sábado, 22 de agosto de 2009

GEODOS - AMETISTAS



Vejam que coisa mais linda!!!!!!!!
Esse é um geodo, ou seja uma formação de milhares de anos atrás
No Brasil ocorre , principalmente no sul do país, quando havia atividade vulcanica e a lava escorria montanha abaixo .Ao se solidificar, essa lava forma o basalto, mas devido às altas temperaturas, dentro desse basalto ficam bolhas de ar que com o passar do tempo, transformam-se nesses cristais maravilhosos!!!!!!
As formas desses geodos são incriveis, totalmente fechadas , e quando se abre, surpresa!!!!!!!! formações perfeitas, parecendo lapidadas, cores belíssimas
Eu estava vendo a reportagem ontem, no "Globo Repórter" e me chamou a atenção: do que são feitas essas cores???????? Fui na Wikipedia e:
A cor da ametista é atualmente atribuída à presença de manganês, mas como ela é capaz de ser alterada e até removida por aquecimento, houve quem sugerisse uma possível origem orgânica. Foi também indicado o tiocianato de ferro e houve quem dissesse que continha enxofre.
Estudos recentes mostraram que a coloração da amestista é devida a impurezas férricas. Estudos complementares mostraram ainda que uma interação complexa entre ferro e alumínio é a responsável pela coloração.
Quando exposta ao calor (a 500 °C), a ametista geralmente torna-se amarela e muito do citrino é designado meramente por "ametista queimada". Veios de quartzo ametista expostos em afloramento perdem facilmente a sua cor.

E há geodos de outras pedras como ágata, citrino, e cada qual mais lindinho que outro!!!!!!!

KIMIK ™ for ever !!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog