quarta-feira, 3 de março de 2010

ICEBERGS E MARES CONGELADOS




OLÁ PESSOAL! Ça va? Hello fellows!
Viram o tamanho do iceberg que se desprendeu??????? que é isso!Está se deslocando da Antartida indo para Austrália e segundo os glaciólogos pode causar muitos danos por entrar em águas mais quentes...
Mas o que são icebergs ? Qual a diferença com mar congelado?
Os icebergs são compostos de água doce pois são formações oriundas das neves da Era Glacial. Sua idade média é de aproximadamente cinco mil anos.
Os icebergs são enormes blocos que se desprendem das geleiras – formações oriundas das neves da Era Glacial – existentes no oceanos polares. Portanto, são de água doce. Os icebergs não devem ser confundidos com água do mar congelada, até porque sua idade média é da ordem de 5 mil anos, enquanto a água do mar congelada no inverno raramente resiste ao primeiro verão.(SUPER)

Os icebergs também flutuam devido ao fato da densidade do gelo ser menor que a densidade da água líquida.
Esse ato também explica porque o mar só congela por cima ( o lado que está em contato com as temperaturas baixas) e com menor densidade , o gelo forma uma capa isolante que evita a pasaagem das baixas temperaturas ,possibilitando a fauna e a flora marinha.Lembre também que o mar é salgado, uma mistura de água e sais e o ponto de congelamento é diferente da água pura.
Outra coisa interessante:
A maior parte dos icebergs são azuis, da cor do gelo glacial comprimido. Depois que passam por alguns ciclos de congelamento e degelo, eles se tornam brancos, da cor do gelo que contém bolhas de ar aprisionadas em seu interior. Alguns raros icebergs antárticos exibem um tom vistoso de verde. Eles se formam na porção inferior das espessas camadas de gelo da Antártida, onde estiveram em contato com a água do mar por séculos. A água marinha se congela como parte da formação, e como ela contém matéria orgânica dissolvida, ganha um tom amarelado, esverdeado ou marrom.
E para seu entendimento total os icebergs tem um tamanho muito maior do que voce vê: a parte embaixo do mar!
XQUIMICA, MAR, ICEBERG E VOCE: TEM A VER?
(foto iceberg gigante: estadao.com)

4 comentários:

Priscila Henriques disse...

Muito legal a materia
seu blog continua mto bom li

beeeijo

Pri*

Victor disse...

Terremoto no Chile pode ter encurtado duração dos dias

XQUIMICA disse...

Oi, Victor!Obrigada pela "dica". Eu li sobre isso e a mudança do eixo da Terra assusta!!!!!
Parece que há muito mais o que explicar....
abços!

Anônimo disse...

5 mil anos?? uma iceberg? acho que você exagerou...poderia boat una 4 mil anos a menos e ainda seria muito!

Arquivo do blog