segunda-feira, 22 de abril de 2013

PORQUE A AMÔNIA EXPLODE?

OLÁ PESSOAL !!!!
Parece que a onda de desastres químicos começou cedo esse ano!
Primeiro as bombas caseiras de Boston, depois a explosão em uma cidade do Texas.EWmqualquer site se encontra como fazer essas bombas caseiras, mas tentar é um perigo, porque pode  estourar durante a manipulação dos  componentes.
agora, e a fábrica que estocava amônia????


ESCLARECIMENTOS SOBRE A AMÔNIA:

O que é a amônia?A amônia é um dos produtos químicos mais amplamente produzido nos Estados Unidos. Na sua forma pura, isto é conhecido como amoníaco anidro. Amoníaco também é produzido no corpo humano e é normalmente encontrada na natureza. É essencial para o corpo como um bloco de construção para a produção de proteínas e outras moléculas complexas. Na natureza, o amoníaco ocorre no solo a partir de processos bacterianos. Também é produzido quando as plantas, animais e dejetos animais decadência.

Quais são as propriedades de amônia?

A amônia é um gás incolor e altamente irritante com um odor sufocante afiada. Ela dissolve-se facilmente em água para formar uma solução de hidróxido de amónio o que pode causar irritação e queimaduras. Amoníaco gasoso é facilmente comprimido e forma um líquido claro, incolor, sob pressão. Geralmente é fornecido como um líquido comprimido em cilindros de aço. A amônia não é altamente inflamável, mas recipientes de amônia podem explodir quando expostos ao calor elevado.

Como é amônia usado?Cerca de 80% do amoníaco produzido na indústria são utilizados na agricultura como fertilizante. Amoníaco é também utilizado como um gás refrigerante, para purificar fontes de água, e no fabrico de plásticos, explosivos, tecidos, pesticidas, corantes e outros produtos químicos. É encontrado em muitas  soluções de limpeza. As soluções de limpeza para uso industrial contêm concentrações mais elevadas de amoníaco e podem rapidamente causar irritação e queimaduras.

Como as pessoas podem ser expostas a amônia?A maioria das pessoas estão expostas à amônia de respirar o seu gás ou vapores. Desde que amoníaco existe naturalmente e também está presente nos produtos de limpeza, a exposição pode ocorrer a partir dessas fontes. O uso generalizado de amônia em fazendas e em locais comerciais e industriais significa que a exposição também pode ocorrer a partir de uma liberação acidental ou de um ataque terrorista deliberado.Gás de amônia é mais leve que o ar e vai subir, de modo que geralmente não se estabelecer em áreas de baixa altitude. No entanto, na presença de umidade, o amoníaco pode formar vapores que são mais pesados ​​do que o ar. Esses vapores podem se espalhar pelo chão ou em outras áreas de baixa altitude.

Como a amônia agem no corpo?Quando amoníaco entra no corpo como resultado da respiração, a ingestão ou contato com a pele, que reage com água para produzir hidróxido de amónio. Este produto químico é muito corrosivo danifica as células e do corpo em contato.

Quais são os sinais e sintomas de intoxicação por amônia específicos?A amônia é corrosivo. A gravidade dos efeitos na saúde depende da via de administração, a dose e a duração da exposição. A exposição a concentrações elevadas de amoníaco no ar provoca queimadura imediata dos olhos, nariz, garganta e do trato respiratório e pode resultar em cegueira, dano pulmonar ou morte. A inalação de concentrações mais baixas podem causar tosse e irritação do nariz e da garganta.Engolindo a amônia pode causar queimaduras na boca, garganta e estômago. Pele ou olhos em contato com amoníaco concentrado também pode causar irritação e queimaduras.

O que você pode fazer se você acha que pode ter sido exposto a uma grande liberação de amônia?Se você tiver sido exposto a uma grande liberação de amônia, como a partir de um capotamento de caminhão-tanque ou de um vagão-tanque com vazamento, siga os seguintes passos:
    
Mover-se rapidamente para longe da área onde você acha que foram expostos. Se o lançamento foi dentro de casa, ir para fora.
        
Se você estiver perto de uma liberação de amônia, coordenadores de emergência podem dizer que você quer evacuar a área ou  "abrigo no lugar" que significa permanecer dentro de casa para evitar a exposição ao produto químico. Enquanto dentro de casa, feche e tranque todas as portas e janelas, desligar o ar condicionado, ventiladores e aquecedores.( fonte:
www.health.ny.gov)
 E O NITRATO DE AMÔNIO:

O nitrato de amônio, um composto químico de fórmula NH4NO3, é um sólido cristalino branco à temperatura ambiente e pressão normal. É comumente utilizado na agricultura como fertilizante rico em nitrogênio, também é usado como oxidante e para dispositivos explosivos improvisados. Por exemplo, é o principal componente do ANFO, explosivo popular, que é uma mistura de nitrato de amônio e óleo combustível, diesel.
Os processos de produção de nitrato de amônio na indústria, embora quimicamente simples, são tecnologicamente desafiantes.
A reação ácido-base de amônia com ácido nítrico dá uma solução de nitrato de amônio:
HNO3 (| aq) + NH3 (g) → NH4NO3 (aq)
Para a produção industrial, isto é feito usando gás de amônia anidra e ácido nítrico concentrado. Esta reação é muito violenta e exotérmica. Após esta solução ser formada, geralmente, a uma concentração de cerca de 83%, o excesso de água é evaporada para obter uma concentração de nitrato de amônio 95% para 99,9% , dependendo da qualidade . O produto é então transformado em "pellets" ou pequenas pérolas em uma torre de pulverização. Os grânulos podem ser mais secados, refrigerados e, em seguida revestidos. As pelotas ou grânulos são produtos típicos de nitrato de amônio no comércio.

O processo Haber combina nitrogênio e hidrogênio para produzir amônia, uma parte desta amônia é oxidada à ácido nítrico que é combinado com o amônio restante produzir nitrato de amônio

O nitrato de amônio é também produzido por amadores de explosivos por reações de metátese:
(NH4) 2SO4 + 2 NaNO3 → Na2SO4 + 2 NH4NO3
Ca (NO3) 2 + (NH4) 2SO4 + NH4NO3 → 2 CaSO4
O sulfato de sódio é removido pela diminuição da temperatura da mistura. Como o sulfato de sódio é muito menos solúvel em água do que o nitrato de amônio, ele é precipitada e pode ser filtrada.
Para a reação com nitrato de cálcio, o sulfato de cálcio gerado é bastante insolúvel, mesmo à temperatura ambiente.

As transformações da forma cristalina pela temperatura e a pressão afeita as propriedades físicas de nitrato de amônio. Várias formas cristalinas foram identificadas,


CHEGAREMOS NISSO?fonte:amoniaco.blogs.sapo.pt

Nenhum comentário:

Arquivo do blog