quinta-feira, 2 de junho de 2011

MAIS ÁGUA!

OLÁ PESSOAL!
Como estão?
Tudo bem?
Então, no processo de entender a natureza e as suas relações com os seres vivos, vocês notarão que a água é um princípio vital.
E há algumas coisas sobre ela bem interessantes:
A água corrente para uso da população passa por vários estágios de purificação.A água natural sofre AERAÇÃO por borbulhamento de ar para a remoção de gases dissolvidos de odor forte como o ácido sulfídrico, para oxidar compostos organicos até gás carbonico e para adicionar oxigênio .
Quando se adiciona cal apagada ( Ca ( OH)2 ) a acidez é reduzida ,e se houver Mg+2, Fe +3, Cu+2 e outros íons de metais que formem hidróxidos ( água dura, nesse caso ) ,ajuda na remoção desses íons.
A água de alta pureza, necessária para aplicações especiais, é obtida por destilação ou por troca iônica.
Como a água é um solvente comum podemos ser levados a pensar que ela é um meio passivo em que as reações ocorrem. Mas a água é um composto reativo, e um extraterrestre criado em um ambiente não -aquoso,poderia considerá-la corrosiva .
Por exemplo, ela é um agente oxidante:
H2O (l) + 2 e- --> 2 OH- ( aq) + H2 (g) E = - 0,42 V em pH = 7
Um exemplo é a reação com metais alcalinos ( sódio, por exemplo) ALTAMENTE explosiva.
A água é também uma base de Lewis, porque a molécula de água pode doar um de seus pares de eletrons livres para um ácido de Lewis e formar complexos como [ Fe ( H2O)6] +2 .Isso também explica sua capacidade de hidrolizar substancias.( fonte: Principios da Quimica de P.Atkins e L.Jones)
Quem foi que disse que água é somente H2O???????

Nenhum comentário:

Arquivo do blog