segunda-feira, 24 de agosto de 2009

HAFNIO - A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS!

BELO PEDAÇO DE HAFNIO COM ZIRCONIO!
Sabia que esses metais são vendidos pela Net? Uma bolinha de hafnio, do tamanho de uma bola de gude,custa cerca de 85 euros!!!!!!!!
O háfnio é um elemento químico de símbolo Hf , de número atômico 72 ( 72 prótons e 72 elétrons ) e de massa atómica igual a 178,5 g/mol. À temperatura ambiente, o háfnio encontra-se no estado sólido.
É um metal de transição situado no grupo 4 ( 4 B ) da classificação periódica dos elementos. É de coloração cinza prateado, brilhante, quimicamente muito parecido com o zircônio, ambos encontrados nos mesmos minerais e compostos , sendo difícil separá-los. Forma ligas com o tungstênio usadas em filamentos de lâmpadas e em eletrodos. Também se usa como material de barras de controle de reatores nucleares.O carbeto de háfnio ( HfC ) é o composto binario mais refratário conhecido, e o nitreto de háfnio ( HfN ) é o mais refratário de todos os nitretos metálicos conhecidos, com um ponto de fusão de 3310°C. Este metal é resistente as bases concentradas, porém os halogênios podem regir com ele para formar tetrahaletos de háfnio ( HfX4 ). A temperaturas altas pode reagir com oxigênio , nitrogênio , boro , enxofre e silício.

Aplicações
O háfnio é utilizado para fabricar barras de controle empregadas em reatores nucleares, como aquelas usadas em submarinos nucleares. Esta aplicação é devido a fato de que a secção de captura de neutrons do háfnio é umas 600 vezes maiores que a do zircônio, com o qual tem uma alta capacidade de absorção de neutrons, além do mais tem propriedades mecânicas muito boas, assim como uma alta resistência a corrosão.
Em meados de 2006 a Intel anunciou uma nova tecnologia que utiliza o háfnio como componente básico para a construção das paredes dielétricas dos transistores em sua nova geração de microprocessadores de 45 nanometros (apelidado de Penryn).
Outras aplicações:
Em lâmpadas de gás incandescentes.
Em Processadores Intel com tecnologia 45Nm
Para eliminar oxigênio e nitrogênio em tubos de vácuo.
Em ligas de ferro , titânio , nióbio , tântalio (elemento químico) e em outra ligas metálicas.
Em eletrodos para corte a plasma.( fonte- Wikipédia)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog