hexagonais onde elétrons livresd circulam formando uma rede: por isso a grafita é um sólido preto, lustroso e bom condutor elétrico, usado em células eletroquimicas ebaterias. Por ser escorregadio (as camadas deslizam umas sobre as outras em presença de impurezas) é usado como mina de lapiseira e lubrificantes.A grafita pura é produzida na indústria pela passgem de corrente elétrica elevada sobre residuos de coque ( destilação destrutiva do carvão)
No diamante, cada átomo de carbono liga-se em forma de tetraedro com seu vizinho o que produz uma estrutura sólida, rígida, transparente e isolante elétrico.
É a substancia mais dura conhecida e o melhor condutro de calor, 5 vezes melhor quer o cobre: o diamente pode riscar todas as outras substancias e o calor gerado pelo atrito é rapidamente absorvido. ( texto:Principios da Quimica - questionando a vida moderna e o meio ambiente)
Onde tem diamantes?????????? essa é uma outra história que fica para uma outra vez!

XQUÍMICA BRILHA!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog